Arrascaeta fica no banco, Uruguai joga mal e só empata com a Coreia do Sul
Classificação e Jogos
Uruguai e Coreia do Sul empataram sem gols na estreia das equipes na Copa do Mundo, em partida válida pelo Grupo H, na manhã de hoje, no estádio Cidade da Educação. A Fifa registrou zero chutes a gol durante a partida. É a primeira vez que isso aconteceu em um jogo do Mundial neste século. Veja aqui os melhores momentos da partida.
Quem esperava a seleção bicampeã do mundo apresentando o futebol de uma favorita ao título se decepcionou, e viu a equipe ser muito pressionada pela Coreia do Sul. Arrascaeta, um dos melhores jogadores em atividade no Brasil — se não o melhor, assistiu os 90 minutos e os acréscimos do banco de reservas.
A equipe asiática foi muito superior, apesar de ter levado duas bolas na trave — com Godín em uma cabeçada no primeiro tempo, e com chute muito forte de Valverde de fora da área no final do jogo. A pressão dos asiáticos na saída de bola uruguaia dificultou demais o jogo de La Celeste.
Portugal e Gana, as outras duas seleções do Grupo H da Copa do Mundo, entram em campo às 13h (de Brasília) de hoje (24), no estádio 974. Na segunda rodada da chave, marcada para segunda (28), a Coreia do Sul encara Gana, às 10h, enquanto o Uruguai faz um clássico do futebol mundial contra Portugal, às 16h.
Son lança tendência entre torcedores coreanos
Son, principal jogador da Coreia do Sul, sofreu uma lesão no rosto em 1º de novembro, em uma partida do Tottenham pela Liga dos Campeões. O jogador fraturou quatro ossos próximos ao olho e recorreu a uma máscara para proteger o local da lesão.
Nas arquibancadas do estádio Cidade da Educação diversos torcedores sul-coreanos utilizaram uma máscara parecida com a do atleta para homenageá-lo.
Coreia domina Uruguai no primeiro tempo
A equipe sul-coreana adotou a estratégia de pressionar a saída de bola uruguaia para forçar o erro adversário e gerar chances claras de gol. O Uruguai se limitou a rifar a bola em direção de Luis Suárez e Darwin Núñez, buscando superar os rivais na velocidade e força física, mas nenhum dos dois atacantes teve sucesso no primeiro tempo.
Quase sempre com a posse de bola, a Coreia do Sul afundava seus alas na linha de fundo do campo de ataque e buscava lançamentos longos — foi assim que o time asiático conseguiu sua melhor chance no primeiro tempo. Aos 34 minutos Hwang Inbeom encontrou Kim Moonhwan livre pela lateral, que cruzou rasteiro para Hwang Uijo. Livre dentro da área, o camisa 16 chutou por cima do gol de Rochet.
Apesar da inferioridade, o Uruguai teve a chance mais clara de gol da etapa inicial. Aos 43, Valverde cobrou escanteio pelo lado direito e Godín ganhou no alto e testou firme, mas acertou a trave direita do goleiro Kim Seunggyu.
Uruguai se limita ao chutão por pressão coreana
Mesmo com um trio de meio-campo muito qualificado com Valverde (Real Madrid), Bentancur (Tottenham) e Vecino (Lazio), a seleção uruguaia não conseguiu trocar passes na faixa central e a melhor chance continuou sendo os lançamentos longos para os atacantes.
O reflexo disso aconteceu aos 18 minutos do segundo tempo. Godín — o melhor urugaio em campo — fez um lançamento do campo de defesa para Dawrin Núñez, o atacante do Liverpool ganhou na velocidade de Kin Minjae, mas bateu fraco nas mãos de Kim Seunggyu — foi uma rara aparição da equipe comandada por Diego Alonso no ataque.
A melhor chance no segundo tempo foi um chute de longe de Valverde, aos 44, que explodiu na trave do goleiro adversário.
Coreia abaixa o ritmo e pouco pisa no ataque no segundo tempo
No primeiro tempo da partida, a equipe sul-coreana conseguiu criar diversas oportunidades no ataque, mas não conseguia acertar o último no passe para a finalização.
Após passar grande parte do tempo pressionando os uruguaios, o cansaço pesou, e no segundo tempo eles assistiram, por algumas vezes, a seleção do Uruguai trocar passes no meio-campo.
Ficha técnica
Uruguai x Coreia do Sul
Competição: 1ª rodada do Grupo H da Copa do Mundo de 2022
Local: estádio Cidade da Educação, em Doha (QAT)
Data e hora: 24 de novembro de 2022, às 10h (de Brasília)
Árbitro: Clement Turpin (FRA)
Assistentes: Nicolas Danos (FRA) e Cyril Gringore (FRA)
Público: 41.663
Cartões amarelos: Martín Cáceres (URU); Paulo Bento (COR) e Gue-sung Cho (COR)
Uruguai: Rochet; Cáceres, Godín, Giménez e Olivera (Viña); Vecino (De La Cruz), Valverde e Bentancur; Pellistri (Varela), Darwin Núñez e Luis Suárez (Cavani). Técnico: Diego Alonso
Coreia do Sul: Kim Seunggyu; Kim Moonhwan, Kim Younggwon, Kin Minjae e Kim Moonhwan; Jung Wooyoung, Hwang Inbeom e Lee Jaesung (Son Jun ho); Son, Na Sangho (Kang-in Lee) e Hwang Uijo (Gue-sung Cho). Técnico: Paulo Bento
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.