Topo

'Não existe preparação para estrear em Copa do Mundo', analisa Casagrande

24/11/2022 09h22

Classificação e Jogos

A seleção brasileira estreia hoje (24) na Copa do Mundo do Qatar, enfrentando a Sérvia, às 16 horas (de Brasília).

No UOL News Copa, transmitido todos os dias às 9 horas (de Brasília), o comentarista Walter Casagrande Jr. falou de sua experiência em Copa, garantindo que não tem como você se preparar para uma estreia, uma vez que o nervosismo atinge até mesmo um jogador experiente.

"Não existe preparação para estrear na Copa do Mundo. Copa do Mundo é um clima completamente diferente, a responsabilidade é muito grande, e o frio na barriga, as dúvidas, acontecem na cabeça de qualquer um", disse Casão.

"É claro que o estreante, ele fica tenso. Você fica imaginando as jogadas para fazer gol, imaginando como vai se movimentar, como é o adversário...", explicou.

Time confirmado no 4-3-3?

A escalação e a presença, ou não, de Vini Jr. entre os titulares, segue sendo um mistério que só vai ser decifrado quando sair a confirmação dos 11 titulares para a estreia contra a Sérvia.

Lavieri trouxe os detalhes da última coletiva de Tite, que se esforçou para não deixar escapar nenhuma informação a mais.

Só acredito vendo

Apesar de todo o noticiário apontando Vinícius Júnior como titular da seleção hoje, Renato Maurício Prado ainda é reticente com relação à postura mais ofensiva do Brasil para este jogo contra a Sérvia.

"Eu vou voltar a ser o chato que só vai acreditar nessa escalação do Vinícius Jr. quando sair a oficial. Por que na entrevista do Tite ontem, mesmo ele não falando, houve um momento em que ele disse assim: 'equilíbrio, o fundamental é o equilíbrio'. Gente, essa frase dele não casa com uma escalação com o Vinícius na ponta esquerda", disse.

Não há zebra

Assim como RMP, Casagrande também não acredita na escalação mais ofensiva da seleção brasileira hoje. O comentarista afirma ainda que a situação do Brasil é diferente do que viveram Argentina e Alemanha em suas estreias.

"Não acho que seria uma zebra um empate ou uma derrota para a Sérvia. Não dá para comparar a Sérvia com a vitória do Japão e da Arábia Saudita, contra Alemanha e Argentina. Não dá. Não acho uma zebra", disse ele, justificando assim seu pensamento do motivo pelo qual Tite será mais cauteloso na escalação.

Samba liberado

Em sua segunda Copa do Mundo no comando da seleção brasileira, o técnico Tite falou, em entrevista coletiva realizada na véspera da estreia, falou sobre como o samba uniu o grupo. A música não era "proibida" pelo treinador, mas agora aparece em todos os ambientes.

Tite também disse que está "mais Adenor", e Lavieri explica sobre essa maior naturalidade do treinador.

'Cheirinho' preocupa

O clima tranquilo na concentração da seleção brasileira antes da estreia parece ter preocupado o comentarista Renato Maurício Prado, que afirmou não gostar do clima descontraído na equipe.

"Tô preocupado. Depois do boletim do Danilo (Lavieri), eu fiquei preocupado. É samba, é festa, é 'cheirinho de hexa', Adenor... eu nunca gostei desse clima. Todas as vezes que eu vi este clima, e eu já vi algumas vezes, posso citar, por exemplo, 2006, era exatamente isso. Olha, Danilo Lavieri conseguiu a proeza de me deixar preocupado para o jogo", disse RMP.

Mais tarde, em nova entrada do repórter, Renato pediu ainda que deixe essa história de "cheirinho de hexa" para lá. "Esse negócio de 'cheirinho' acaba mal, hein? Como rubro-negro eu vou falar para você. Quando começa a falar em 'cheirinho' geralmente fede no fim", disse.

Confira o programa na íntegra: