Irã domina País de Gales, vence nos acréscimos e embola grupo B da Copa
Classificação e Jogos
Irã e País de Gales abriram hoje (25) a segunda rodada da Copa do Mundo do Qatar com um jogo pra lá de emocionante. Depois de levar uma goleada de 6 a 2 para a Inglaterra na estreia, o time iraniano reagiu, dominou a equipe de Gareth Bale durante quase todo jogo e, já nos acréscimos, com um jogador a mais em campo, conseguiu dois gols para vencer a partida por 2 a 0, marcados por Cheshmi e Rezaeian. Clique aqui e assista aos gols.
A vitória épica ganha um enorme significado para o Irã, que vive um momento turbulento em sua história com uma onda de protestos contra a repressão a mulheres iranianas que já resultou em mais de 340 mortes. O tamanho do feito pôde ser mensurado nas reações dos torcedores —com uma explosão inacreditável nas arquibancadas na hora dos gols— e jogadores, que 'transformaram' Carlos Queiroz em herói após o apito final e jogaram o técnico para cima em comemoração pelo resultado que deixa o Irã mais do que vivo na briga por uma vaga no mata-mata.
Com a vitória, o Irã vai a três pontos e assume o segundo lugar do grupo, liderado pela Inglaterra, que soma os mesmos três e fica à frente pelo saldo de gols. Os Estados Unidos estão em terceiro, com um ponto, enquanto País de Gales assume a lanterna da chave, também com um, mas com saldo menor.
Ainda hoje (25), às 16h (de Brasília), Inglaterra e Estados Unidos se enfrentam no estádio Al Bayt em jogo que fecha a segunda rodada da chave. Caso voltem a vencer, os ingleses —que somaram três pontos na estreia ao golear o Irã por 6 a 2— já garantem vaga nas oitavas de final.
A última rodada do Grupo B da Copa do Mundo está marcada para a próxima terça-feira, dia 29. Com os dois jogos acontecendo ao mesmo tempo, às 16h, País de Gales e Inglaterra se enfrentam no Al Rayyan, enquanto Irã e Estados Unidos jogam no Al Thumama.
Que golaço do Irã! Anulado...
Com a torcida iraniana apoiando mais do que na estreia, o time de Carlos Queiróz por pouco não abriu o placar no Al Rayyan. Na verdade, chegou a abrir, após uma virada de jogo errada de País de Gales, mas o bonito gol marcado por Gholizadeh após tabela com Azmoun acabou anulado pelo VAR. O próprio autor do gol ficou claramente em dúvida quanto a sua posição na hora de empurrar a bola para as redes e comemorar, e o placar seguiu 0 a 0.
Duas vezes na trave, e a bola não entra!
Melhor na etapa inicial, apesar do jogo truncado, o Irã seguiu criando mais que País de Gales. Aos 6min do segundo tempo, mais uma vez ficou muito perto de fazer 1 a 0, mas parecia que a bola não queria entrar. Em jogada muito bem trabalhada, Azmoun foi acionado em profundidade, invadiu a área e finalizou na trave esquerda. Na sobra, Gholizadeh carregou da direita para o meio, chutou colocado de canhota e carimbou o poste. No rebote, Azmoun ainda cabeceou à queima-roupa, mas Hennessey fez a defesa. Que sufoco!
Gales com um a menos após entrada forte
Em mais um contra-ataque de perigo, o Irã conseguiu ficar com um homem a mais. Henessey abandonou a sua área para cortar lançamento, chegou atrasado e fez falta dura, acertando o joelho no rosto do adversário. Inicialmente, o árbitro mostrou só amarelo, mas, após recomendação do VAR e revisão do lance no monitor de vídeo, aplicou o vermelho.
O gol, enfim, sai, e em dose dupla
Com um a mais, o Irã, depois de muito insistir, enfim foi premiado com não só um gol, mas dois, ambos já nos acréscimos. Aos 53min, após rebatida ruim de Allen, Cheshmi pegou o rebote e finalizou de fora da área. Ward até tocou na bola com a ponta dos dedos, mas ela entrou no canto esquerdo.
Dois minutos depois, veio o segundo. Taremi puxou contra-ataque pela esquerda, carregou para o meio e, com três opções de passe, tocou para a chegada de Rezaeian. Completamente livre, o lateral teve muita frieza e finalizou de cavadinha na saída do goleiro para matar o jogo.
Mais protesto e emoção no hino
Enquanto a revolução impulsionada pelas mulheres após a morte de Mahsa Amini continua no Irã, torcedores do país asiático deram sequência aos protestos pelos direitos das mulheres no Qatar. Assim como aconteceu na estreia, alguns deles compareceram ao jogo com camisetas com frases como "Free Iran" (Liberte o Irã) e "Women, Life, Freedom" (Mulher, Vida, Liberdade), mas de forma mais tímida que na primeira partida.
A emoção tomou conta de muitos aficionados durante a execução do hino do Irã, enquanto outros vaiaram. Dentro de campo, alguns jogadores deixaram o silêncio da primeira rodada de lado para cantar algumas frases do hino, mesmo de forma tímida.
Jogador do Irã preso por 'propaganda' contra governo
O jogo acontece um dia após mais um capítulo da triste história que vem sendo escrita no Irã. Ontem (24), autoridades iranianas prenderam o jogador de futebol Voria Ghafouri, acusado de ter "insultado e manchado a reputação da seleção nacional" e de fazer "propaganda" contra a República Islâmica, segundo informou a agência de notícias iraniana Fars.
O Irã vive uma onda de protestos desde 16 de setembro, quando Mahsa Amini, uma jovem curda iraniana de 22 anos, foi morta três dias depois de ser detida pela polícia em Teerã. Ela foi acusada de violar o rígido código de vestimenta em vigor no país.
Torcedora reprimida com camisa de Masha
Fotos flagraram o momento em que uma torcedora, com hijab preta, exibia uma camisa com o número 22 com o nome de Masha Amini. Foi a morte dela enquanto estava detida pelo regime que desencadeou o movimento pedindo mais direitos para mulheres e que questiona a legitimidade do governo iraniano. Seguranças mandaram a torcedora guardar a camisa, como mostram as imagens.
Ficha técnica
País de Gales 0 x 2 Irã
Competição: 2ª rodada do Grupo B da Copa do Mundo de 2022
Local: Estádio Al Rayyan, em Al Rayyan (QAT)
Data e hora: 25 de novembro de 2022, às 7h (de Brasília)
Árbitro: Mario Alberto Escobar (Guatemala)
Assistentes: Caleb Wales (Trinidad e Tobago) e Juan Carlos Mora (Costa Rica)
Cartões amarelos: Rodon (País de Gales), Jahanbakhsh e Rezaeian (Irã)
Cartão vermelho: Hennessey (País de Gales)
Gols: Cheshmi aos 52 do 2ºT e Rezaeian aos 55 do 2ºT
País de Gales: Hennessey; Mepham, Rodon e Davies; Roberts (Johnson), Ampadu (Allen), Ramsey (Ward), Wilson (James) e Williams; Bale e Moore. Técnico: Rob Page
Irã: Hossein Hosseini; Mohammadi, Pouraliganji, Majid Hosseini e Rezaeian; Gholizadeh (Jahanbakhsh), Nourollahi (Cheshmi), Ezatolahi (Karimi) e Hajsafi (Torabi); Taremi e Azmoun (Ansarifardi). Técnico: Carlos Queiroz
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.