Topo

Saiba quais são as opções que Tite tem e treinou se perder Neymar na Copa

Tite consola Neymar no momento em que ele é substituído contra a Sérvia - Jewel Samad/AFP
Tite consola Neymar no momento em que ele é substituído contra a Sérvia Imagem: Jewel Samad/AFP
Gabriel Carneiro, Igor Siqueira, Danilo Lavieri e Pedro Lopes

Do UOL, em Doha

25/11/2022 04h00

Classificação e Jogos

Neymar sofreu uma entorse no tornozelo direito, foi substituído aos 34 minutos do segundo tempo da vitória do Brasil sobre a Sérvia na estreia da Copa do Mundo e é dúvida para a sequência da competição. Em meio às preocupações sobre o estado físico da principal estrela, Tite e sua comissão técnica já vivem o risco de pensar a seleção brasileira sem ele.

Serão poucos dias de descanso até o próximo jogo do Grupo G na próxima segunda-feira (28), às 13h (de Brasília), contra a Suíça. A seleção tem atividades em campo somente hoje (25), sábado e domingo.

Caso Neymar seja desfalque na próxima rodada, Tite tem algumas alternativas entre os 26 convocados para substituí-lo. Vale lembrar que o camisa 10 do Brasil joga como meia central na atual formação, e não como ponta ou centroavante, como já aconteceu em outros momentos.

Nos dez dias de treinos de preparação para a Copa, primeiro na cidade italiana de Turim e depois em Doha, o atacante Rodrygo sempre fez as mesmas funções de Neymar no time adversário. É o jogador que tem a liberdade criativa de receber a bola no meio, circular, acionar os pontas em velocidade e às vezes ele mesmo decidir as jogadas.

Ontem, Neymar foi substituído por Antony quando não aguentou as dores da lesão. Mas Antony entrou na ponta e Rodrygo, que tinha sido acionado poucos minutos antes, centralizou. Ou seja, ocupou a função de Neymar.

Apesar da rotina de treinamentos na posição, não é certo que o jogador do Real Madrid vá ser o substituto de Neymar em caso de necessidade.

Rodrygo - Nelson Almeida/AFP - Nelson Almeida/AFP
Rodrygo durante Brasil x Sérvia: começou de ponta e virou meia depois da saída de Neymar
Imagem: Nelson Almeida/AFP

Isso porque Lucas Paquetá também atuou como meia central da seleção em vários momentos e pode ser reposicionado no time titular para jogar mais adiantado. Nesse caso, Fred entraria na vaga do camisa 10 para ser segundo volante ao lado de Casemiro. Fred é titular em uma das formações mais consolidadas sob o comando de Tite no ciclo para a Copa do Mundo e tem a confiança do treinador.

Outras alternativas dentro desse mesmo conceito que pode render a titularidade para Fred são Bruno Guimarães e Everton Ribeiro, mas eles correm por fora apesar do desempenho elogiado nos treinamentos.

A seleção começa a definir sua vida na sequência da Copa do Mundo assim que entender a gravidade do caso de Neymar. É preciso aguardar entre 24h e 48h para ter uma ideia mais clara sobre o inchaço no tornozelo e a partir daí tomar a decisão de fazer ou não exame de imagem. Expectativa no ar. Inclusive para Rodrygo e Fred.

Como fica a seleção com Rodrygo?

Como fica a seleção com Fred?