Topo

Militão sai na frente de Daniel Alves para ser titular da seleção na Copa

Gabriel Carneiro, Igor Siqueira, Danilo Lavieri e Pedro Lopes

Do UOL, em Doha

25/11/2022 13h07

Classificação e Jogos

O desfalque de Danilo por causa de uma lesão no tornozelo esquerdo deve abrir espaço para Éder Militão ser titular na lateral direita da seleção brasileira contra a Suíça, na próxima segunda-feira (28), às 13h (de Brasília), pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. O zagueiro do Real Madrid é favorito na concorrência com Daniel Alves, segundo apurou o UOL.

Internamente, o elenco da seleção já tem claro que Militão é a opção mais provável para quando Danilo for desfalque, e isso se deve ao sistema de jogo da equipe e não a uma simples preferência por nomes.

Danilo é desfalque certo contra a Suíça e está fazendo fisioterapia para tentar voltar contra Camarões, no dia 1º, ainda na primeira fase. Ele tem uma lesão ligamentar medial no tornozelo esquerdo, que sentiu quando foi tentar um cruzamento e o pé de apoio prendeu no gramado contra a Sérvia.

Ele terminou a partida jogando no sacrifício, disse que não previa maiores problemas nos dias seguintes e saiu andando normalmente do estádio de Lusail, mas a ressonância magnética de hoje (25) contrariou expectativas.

Danilo é o titular do ciclo da Copa do Mundo e começou o torneio como opção incontestável de Tite. A lesão abre uma vaga na equipe e Militão é o substituto provável porque na seleção o lateral direito tem funções mais defensivas do que ofensivas, já que o time joga com um volante de origem [Casemiro] e dois meio-campistas mais avançados [Lucas Paquetá e Neymar, na formação ideal]. Como o time ataca com cinco ou seis jogadores, é preciso que o lateral tenha mais recursos defensivos.

Militão - Ryan Pierse - FIFA/FIFA via Getty Images - Ryan Pierse - FIFA/FIFA via Getty Images
Éder Militão em ensaio fotográfico da seleção brasileira antes da Copa do Mundo
Imagem: Ryan Pierse - FIFA/FIFA via Getty Images

Recentemente, Danilo foi desfalque da seleção em dois amistosos. Militão e Daniel Alves foram titulares uma vez cada um. Na vez de Militão, foi justamente quando Tite escalou o ataque ideal, com Paquetá, Neymar, Raphinha, Vini Jr e Richarlison. Quando jogou Daniel Alves, o time teve Fred desde o início e não contou com Richarlison.

Daniel Alves é uma das peças mais influentes do elenco nos bastidores, mas dentro de campo sua entrada depende de encaixes táticos, pois ele é considerado lateral "construtor", ou seja, praticamente um volante ou meio-campista mais defensivo. Com Casemiro e Paquetá incontestáveis, há pouco espaço para a entrada do lateral-direito do Pumas-MEX.

Tite comanda treinos amanhã e domingo para definir o time que joga segunda.

Na vaga de Neymar, Fred ou Rodrygo

Os exames de Neymar mostraram uma lesão ligamentar lateral junto com um pequeno edema ósseo no tornozelo direito do Neymar, o que fará com que ele seja desfalque contra Suíça e Camarões. Seu substituto ainda está indefinido. Vale lembrar que o camisa 10 do Brasil joga como meia central na atual formação, e não como ponta ou centroavante, como já aconteceu antes.

Nos dez dias de treinos de preparação para a Copa, primeiro na cidade italiana de Turim e depois em Doha, o atacante Rodrygo sempre fez as mesmas funções de Neymar no time adversário. É o jogador que tem a liberdade criativa de receber a bola no meio, circular, acionar os pontas em velocidade e às vezes ele mesmo decidir as jogadas.

Rodrygo - Nelson Almeida/AFP - Nelson Almeida/AFP
Rodrygo durante Brasil x Sérvia: ele atuou alguns minutos como meio-campista central
Imagem: Nelson Almeida/AFP

Ontem, Neymar foi substituído por Antony quando não aguentou as dores da lesão. Mas Antony entrou na ponta e Rodrygo, que tinha sido acionado poucos minutos antes, centralizou. Ou seja, ocupou a função de Neymar.

Apesar da rotina de treinamentos na posição, não é certo que o jogador do Real Madrid vá ser o substituto de Neymar em caso de necessidade.

Isso porque Lucas Paquetá também atuou como meia central da seleção em vários momentos e pode ser reposicionado no time titular para jogar mais adiantado. Nesse caso, Fred entraria na vaga do camisa 10 para ser segundo volante ao lado de Casemiro. Fred é titular em uma das formações mais consolidadas sob o comando de Tite no ciclo para a Copa do Mundo e tem a confiança do treinador.

Outras alternativas dentro desse mesmo conceito que pode render a titularidade para Fred são Bruno Guimarães e Everton Ribeiro, mas eles correm por fora apesar do desempenho elogiado nos treinamentos.