Topo

Tem prazo? Qual o tratamento? Especialista explica lesões como a de Neymar

Colaboração para o UOL

25/11/2022 13h35Atualizada em 25/11/2022 15h35

Classificação e Jogos

Neymar foi diagnosticado com uma lesão no ligamento do tornozelo direito e está fora da primeira fase da Copa do Mundo. A informação foi confirmada pela CBF na manhã de hoje (25).

Na Live da Copa, transmitida pelo UOL Esporte nessa sexta, o médico ortopedista Moisés Cohen, que falou com o médico da seleção brasileira Rodrigo Lasmar minutos antes da transmissão, explicou a lesão de Neymar, detalhou o tratamento e fez uma projeção: "Eu diria que duas semanas seria um prazo razoável para pensar numa recuperação, se a lesão não for tão grave", afirmou o Dr. Cohen.

A lesão de Neymar

"Tornozelo é uma articulação que permite movimento para frente e para trás, pra cima e pra baixo, e pro lado ele vai até um limite porque além daquele limite vai brigar com os ligamentos. Quando ele tem uma torção e vai além do limite do ligamento, pode ter só um estiramento, ou ruptura de dois ou três ligamentos. Não é que a gente queira ficar em cima do muro, porque realmente o processo é biológico, se ele tem a possibilidade de jogar a Copa, estamos falando de grau 1 ou 2, porque se fosse os 3 ligamentos seria mais grave, mas o fato de ele ter tido uma lesão ligamentar e está persistindo no tratamento, é porque há possibilidade de voltar sim, não nessa fase, mas seguramente na outra sim. Pelo que pude ver na TV, o tipo de torção que ele teve, é uma lesão mais trivial, o pé gira para dentro e força os ligamentos da parte de fora. O menos comum é o caso do Danilo, que é o ligamento da parte de dentro."

O que é edema ósseo?

"Qualquer trauma, movimento mais forte que o osso sofra, seja por conta da lesão do ligamento ou por impacto, dá o nome de edema ósseo, assusta, mas não é algo mais grave ou menos grave. Indica que teve o comprometimento do ligamento e esse osso sofreu alguma contusão, que se vê muito claramente na ressonância magnética."

Tempo de recuperação

"Se eu falar qualquer tempo, vou estar especulando, a gente não sabe de verdade, se o Rodrigo Lasmar está investindo é porque vê perspectiva no tratamento fisioterápico, e evidentemente cabe depois o tempo de recuperação, a condição de jogo, a resposta ao treino, aí já é do treinamento e não do médico. Da parte biológica eu diria que duas semanas seria um prazo razoável para pensar numa recuperação, se a lesão não for tão grave."

É possível recuperar para a Copa do Qatar?

"Há recuperações que foram possíveis, aí entra outra pergunta, mas a recuperação dará condição de performance do atleta, isso que é difícil de responder, mas acredito que vale a pena pensar de forma positiva, não é nada absurdo nem fora do controle médico, o fora aí é a recuperação biológica, duas semanas é um prazo bem razoável para ter um atleta desse nível voltando à atividade."

Equipe médica e o tratamento

"Eu conheço cada uma dessas pessoas da equipe médica, o Rodrigo acabou de me mandar uma mensagem, temos um time de fisioterapeutas de primeiríssima linha do nível mundial, e encho a boca para falar isso. Temos o Sassaki, o Rafael foi da minha linha e da minha escola, a equipe é fantástica. Tenha certeza que o que tiver de mais moderno, sem evidentemente provocar nada lesivo ao atleta, isso será feito, não tenho a menor dúvida."

Existe proteção?

"Existem, além dos recursos técnicos fisioterápicos, tem analgésicos, laser, hoje se tem enfaixamentos que permitem estabilização bem razoável do tornozelo, com faixas que dão segurança e tem uma boa elasticidade. Isso com certeza será feito e pode ajudar muito na volta dos atletas."

Se Neymar estivesse fora da Copa, seria possível dizer?

"Seguramente sim, o Rodrigo Lasmar é uma pessoa muito clara, ele não tem rodeios, ele saberia como se expressar como se expressou muito bem. Para população os termos assustam, mas isso é coisa trivial, comum, não estou querendo diminuir o problema, em absoluto, mas também não quero aumentar, transformar em algo estrondoso, é algo comum em esporte. Acredito na recuperação desses atletas não só pela competência da equipe mas porque não pareceu um trauma de grande energia que pudesse nos preocupar e dizer que está fora da Copa, tomara que não seja nada grave, e que tudo volte a normal daqui a duas semanas, que os atletas possam voltar."

Lavieri: Se Neymar voltar, será no sacrifício

O colunista Danilo Lavieri lembrou as lesões de Neymar nas Copas de 2014, no Brasil, e 2018, na Rússia. Ele afirmou que, mesmo que o camisa 10 do Brasil volte para o mata-mata do Mundial do Qatar, jogará no sacrifício.

"O caso do Neymar é mais grave do que o caso do Danilo, se alguém voltar antes, vai ser o Danilo. Se o Neymar voltar será no sacrifício. Veremos o Neymar pela terceira vez seguida sem condições de jogar seu melhor futebol numa Copa do Mundo."

Neymar e Danilo fora: Quem entra? Colunistas opinam

Com Neymar e Danilo fora da primeira fase da Copa, quem o técnico Tite vai escolher para substituí-los? Rodrygo entrará no lugar de Neymar? E na lateral direita, Daniel Alves ou Militão? Danilo Lavieri e Thiago Arantes opinaram.

Assista à Live da Copa na íntegra