Lewa desencanta em Copas, Polônia vence Arábia Saudita e lidera grupo C
Classificação e Jogos
A Polônia venceu a Arábia Saudita por 2 a 0 na manhã de hoje (26), no estádio Education City, em jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo do Qatar.
O placar do confronto foi construído com gols de Zielinski e Lewandowski, e com a Arábia desperdiçando um pênalti. Essa foi a primeira vez que o camisa 9 balançou as redes em uma Copa.
Com o resultado, os comandados de Czeslaw Michniewicz se tornaram os líderes do Grupo C, com quatro pontos somados, e respiram aliviados após a vitória, que aumentou suas chances de se classificar para a próxima fase.
Do outro lado, os sauditas caíram para a vice-liderança da chave, com três pontos, mas ainda seguem com a possibilidade de chegar ao mata-mata.
Os outros integrantes do Grupo C, Argentina e México, se enfrentam hoje, às 16h (de Brasília). Na última rodada, a Polônia volta a campo para enfrenta os argentinos e a Arábia Saudita vai jogar contra os mexicanos. Ambas as partidas acontecem na próxima quarta-feira (30), às 16h (de Brasília).
Arábia Saudita jogando 'em casa'
O país vizinho ao Qatar compareceu em peso no estádio Education City para apoiar sua seleção na Copa do Mundo. Depois da vitória histórica sobre a Argentina por 2 a 1 em sua estreia neste Mundial, os sauditas estavam muito confiantes com seu time.
A Arábia Saudita foi o país que mais comprou ingressos para os jogos da Copa.
Calma, Polônia!
Em apenas dois minutos, aos 15 e aos 16, dois jogadores da seleção da Polônia tomaram cartões amarelos por entradas mais duras nos sauditas. Foram eles Kiwior e Cash, respectivamente. Na sequência, aos 19, Milik também foi amarelado por puxar o calção de Al-Amri, impedindo um contra-ataque da Arábia.
Quem não faz, toma!
No final do primeiro tempo, aos 39 minutos, os poloneses conseguiram abrir o placar da partida, mesmo com a Arábia Saudita melhor no jogo. Lewandowski recebeu bom passe dentro da área, mas não conseguiu passar pelo goleiro Al-Owais. Com isso, o atacante não desistiu da jogada, rolou a bola para trás e Zielinski encheu o pé para balançar as redes.
Esse foi o primeiro gol no estádio Education City nesta Copa do Mundo.
Szczesny milagroso
Logo na sequência, aos 42, o VAR entrou em ação ao recomendar a revisão de uma disputa na área em que Bielik derrubou Al Sheri. Após analisar o lance, Wilton Pereira Sampaio marcou a penalidade. Salem Al-Dawsari cobrou rasteiro no lado direito e Szczesny pegou; no rebote, o goleiro polonês, já caído, brilhou novamente ao fazer uma defesaça.
Pressão saudita
Durante boa parte do jogo, os sauditas pressionaram bastante e mantiveram mais a posse de bola. Com o revés no placar, a Arábia teve de jogar ainda mais no seu setor ofensivo. No início do segundo tempo, chegaram com chances de Al-Dawsari, Al-Brikan e Kanno, mas os três erraram o alvo.
A chegada mais perigosa dos sauditas foi aos 33 minutos, após Al-Abid ficar com a sobra depois de uma ótima jogada pela esquerda e bater de primeira para o gol. A bola passou muito próxima à trave de Szczesny.
Lewa desencanta!
Esse foi o quinto jogo de Robert Lewandowski em Copas do Mundo e o camisa 9, que costuma fazer muitos gols nos clubes em que passou, conseguiu balançar as redes pela primeira vez e um Mundial da Fifa.
Lewa ainda deu a assistência para o gol de Zielinski, na primeira etapa, e mandou uma bola na trave do goleiro Al-Owais durante o confronto.
Arbitragem brasileira não agrada
Ambas as seleções não gostaram de como Wilton Pereira Sampaio comandou a partida. O ponto em comum da reclamação foi a quantidade de cartões amarelos distribuídos durante o confronto: foram cinco na primeira etapa.
FICHA TÉCNICA:
POLÔNIA 2x0 ARÁBIA SAUDITA
Competição: Copa do Mundo, 2ª rodada do Grupo C
Data e horário: 26 de novembro de 2022, às 10h (de Brasília)
Local: Estádio Education City, Doha (Qatar)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Brasil)
Assistentes: Bruno Boschilia (Brasil) e Bruno Pires (Brasil)
VAR: Drew Fischer (Canadá)
Cartões amarelos: Kiwior (POL), Cash (POL), Milik (POL), Al-Malki (ARS) e Al-Amri (ASR)
Gols: Zielinski (39' 1ºT - POL) e Lewandowski (36' 2ºT - POL)
POLÔNIA: Szczesny; Cash, Kiwior, Glik, Bereszynski; Bielik, Milik (Piatek), Krychowiak, Zielinski (Kaminski), Frankowski; Lewandowski. Técnico: Czeslaw Michniewicz
ARÁBIA SAUDITA: Al-Owais; Al-Amri, Al-Bulayhi, Al-Burayk (Al-Ghanam), Abdulhamid; Al-Malki (Al-Obud), Al-Naji (Al-Abid -> Bahbri), Kanno; Al-Brikan, Salem Al-Dawsari, Al-Shehri (Al-Dawsari). Técnico: Hervé Renard
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.