Mbappé decide, França bate Dinamarca e é 1ª seleção no mata-mata da Copa
Classificação e Jogos
Atual campeã do mundo, a seleção francesa se tornou a primeira a se classificar para o mata-mata da Copa do Mundo de 2022, no Qatar. Nesta tarde (26), a França venceu a Dinamarca por 2 a 1, no Estádio 974, em Doha, pela segunda rodada do Grupo D, e se isolou na liderança da chave. Mbappé marcou os dois gols franceses, e Christensen descontou.
A França somou seis pontos na tabela com a sua segunda vitória no torneio e garantiu matematicamente a vaga nas oitavas de final do Mundial. Já a Dinamarca fica atualmente fora da zona de classificação da chave, com um ponto. A segunda colocação está com a Austrália, que venceu a Tunísia por 1 a 0 mais cedo, enquanto a seleção africana está na lanterna, também com um ponto.
A terceira e última rodada do Grupo D será realizada na próxima quarta-feira (30). A Austrália enfrenta a Dinamarca e a Tunísia encara a França no duelo decisivo da chave.
A seleção francesa foi superior no primeiro tempo do confronto e criou diversas oportunidades, mas não teve sucesso para furar a retranca dinamarquesa. Foram 12 chutes do lado francês, diante de apenas dois para a Dinamarca, que contou somente com uma finalização certa. A partida dava indícios de que se encaminharia para ser o sexto 0 a 0 da Copa do Qatar, mas o segundo tempo teve uma tônica diferente.
Mbappé inaugurou o marcador no início da segunda etapa e a Dinamarca respondeu na sequência, empatando. Com o 1 a 1 no placar, ambas as seleções partiram para a ofensiva e o jogo ficou em aberto, com chances para ambos os lados. Só que foram os franceses que chegaram ao segundo gol, novamente com Mbappé sendo decisivo.
Com três tentos marcados, o atacante do PSG divide a artilharia do Mundial com o equatoriano Enner Valência. Ao todo, ele já balançou a rede sete vezes em Copas e também se tornou o segundo maior goleador francês no torneio, atrás apenas de Fontaine, com 13.
Pressão francesa
Como era de se esperar, os Les Bleus começaram com mais intensidade, buscando sempre acionar Giroud no ataque ou explorando a velocidade de Mbappé e Dembelé pelas laterais. No entanto, a Dinamarca estava armada para conter a artilharia francesa.
A seleção dinamarquesa, que normalmente joga com três zagueiros, recuou os dois alas para montar uma linha de cinco na defesa e povoou o meio de campo com quatro jogadores para bloquear a França. O resultado foi uma vantagem para os dinamarqueses na posse de bola, mas eles acabaram sofrendo com a pressão do adversário.
As bolas alçadas na área da Dinamarca levavam perigo. Substituto do lesionado Benzema, Giroud quase conseguiu completar um cruzamento aos 9 minutos de jogo. Depois, Aos 19', a seleção francesa recuperou a bola no seu campo de defesa e quase armou um contra-ataque letal. Griezmann lançou Mbappé antes da intermediária, mas o craque de 23 anos foi derrubado por Christensen. A falta rendeu ao zagueiro da Dinamarca o primeiro cartão amarelo da partida.
Ataque contra defesa
A França insistiu nessa dinâmica de jogo e criou novas tramas ofensivas. Aos 30', Mbappé fez fila pelo lado esquerdo e cruzou antes da linha de fundo. A bola sobrevoou a área e foi parar nos pés de Kounde, do outro lado, que finalizou firme, mas o chute foi bloqueado perto da linha do gol. Na sequência, aos 33', Griezmann infiltrou na área e bateu cruzado, rasteiro, exigindo que Schmeichel defendesse com o pé. A pressão francesa resultou em nove finalizações seguidas, enquanto a Dinamarca só se defendia.
A resposta dos dinamarqueses veio aos 35'. Em raro contra-ataque, Cornelius tabelou com Lindstrom no ataque, recebeu na entrada da área e chutou forte, mas a bola saiu pela linha de fundo. Foi a primeira finalização da equipe na partida, mas esse foi um lance isolado do primeiro tempo.
Logo depois, Mbappé recebeu um cruzamento rasteiro de Dembelé na entrada da área e teve espaço para finalizar de primeira. No entanto, ele não caprichou na finalização e a bola subiu, indo para a arquibancada. O jogador do PSG era alvo de vaias da torcida dinamarquesa presente no estádio.
2º tempo e novos gols perdidos
A partida voltou do intervalo com o mesmo roteiro. Aos 11', Mbappé ganhou uma disputa no meio de campo e avançou em velocidade, carregando a bola. Ele partiu para cima da marcação na entrada da área, fintou e bateu alto, mas Schmeichel estava bem posicionado para defender sem dificuldade. Três minutos depois, Tchouameni mandou um lançamento na medida para Griezmann. O camisa 7 se antecipou ao zagueiro adversário, dominou de peito e saiu na cara do gol, mas mandou mais uma vez para fora.
Mbappé resolve
Depois de muita insistência, a França enfim chegou ao seu primeiro gol aos 15' da etapa complementar. E pelos pés de Mbappé. O 10 da frança recebeu na esquerda e acionou Hernández, que vinha em velocidade. O lateral invadiu a área e devolveu para Mbappé, que bateu mascado entre dois defensores. A bola passou no único espaço possível diante da marcação e superou o goleiro dinamarquês. 1 a 0 depois de muita insistência.
Dinamarca arranca empate
A primeira bola que a Dinamarca acertou no gol defendido por Lloris acabou entrando. Aos 21', Eriksen cobrou escanteio pelo lado esquerdo e Lindstrom apareceu na primeira trave para escorar para o meio da área. Christensen se antecipou a Rabiot e cabeceou sozinho para empatar a partida. 1 a 1.
Depois do empate, o jogo ficou em aberto. A seleção dinamarquesa cresceu e criou chances, mas também cedeu espaço para os franceses. Tchouamení quqase marcou ao mergulhar de cabeça após um cruzamento, mas a bola passou do lado da trave, indo para fora.
O craque decide
Na reta final, a superioridade francesa voltou a ser refletida no placar. Aos 40', Griezmann mandou um cruzamento na medida e Mbappé se antecipou à marcação para empurrar a bola para dentro do gol. A bola bateu no corpo do craque francês, que estava com o braço colado, gerando muita reclamação dos dinamarqueses. No entanto, o VAR não indicou revisão e o tento foi validado. Segundo gol do astro francês na partida e classificação garantida.
Ficha técnica
França 2 x 1 Dinamarca
Torneio: 2ª rodada do Grupo D da Copa do Mundo de 2022
Local: Estádio 974, em Doha, no Qatar
Data e hora: 26 de novembro de 2022, às 13h (de Brasília)
Árbitro: Szymon Marciniak
Auxiliar 1: Pawel Sokolnicki
Auxiliar 2: Tomasz Listkiewicz
Gols: Mbappé (FRA), aos 15', Christensen (DIN), aos 21', e Mbappé (FRA), aos 40' do 2º tempo
Cartões amarelos: Christensen (DIN), Cornelius (DIN), Kounde (FRA)
Público: 42.866 torcedores
França: Lloris; Kounde, Varane (Konaté), Upamecano e Theo Hernández; Rabiot, Tchouameni e Griezmann (Fofana); Dembelé (Coman), Giroud (Thuram) e Dembelé. Técnico: Didier Deschamps
Dinamarca: Schmeichel; Andersen, Nelsson e Christensen; Maehle, Eriksen, Hojbjerg e Kristensen (Bah); Damsgaard (Dolberg), Cornelius (Braithwaite) e Lindstrom (Norgaard). Técnico: Kasper Hjulmand.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.