Topo
OPINIÃO

Juca: Brasil depende menos de Neymar que Argentina e França de seus craques

Colaboração para o UOL

26/11/2022 18h52Atualizada em 26/11/2022 21h31

Classificação e Jogos

Com protagonismo de Mbappé e Messi, França e Argentina ganharam seus respectivos jogos na 2ª rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. Enquanto os franceses triunfaram com dois gols de Mbappé e estão classificados para as oitavas de final, os argentinos venceram com Messi decisivo e espantaram o fantasma da eliminação precoce no Qatar.

No Posse de Bola, transmitido pelo UOL Esporte diariamente às 18h durante a Copa do Mundo, o jornalista Juca Kfouri afirmou que Messi e Mbappé são mais imprescindíveis para Argentina e França do que Neymar para o Brasil. O craque brasileiro sofreu uma lesão de ligamento no tornozelo direito e está fora da fase de grupos no Qatar.

"Quem mais faz falta é claro que é o Messi, porque ele é quase um solitário para carregar o time da Argentina nas costas, mas se o Mbappé sair da França, ela também afunda. Quem tem mais alternativas é a seleção brasileira, tem essa qualidade de não depender de ninguém demais especialmente", afirmou Juca.

Para ele, a Argentina se ressente da ausência do meio-campista Lo Celso no Mundial, o que deixa Messi muito isolado no setor de criação da seleção.

"O Messi está padecendo de uma profunda solidão, o Lo Celso faz muita falta, era o parceiro que ele tinha encontrado depois de anos, e isso pode ter sido decisivo para Argentina na Copa."

Milly: Messi estava irreconhecível, mas mudou a cara da Argentina com o gol

Com um golaço de fora da área, Messi abriu o caminho da vitória da Argentina por 2 a 0 sobre o México, que afastou o fantasma da eliminação precoce no Mundial do Qatar.

Segundo Milly Lacombe, o craque argentino estava irreconhecível até o momento do gol, mas o lance mudou o ânimo do time, que venceu sua primeira partida na Copa após a derrota na estreia. "Parecia que a Argentina iria ser eliminada, mas renasceu durante o jogo."

Arnaldo: Torcer para atleta se machucar é indecente

Na opinião de Arnaldo Ribeiro, a antipatia de parte da torcida brasileira com Neymar se dá porque ele não é um jogador "gostável" pela maneira como se comporta. Porém, o comentarista afirmou que jamais torcerá pela lesão de nenhum atleta -o que classificou como "indecência".

"Não me identifico com isso, nunca vou torcer para o Neymar se machucar, o que tenho falado é que se ele soltar mais a bola vai se machucar menos", disse Arnaldo.

Trajano: Problema de Neymar não é só tornozelo, é o Richarlison

Na opinião de José Trajano, a falta de apoio de parte da torcida após a lesão no tornozelo não foi o único fator que incomodou Neymar. Ele afirmou que o craque esperava uma solidariedade unânime no país, mas os brasileiros se voltaram para a idolatria nascente por Richarlison, autor dos dois gols da vitória do Brasil na estreia.

"Ele esperava uma solidariedade unânime, que não teve. A solidariedade que existiu, que está fazendo a gente reconquistar no coração a seleção brasileira, é graças ao Richarlison e também ao Vinicius Júnior. O Brasil está descobrindo o Richarlison agora, as pessoas estão curiosas para saber quem ele é", analisou Trajano.

Milly: Neymar é que não merece o Brasil e tem que lidar com isso

Na visão de Milly Lacombe, a rejeição de parte dos brasileiros em relação a Neymar é fruto das escolhas pessoais e políticas do próprio jogador. Ela ainda ironizou a publicação de Raphinha, que gerou polêmica ao tentar defender o companheiro de seleção.

"Ninguém em sã consciência quer que alguém se machuque. Por outro lado, o Neymar está tendo que lidar com o fato que ele defende as cores de um país que não gosta dele. O Raphinha disse que o Brasil não merece o Neymar. É o Neymar que não merece o Brasil. Não podemos separar o homem do jogador. Quando ele apoia a extrema-direita, ele está apoiando o horror. Não é possível que seja uma surpresa para o Neymar que o país não goste dele."

Colunistas: Choro de Lewandowski é 'momento mágico' de Copa

Robert Lewandowski marcou seu primeiro gol em Copa do Mundo na vitória por 2 a 0 sobre a Arábia Saudita e chorou de emoção. Os colunistas Milly Lacombe e José Trajano elegeram o choro de Lewa como um dos "momentos mágicos" do Mundial do Qatar até agora.

Colunistas debatem 'trairagem' de Vítor Pereira ao fechar com Flamengo

Vitor Pereira, que deixou o Corinthians após o término do Campeonato Brasileiro alegando problemas pessoais, deve ser confirmado em breve como o próximo técnico do Flamengo.

O assunto foi comentado pelos colunistas do UOL, que chamaram o acordo de "trairagem" por parte do treinador. "Uma das maiores da história do futebol brasileiro", disse Arnaldo

Qual o jogo imperdível de amanhã?

A Copa do Mundo tem amanhã (27) uma rodada decisiva na fase de grupos. Pelo pote E, o Japão pega a Costa Rica e a Alemanha joga a vida contra a Espanha — se perder, está eliminada. No grupo F, a Bélgica enfrenta Marrocos, enquanto a Croácia encara o Canadá. Juca Kfouri, José Trajano, Milly Lacombe e Arnaldo Ribeiro elegeram o jogo imperdível deste domingo. Confira.

Assista ao Posse de Bola na íntegra