Faz o J! Austrália vence com comemoração à la Cano e complica Tunísia
Classificação e Jogos
A Austrália entrou em campo pressionada contra a Tunísia. Não podia perder porque estaria eliminada na fase de grupos da Copa do Mundo do Qatar. Mas um gol de Duke no primeiro tempo garantiu a vitória por 1 a 0 contra os tunisianos, hoje, no Estádio Al Janoub, em Al Wakrah. Foi o primeiro triunfo do país da Oceania em Mundiais depois de 12 anos — a última vitória aconteceu contra a Sérvia, em 2010. Clique aqui e veja o gol.
Se a pressão estava do lado dos australianos antes do jogo, a Tunísia terminou a partida abalada. Depois de arrancar um empate com a Dinamarca na estreia, os africanos chegaram como favoritos para o duelo de hoje, mas agora seguem com um ponto, na lanterna do grupo D. A Austrália, que levou 4 a 1 da França no primeiro jogo, tem três pontos.
No outro jogo de hoje da chave, França (líder com três pontos) e Dinamarca (3ª com um ponto) se enfrentam às 13h (de Brasília).
A última rodada do grupo D será realizada na próxima quarta-feira (30), às 12h (de Brasília), com Austrália x Dinamarca e Tunísia x França.
Austrália melhor no 1º tempo, mas Tunísia assusta
A Austrália começou melhor e pressionou, tentando a maior parte das jogadas pelo lado esquerdo. Os australianos colocavam a bola na área da Tunísia, mas não conseguiam aproveitar as chances.
Aos 23, a Austrália chegou de novo pela esquerda para abrir o placar. Após desvio em cruzamento de Goodwin, a bola foi até Duke, que desviou de cabeça, de costas para o gol, e acertou no cantinho esquerdo do goleiro Dahmen.
Atrás do placar, a Tunísia teve grande chance mais tarde com Drager aos 40 minutos, mas a marcação australiana desviou o chute. Já nos acréscimos, Msakni recebeu pela direita e, dentro da área, bateu para fora.
Faz o J! Australiano marca e homenageia o filho
O atacante australiano Duke, de 1,86m, de altura, deu trabalho para os tunisianos pelo alto. No primeiro tempo, foram pelo menos três boas cabeçadas. Uma delas foi gol. Após marcar, ele fez um J com as mãos para homenagear o filho Jaxson, que estava na arquibancada e ficou todo feliz com o gesto do pai. Impossível não lembrar da comemoração típica de Germán Cano, do Fluminense, que comemora seus gols fazendo um L para seu filho Lorenzo.
Pressão da Tunísia no fim
A Austrália aproveitou a vantagem no placar e recuou no segundo tempo, com duas linhas de quatro. A Tunísia foi para cima, mas encontrou dificuldade para trabalhar a bola. Com mais espaço em campo, as duas seleções tiveram boas oportunidades, mas pecaram na hora da finalização. Os africanos só foram dar o primeiro chute na direção do gol depois da metade do segundo tempo.
Nos minutos finais, a Austrália recuou de vez e aguentou a pressão da Tunísia. Quando precisou, o goleiro australiano Ryan apareceu com boas defesas e mostrou segurança para seguir sem sofrer gols na partida de hoje.
Cera australiana rende vaias
Na reta final da partida, a seleção australiana ainda começou a fazer cera, o que irritou a torcida tunisiana, maioria no estádio. O pique dos africanos não era o mesmo da estreia, mas eles arranjaram fôlego para vaiar a Austrália, que enrolava para cobrar tiro de meta e lateral.
FICHA TÉCNICA
TUNÍSIA 0 X 1 AUSTRÁLIA
Competição: Copa do Mundo
Rodada: 2ª - Grupo D
Data e hora: 26 de novembro de 2022, 7h (horário de Brasília)
Local: Estádio Al Janoub, Al Wakrah (Qatar)
Árbitro: Daniel Siebert (Alemanha)
Assistentes: Rafael Foltyn e Jan Seidel (ambos da Alemanha)
VAR: Bastian Dankert (Alemanha)
Público: 41.823
Cartões amarelos: Laïdouni, Abdi e Sassi (Tunísia)
Cartões vermelhos: não teve
Gol: Duke (Austrália), aos 23min do 1º tempo
Tunísia: Dahmen; Bronn (Kechrida), Meriah e Talbi; Drager (Sassi), Skhiri, Laidouni (Khazri) e Abdi; Sliti, Jebali (Khenissi) e Msakni.
Técnico: Jalal Kadri
Austrália: Ryan; Karacic (Degenek), Souttar, Rowles e Behich; Irvine e Mooy; Leckie (Baccus), McGree (Hrustic) e Goodwin (Mabil); Duke (MacLaren).
Técnico: Graham Arnold
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.