Topo

Tite não tem culpa por ter demorado para substituir Neymar, diz Casão

27/11/2022 09h26

Classificação e Jogos

O técnico Tite disse hoje (27), em entrevista coletiva, que errou nas alterações durante a estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo do Qatar, dizendo que deveria ter reservado substituições como segurança para lesões e demorou para perceber que Neymar tinha um problema físico.

No UOL News Copa, transmitido todos os dias às 9 horas (de Brasília), o comentarista Walter Casagrande Jr. eximiu o treinador de culpa, afirmando que durante um jogo é normal que o técnico tenha que prestar atenção em muitas coisas.

"O Tite é muito ético. Eu gosto de muitas coisas no Tite e uma delas é assumir a responsabilidade ou a culpa de uma coisa que ele não tem responsabilidade ou culpa. Porque ninguém tem. Se ninguém percebeu que o Neymar machucou, ele não tem como errar por ter demorado na alteração", disse o comentarista.

"O treinador não está prestando atenção em um jogador para ver se o cara está mandando ou não. O treinador está prestando atenção no campo, na movimentação de todo mundo. Ele está vendo a jogada, acompanhando aonde a bola está. Para ele dar alguma instrução, mudar alguma coisa tática, ele não pode estar prestando atenção em um jogador", disse.

O "novo Possesso"?

Na discussão sobre o possível substituto de Neymar na seleção, Renato Maurício Prado não coloca a idade como um impeditivo para que Rodrygo tenha sua chance entre os titulares.

"Você falou que o Rodrygo tem 21 anos, né? Sabe quantos anos tinha o Amarildo, o Possesso, quando substituiu o Pelé na Copa de 62? 21 anos. Exatamente a mesma idade. E foi o cara que simplesmente não deixou que a seleção sentisse falta de Pelé", disse RMP.

"Então, ter 21 anos eu não acho que seja um problema quando o jogador é um jogador especial como parece ser o Rodrygo", afirmou.

Rodrygo é craque

Se tem o apoio de Renato Maurício Prado, o meia do Real também é a aposta de Casagrande para figurar entre os titulares da seleção brasileira contra a Suíça no jogo de amanhã (28).

"Então eu confiou muito na entrada do Rodrygo. Gosto do futebol do Rodrygo. Eu acho o Rodrygo craque. Concordo com o Casemiro. É um jogador diferente. Ele tem pouca idade e já em campeonatos como a Champions, entra no time e desequilibra a partida. Contra grandes jogadores, inclusive o Marquinhos, que é do PSG", disse Casão.

Ataque dos sonhos tem Antony

Olhando para o banco de reservas da seleção, Casagrande apontou qual seria a formação ideal, o ataque de seus sonhos, que contaria com Antony e muita juventude.

"Eu gostaria de ver o Antony, Richarlison, Vinícius Júnior, e o Rodrygo enquanto o Neymar está machucado. Eu gostaria de ver isso. A juventude, a garotada que se destaca. Queria ver um 10 e três atacantes bem jovens. Com muita habilidade, muita movimentação, com muita troca de posição que esses caras têm capacidade de fazer", disse.

Dá pena do adversário?

A qualidade do grupo do Brasil no Qatar foi exaltada pelo meia Casemiro em entrevista coletiva nas vésperas do confronto com a Suíça, amanhã. O jogador do Manchester United falou que "dá pena dos adversários", enquanto o comentarista Rafael Oliveira, de maneira mais modesta, também elogiou.

"'Dá pena' eu acho que é muito forte, parece um ar de superioridade que está todo mundo sem chances, e tudo. Acho uma expressão forte, mas sim, que os adversários temem o Brasil e sabem da profundidade do elenco, e olham para os campeonatos da Europa e veem que o Brasil tem hoje no banco vários jogadores que se destacam em ligas importantes, sim. Não digo 'dá pena', mas dá respeito", disse.

Surra na Alemanha?

Espanha e Alemanha fazem o grande jogo de hoje, às 16 horas (de Brasília). RMP comentou como como a vitória da Costa Rica sobre o Japão colaborou com os alemães, e brincou com a "lógica" do futebol que poderia prever uma enorme goleada da Espanha.

"A vitória da Costa Rica melhorou muito na situação da Alemanha. A Alemanha pode, por exemplo, empatar hoje e ganhar o último jogo para classificar", disse.

"Agora, você vê como o futebol é maluco, né? A Espanha dá um sapeca monstruoso na Costa Rica. O Japão ganha da Alemanha. E aí vai a Costa Rica e ganha do Japão. Pela lógica dos resultados, a Alemanha vai levar uma surra homérica da Espanha hoje, só que não é assim, né? A lógica não é tão cartesiana no futebol. Mas eu acho que a Espanha é favorita hoje", comentou RMP.

Mbappé é o melhor

Autor dos dois gols da vitória da França sobre a Dinamarca, Mbappé foi alvo de muitos elogios de Casagrande, que não pensou duas vezes em apontá-lo como o melhor jogador jovem do mundo.

"Ele é o melhor jogador do mundo, dentre esses mais jovens. Tirando Messi, Cristiano, Lewandowski, o Mbappé é o melhor jogador jovem do mundo. O cara já foi campeão do mundo, já fez gol em final de Copa, é o artilheiro da Copa, tem uma arrancada espetacular, tem mudança de direção impressionante", disse Casão.

"Ontem eu fiquei lá no estádio olhando o Mbappé. Quando a França pegava a bola eu olhava a bola e um pouco o Mbappé. Eu vi diversos tipos de movimentação que ele faz, para receber, para abrir espaço, para fingir que vai ao fundo e volta, para fingir que vai receber e sair em velocidade. Ele faz diversas movimentações em que ele desnorteia completamente o cara que está marcando", completou.

Abre o olho, Vitor Pereira

Ao comentar sobre a resposta de TIte, chamando a responsabilidade sobre a demora para tirar Neymar, Casão traçou um paralelo com Vitor Pereira, que estar perto de ser o novo treinador do Flamengo. O técnico português, durante sua passagem no Corinthians criou alguns atritos ao cobrar jogadores em coletivas.

O comentarista Renato Maurício Prado já deixou o recado, acreditando que a vida de VP possa ser curta na Gávea se os resultados não vierem imediatamente.

"Quanto ao Vitor Pereira, o combo dele nessa saída do Corinthians é muito pesado. Se ele não chegar no Flamengo ganhando tudo, olha, acho que em maio nós vamos ter a volta do Jorge Jesus", disse o comentarista.

Confira o programa na íntegra: