Topo
OPINIÃO

Casão: Tite não foi bem, e quem resolveu foi o trio que ganhou a Champions

Colaboração para o UOL

28/11/2022 18h46

Classificação e Jogos

Em um jogo de muita disputa e poucas oportunidades, o Brasil venceu a Suíça por 1 a 0 e se classificou para as oitavas de final do Mundial do Qatar. O gol foi marcado por Casemiro, após jogada de Vinícius Júnior e assistência de Rodrygo, que vivia a expectativa de começar no lugar de Neymar mas entrou no intervalo do jogo.

No Posse de Bola, transmitido pelo UOL Esporte diariamente às 18h durante a copa do Mundo, Casagrande criticou a jornada de Tite e destacou o trio que construiu o gol da seleção. Para ele, o treinador foi mal ao escalar Fred e deixar Rodrygo no banco.

"O time ficou amarrado, lento, o Fred sempre passa para o lateral ou para o volante, isso era a estratégia da Suíça, não deixar o Brasil colocar velocidade nem racionar rápido. O Tite escalou mal, foi pragmático, era melhor ter o Rodrygo."

"O Tite hoje não fez um bom trabalho, quem ganhou o jogo foram os três jogadores que ganharam a última Champions pelo Real Madrid. Uma bela jogada, mas muito pouco para o que o Brasil poderia fazer, a escalação e a demora para trocar prejudicaram o ritmo do Brasil", analisou Casão.

Trajano: Tite é o maior responsável pela vitória suada do Brasil

José Trajano também criticou as escolhas de Tite e disse que o treinador foi o principal responsável pela dificuldade de criação do Brasil contra a Suíça.

"Tite errou ao deixar Rodrygo no banco e colocar o Fred, o time melhorou com a entrada do Rodrygo, que foi importante para a vitória do Brasil. O Tite foi teimoso, foi o Tite de sempre, contra uma Suíça na retranca e não quis arriscar."

Mauro: Brasil foi burocrático e protocolar

Mauro Cezar destacou a solidez defensiva da seleção brasileira, que ainda não tomou nenhum chute na direção de sua meta em dois jogos, mas disse que a vitória contra a Suíça foi burocrática.

"Não foi tão bom, bem abaixo, contra a Sérvia foi ótimo. As dificuldades foram as esperadas, a Suíça entrou para empatar, não foi para vencer o jogo, só teve uma ou outra oportunidade no segundo tempo, e o Brasil foi muito burocrático, criou muito pouco."

Arnaldo: Casemiro é o principal jogador brasileiros dos últimos anos

Autor do gol da vitória do Brasil, Casemiro foi eleito o melhor em campo contra a Suíça. Arnaldo exaltou mais uma grande partida do volante do Manchester United e disse que ele é o principal jogador brasileiros dos últimos anos, acima de Neymar.

"Casemiro e Neymar têm exatamente a mesma idade, cresceram juntos no futebol, foram da seleção de base juntos. O Casemiro é mais constante que o Neymar. Ele é mais vencedor que o Neymar. Não estou menosprezando o Neymar. Ele também é acima da média, mas não é o principal jogador brasileiro dos últimos anos. Ele é o principal craque, o que desequilibra, mas o mais constante chama-se Casemiro."

Juca: Com Militão, Brasil tem a melhor defesa possível

Juca Kfouri rasgou elogios à atuação do zagueiro Militão improvisado na lateral direita. Diante da lesão do titular Danilo, havia a dúvida se jogaria o defensor do Real Madrid ou o veterano Daniel Alves, que ficou no banco. Segundo Juca, Militão hoje é superior aos dois.

Mauro: Tite precisa aproveitar jogo contra Camarões para fazer testes

Na visão de Mauro Cezar, uma vez que o Brasil já está classificado para o mata-mata, Tite deve aproveitar o último jogo da fase de grupos, contra Camarões, na próxima sexta (2), para testar variações na equipe.

"Esse jogo agora é para fazer experiência, vai ser um jogo faceiro, com gol, alegre, colorido, cheio de bossa. O Tite pode até observar alguns jogadores, pensando num cenário diferente na próxima fase. Deveria fazer isso, é um luxo, quase um treino valendo três pontos, porque a situação está garantida."

Arnaldo: Não pegar Portugal e França antes da final é uma bênção

Portugal venceu sua segunda partida na Copa e, assim como o Brasil e França, também assegurou a classificação. Praticamente garantida como primeira do grupo, a seleção lusa deve parar no outro lado da chave do Brasil no mata-mata, assim como a seleção francesa. Nesse caso, ambas só enfrentariam o Brasil numa eventual final. Para Arnaldo Ribeiro, é bom evitar a dupla até a decisão.

"Portugal é muito mais do que o time do Cristiano Ronaldo. É o time do Bruno Fernandes, esse é o melhor português hoje. E o fato do Brasil não cruzar com Portugal e França até a final é uma benção. A França pode até pegar a Argentina no primeiro mata-mata. Para o Brasil é um cruzamento um pouco mais suave, poucas seleções terão na primeira eliminatória Gana ou Uruguai. Algumas terão seleções muito difíceis."

Qual o jogo 'imperdível' de amanhã?

A última rodada da fase de grupos da Copa começa amanhã (29), com jogos simultâneos. Pelo pote A, às 12h (de Brasília), a Holanda pega o Qatar e o Equador enfrenta Senegal em um confronto direto. Já no grupo B, às 16h, o Irã disputa a vaga com os EUA, enquanto a líder Inglaterra joga contra o lanterna País de Gales. Confira qual o jogo "imperdível" na opinião dos comentaristas.

Assista ao Posse de Bola na íntegra