Em jogo com cinco gols, Gana vence Coreia e segue viva por vaga nas oitavas
Classificação e Jogos
Gana venceu a Coreia do Sul por 3 a 2 na manhã de hoje (28), no estádio Education City, em jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo do Qatar. Clique aqui e veja todos os gols da partida.
Em jogo eletrizante, o placar do confronto foi construído com gols de Salisu e Kudus (duas vezes), para os ganeses, e Cho Gue-Sung (duas vezes), para os coreanos.
Com o resultado, os comandados de Otto Addo se tornaram os vice-líderes do Grupo H, com três pontos somados —empatados com Portugal—, e têm suas chances de se classificar para a próxima fase aumentadas.
Do outro lado, os asiáticos, que somaram apenas um ponto neste Mundial, e veem a vaga para o mata-mata da Copa do Mundo mais distante.
Os outros integrantes do Grupo H, Portugal e Uruguai, se enfrentam na tarde de hoje, às 16h (de Brasília). Na última rodada, a Coreia volta a campo para enfrentar os portugueses e Gana vai jogar contra os uruguaios. Ambas as partidas acontecem na próxima sexta-feira (2), às 12h (de Brasília).
Pressão coreana
Os minutos iniciais da partida foram de imposição da Coreia do Sul. Os asiáticos ficaram com a posse de bola no setor ofensivo na maior parte do tempo, sendo mais efetivos em suas tentativas. Até os 15, a Coreia havia feito quatro finalizações contra nenhuma de Gana.
Do outro lado, Gana fazia de tudo para se defender, tocando na bola para basicamente afastá-la de sua defesa. Um recorte que deixou isso claro foram os sete escanteios para os coreanos antes mesmo de o relógio bater 20 minutos de jogo.
Quem não faz, toma!
Apenas a Coreia tinha aparecido no jogo, mas Gana precisou apenas de uma bola parada para abrir o placar do confronto. Aos 23, Jordan Ayew cobrou a falta em direção à área, o ataque de Gana tentou o desvio de cabeça, mas em um bate-rebate a bola ficou viva dentro da área. Salisu aproveitou a sobra e chutou para o fundo da rede.
O lance foi checado pelo VAR, mas Anthony Taylor confirmou o gol de Gana na primeira finalização da equipe na partida.
Pouco depois, a seleção africana conseguiu ampliar sua vantagem no marcador. Aos 34 minutos, depois de mais um cruzamento de Ayew, Kudus se movimentou nas costas de Kim Younggwon e raspou a cabeça na bola para marcar o segundo gol de Gana no jogo.
Até este momento, a equipe da África havia finalizado apenas duas vezes contra o gol de Kim Seunggyu e balançou as redes em ambas.
Coreia responde
Na segunda etapa, os coreanos foram atrás do empate e conseguiram em pouco menos de três minutos. O primeiro foi aos 12 minutos, com Lee desarmando Lamptey no campo de ataque e cruzando da esquerda. Cho se movimentou bem, nas costas do zagueiro, e se abaixou para cabecear para o fundo do gol.
Pouco depois, aos 15, o próprio camisa 9 fez o seu segundo na partida. Kim Jinsu recebeu de Son e cruzou da linha de fundo. O atacante subiu mais que a defesa ganesa e cabeceou forte. Ati-Zigi chegou até a tocar na bola, mas ela morreu no fundo da rede.
Gana em vantagem novamente
Depois de sentir o empate relâmpago da Coreia, os africanos colocaram a cabeça no lugar e buscaram a vantagem no placar. Aos 23 minutos, Mensah recebeu de Jordan Ayew na esquerda, cruzou de primeira e Iñaki Williams furou na hora de finalizar. A bola sobrou para Kudus chutar de canhota e marcar seu segundo gol na partida.
Defesa ganesa brilha
No final da partida, a Coreia passou a pressionar bastante a defesa ganesa para tentar mais uma vez empatar o confronto. No entanto, os africanos contaram com a boa atuação do goleiro Ati-Zigi, que defendeu uma boa cobrança de falta de Lee Kang-In, e Salisu, que tirou o chute de Kim Jin-Su em cima da linha.
Já nos acréscimos, o goleiro africano fez mais uma boa defesa no chute de Cho —autor dos dois gols coreanos—, para manter sua seleção à frente no placar.
No último lance do jogo, a defesa ganesa afastou a bola para fora do campo, mas a arbitragem encerrou o confronto sem a cobrança da lateral pelos coreanos, que reclamaram bastante e na esteira das queixas, o técnico Paulo Bento levou o vermelho.
FICHA TÉCNICA:
COREIA DO SUL 2x3 GANA
Competição: Copa do Mundo, 2ª rodada do Grupo H
Data e horário: 28 de novembro de 2022, às 10h (de Brasília)
Local: Estádio Education City, em Doha (Qatar)
Árbitro: Anthony Taylor (Inglaterra)
Assistentes: Gary Beswick (Inglaterra) e Adam Nunn (Inglaterra)
VAR: Kevin Ortega (Peru)
Público: 43.983
Cartões amarelos: Amartey (GAN), Jung Woo-Young (COR), Lamptey (GAN), Kim Young-Gwon (COR)
Cartão vermelho: Paulo Bento (COR)
Gols: Salisu (23' 1ºT - GAN), Kudus (34' 1º T - GAN), Cho Gue-Sung (12' e 15' 2º T - COR), Kudus (23' 2º T - GAN)
COREIA DO SUL: Kim Seunggyu; Kim Moonhwan, Kim Minjae (Kwon Kyung-Won), Kim Younggwon e Kim Jinsu; Jung (Hwang Ui-Jo) e Hwan; Kwon (Lee Kang-In), Jeong (Na Sang-Ho) e Son; Cho Guesung. Técnico: Paulo Bento
GANA: Ati-Zigi; Lamptey (Odoi), Amartey, Salisu e Mensah (Rahman Baba); Partey, Abdul-Samed e Kudus (Djiku); André Ayew (Kyereh), Jordan Ayew (Sulemana) e Iñaki Williams. Técnico: Otto Add
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.