Argentina tem decisão, Alemanha nas cordas: o que está em jogo na 3ª rodada
Classificação e Jogos
Acabou hoje (28) a segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2022, com os jogos dos grupos G e H. Brasil, que venceu a Suíça com golaço de Casemiro, e Portugal, que derrotou o Uruguai com destaque de Bruno Fernandes, avançaram às oitavas de forma antecipada, assim como a França.
Das principais seleções da Copa, Argentina, Alemanha e Bélgica estão em situação de alerta. Os sul-americanos, que perderam na estreia, chegam dependendo apenas de si depois de vencer o México. Já os alemães precisam somar três pontos diante da Costa Rica e ficar de olho em Japão x Espanha, enquanto os belgas fazem duelo 'direto' contra a Croácia.
A seguir, veja a situação de cada grupo na terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo.
Grupo A
- Holanda: 4 pontos (saldo +2)
- Equador: 4 pontos (saldo +2)
- Senegal: 3 pontos (saldo 0)
- Qatar: 0 ponto (saldo -4)
País sede da Copa, o Qatar foi o primeiro time eliminado no Mundial da Fifa. Na 3ª rodada, amanhã (29), a Holanda enfrenta os anfitriões e é favorita. Caso vença por um placar elástico, deve confirmar a liderança. Já Equador e Senegal chegam com chance de classificação e fazem uma 'final' no Estádio Khalifa. No atual cenário, os holandeses só ficariam fora se perdessem de goleada para os qataris com Senegal pontuando.
Grupo B
- Inglaterra: 4 pontos (saldo +4)
- Irã: 3 pontos (saldo -2)
- Estados Unidos: 2 pontos (saldo 0)
- País de Gales: 1 ponto (saldo -2)
O Grupo B chega bem embolado para a terceira rodada, com Gales x Inglaterra e Irã x Estados Unidos. Favoritos, os ingleses confirmariam a primeira posição com uma vitória. Já iranianos e americanos brigam diretamente por uma vaga nas oitavas.
Grupo C
- Polônia: 4 pontos (saldo +2)
- Argentina: 3 pontos (saldo +1)
- Arábia Saudita: 3 pontos (saldo -1)
- México: 1 ponto (saldo -2)
Outra chave bem equilibrada é a C. Depois de perder na estreia, a Argentina venceu o México, se recuperou e depende apenas de si para avançar. Os Hermanos têm uma decisão contra a Polônia. O outro confronto é Arábia Saudita x México.
O México, por sua vez, ficou em situação mais delicada. Precisa vencer a Arábia Saudita na última rodada e ficar de olho no outro jogo. Se a Polônia vencer, avançaria às oitavas com um triunfo. Em caso de vitória albiceleste, terá de superar os poloneses no saldo de gols.
Grupo D
- França: 6 pontos (saldo +4)
- Austrália: 3 pontos (saldo -2)
- Dinamarca: 1 ponto (saldo -1)
- Tunísia: 1 ponto (saldo -1)
A França foi a primeira seleção a garantir vaga antecipada nas oitavas. Com duas vitórias, classificou-se ao mata-mata. Agora, é favorita contra a Tunísia e, se conseguir mais um triunfo, deixará Austrália e Dinamarca em uma briga direta para avançar de fase no outro duelo da chave.
Grupo E
- Espanha: 4 pontos (saldo +7)
- Japão: 3 pontos (saldo 0)
- Costa Rica: 3 pontos (saldo -6)
- Alemanha: 1 ponto (saldo -1)
Depois de perder na estreia, a Alemanha flertou com a eliminação precoce. A situação só não é pior porque a Costa Rica venceu o Japão na segunda rodada. Ainda assim, o time treinado por Hansi Flick está na lanterna e precisa de um triunfo contra os costa-riquenhos. Se a Espanha confirmar o favoritismo e vencer os asiáticos, as duas equipes europeias avançariam.
Grupo F
- Croácia: 4 pontos (saldo +3)
- Marrocos: 4 pontos (saldo +2)
- Bélgica: 3 pontos (saldo -1)
- Canadá: 0 ponto (saldo -4)
Croácia e Bélgica, que se enfrentam na última rodada do Grupo F, fazem um confronto praticamente direto por uma vaga nas oitavas. No outro jogo, Marrocos, que venceu o time de Kevin de Bruyne e companhia, enfrenta o eliminado Canadá e avançará com um triunfo.
Grupo G
- Brasil: 6 pontos (saldo +3)
- Suíça: 3 pontos (saldo 0)
- Camarões: 1 ponto (saldo -1)
- Sérvia: 1 ponto (saldo -2)
A seleção brasileira seguiu o caminho da França e, com duas vitórias, garantiu-se nas oitavas da Copa do Mundo. Agora, enfrenta Camarões e, com um empate, assegura o primeiro lugar. Já Sérvia e Suíça duelam pela segunda colocação, em um cenário projetando a derrota de Camarões para o time de Tite.
Grupo H
- Portugal: 6 pontos (saldo +2)
- Gana: 3 pontos (saldo 0)
- Coreia do Sul: 1 ponto (saldo -1)
- Uruguai: 1 ponto (saldo -2)
No fechamento da segunda rodada, Portugal venceu o Uruguai e também se garantiu nas oitavas. Um empate com a Coreia do Sul, na próxima sexta-feira (2), assegura a primeira colocação.
Já Gana e Uruguai se enfrentam. Os africanos avançariam com um triunfo. A Celeste, por sua vez, precisa dos três pontos e 'torce' por uma vitória portuguesa para não ter que fazer conta de saldo de gols.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.