Topo

Em nova crise, Camarões tem goleiro afastado por divergência com técnico

Rodrigo Mattos

Para o UOL, em Doha (Qatar)

28/11/2022 08h43Atualizada em 28/11/2022 11h09

Classificação e Jogos

A lista de relacionados de Camarões para o jogo contra a Sérvia, pela Copa do Mundo do Qatar, tinha uma surpresa: o goleiro titular Onana constava como ausente. A informação é de que ele se desentendeu com o técnico Rigobert Song sobre a forma de atuar. Depois da partida, o treinador confirmou o problema disciplinar, mas negou o corte e disse que Onana poderá seguir na delegação "se respeitar as regras".

É mais uma das crises durante o Mundial enfrentada por times africanos, especialmente por Camarões. Antes mesmo deste episódio, o ambiente já era marcado por questionamentos ao treinador Song tanto sobre sua autonomia como por críticas à federação.

E isso apesar de Song ressaltar que esta seria a primeira vez que Camarões teria uma campanha sem problemas extracampo para lidar. Em outros Mundiais, o time africano enfrentou problemas de relacionamento ou envolvendo premiações de jogadores.

Onana é o goleiro da Inter de Milão, uma das estrelas do time. A Agência France-Presse informou que o problema foi por indisciplina.

Qual seleção vai surpreender na Copa do Mundo do Qatar?

Mas a versão do entorno do goleiro é de que há um desentendimento técnico entre Song e Onana. O goleiro, que tem parte de sua formação no Ajax, tem como características gostar de sair jogando com os pés. O treinador camaronês, no entanto, prefere uma abordagem mais tradicional do jogo com bolas longas quando apertado por marcação pressão adversária.

Com Onana de fora, Epassy foi escalado como titular de Camarões. Ele cumpriu as instruções de Song e espanou a maior parte das bolas para a frente quando os sérvios avançavam.

Mas, no segundo gol sérvio, aceitou um chute de fora da área de MIlinkovic-Savic sem grande força. Um lance que provavelmente teria sido defendido pelo goleiro titular. No fim, Camarões e Sérvia empataram por 3 a 3.

Na entrevista coletiva pós-jogo, Song falou sobre o episódio envolvendo Onana. "Foi uma questão de disciplina. O mais importante é o grupo, existem regras, elas são pela disciplina. O grupo é mais importante do que o individual", disse.

"Quanto a André, vai depender dele. Se ele respeitar as regras, poderá continuar", acrescentou.

Já Aboubakar, autor do segundo gol camaronês, afirmou brevemente: "Não teve problema, não teve problema. Ele sentiu um pequeno problema", afirmou.