Topo

RMP aposta em 'recaída defensiva' de Tite para substituto de Neymar

28/11/2022 09h34

Classificação e Jogos

A seleção brasileira faz hoje (28), às 13 horas (de Brasília), seu segundo jogo na Copa do Mundo do Qatar, contra a Suíça. Com as contusões de Neymar e Danilo, restam dúvidas sobre qual será a decisão de Tite sobre os substitutos, principalmente para a vaga do camisa 10.

No UOL News Copa, transmitido diariamente às 9 horas, o comentarista Renato Maurício Prado falou sobre as possibilidades de ter Fred ou Rodrygo em campo, mas acha que o treinador vai optar por uma formação mais defensiva.

"Acho que com o Fred você ganha mais segurança defensiva. Você já vai jogar com o Militão, que é um lateral improvisado, com o Fred você com certeza já vai proteger mais por ali. Com o Rodrygo você ganha mais leveza, mais criatividade no ataque. Agora, curiosamente, ele está muito em dúvida mesmo, pois testou uma terceira opção, que é intermediária entre o Fred e o Rodrygo, que é o Éverton Ribeiro", disse.

"Eu, se fosse escalar, escalaria com o Rodrygo, mas eu tenho a sensação que o Tite teve uma recaída e vai botar o Fred. Recaída no sentido de que quando ele escalou o time original, que ganhou da Sérvia, ele até surpreendeu a muita gente, inclusive a mim, que não achei que ele ia ter tanta ousadia de botar o time tão pra frente. Ele botou, mas aí veio a contusão do Neymar e acho que ele está tendo uma recaída ao trazer o Fred de novo", completou.

Casão prefere Rodrygo

Se a opção de Tite for por Fred, Paquetá seria o responsável por assumir o papel de Neymar no time, algo que não agrada Casagrande.

"Eu prefiro o Rodrygo. Independentemente do Paquetá estar bem ou mal, 100% ou não. Porque naquela posição que é do Neymar, na minha visão, eu gosto mais de uma pessoa dinâmica. Um jogador mais leve. Um jogador que tenha mais rapidez nos movimentos, que parte para cima do adversário, que vai buscar a bola, que puxa uma tabela", disse Casão.

"O Paquetá faz isso muito bem também. O Paquetá pode jogar aberto na esquerda, pode jogar ali no lugar do Neymar, fazer o segundo volante, mas o Paquetá não tem a mesma dinâmica que aquela posição exige", afirmou.

Energia dos jovens

Para Walter Casagrande Jr. a juventude e talento do elenco brasileiro faz a diferença entre o grupo no Qatar e o que disputou o último mundial.

"A diferença maior da Copa de 2018 para essa é a qualidade técnica e a juventude dos jogadores. Jogadores entusiasmados, que jogam no Real Madrid, que estão arrebentando no Real, ou outro joga no Barcelona, o outro no United. Jogadores que estão empolgando em seus clubes, em campeonatos difíceis, importantes. Vinícius Jr. e Rodrygo foram protagonistas da última Champions, do título do Real", disse.

"São jogadores que tem a idade próxima e você fica bem, se sente bem um do lado do outro. Porque aí vem brincadeiras, vem coisas da idade deles que sempre está movimentando a energia de um grupo. E eu acho que a diferença é essa energia jovem que tem nessa seleção. Acompanhada, obviamente, da qualidade e talento desses garotos. Garotada sempre dá energia. É sempre bom", completou.

Mbappé quebra regra

Eleito craque dos dois jogos da França na Copa do Mundo, Mbappé tem causado polêmica por se negar a dar a entrevista após os jogos e agora por ter quebrado a regra.

"Eu acho inacreditável o que aconteça isso. Inacreditável. Realmente. Os caras são profissionais, ganham furtunas e na hora de dar uma simples entrevista, no momento que foi eleito o melhor jogador da partida se recusa? Acho absolutamente ridículo", disse Renato Maurício Prado.

Relacionamento vai ser bom?

A possível contratação de Vitor Pereira pelo Flamengo também foi tema de discussão. Renato Maurício Prado criticou a forma como o treinador deixou o Corinthians e destacou que teme imaginar como será o relacionamento com o elenco rubro-negro.

"Primeiro eu achei a atitude dele de justificar a não permanência no Corinthians com um problema familiar, de doença, uma mentira deslavada. Infelizmente. Parecia que ele tinha toda razão do mundo, mas aí três semanas depois ele acerta com o Flamengo? Mentiu, mentiu deslavadamente e isso não é legal", disse.

"Eu tenho medo, sinceramente, de como será esse relacionamento. Por, por exemplo, a saída do Dorival provocou uma enxurrada de tuites, de cartas, de manifestações dos jogadores do Flamengo lamentando a saída do Dorival. Como é que esses caras vão receber o Vitor Pereira? E outra coisa, o Vitor Pereira, já se viu isso no Corinthians, é um técnico duro na relação. Não é o tipo Dorival, que os jogadores adoram. Ele brigou com o Róger Guedes, criticou publicamente alguns jogadores. Isso tudo não costuma cair bem no grupo", analisou.

Flamengo deveria ter ética

Para Walter Casagrande, Vitor Pereira enganou o Corinthians no fim do relacionamento e o Flamengo deveria prestar atenção no treinador que está contratando. O comentarista acredita que o time carioca, inclusive, não deveria negociar com o português.

"Mentir descaradamente. Na cara da torcida do Corinthians, dos dirigentes, dos jogadores. Isso é péssimo. E só isso já mostra que, no mínimo, ele tem um caráter duvidoso", disse.

"O Flamengo não deveria contratar o Vitor Pereira por que ele mentiu para o Corinthians. O Flamengo deveria manter uma ética de comportamento que, se o cara mentiu, o cara enganou o Corinthians, que é um clube com que o Flamengo se relaciona há anos. O Flamengo está trocando uma amizade, um relacionamento saudável com o Corinthians por causa de um mentiroso", afirmou Casão.

Confira o programa na íntegra: