Se for 1º, Brasil pode ter rival das oitavas decidido por sorteio; entenda
Classificação e Jogos
É um cenário raríssimo, mas, caso o já classificado Brasil confirme a primeira colocação do Grupo G da Copa do Mundo ao fim da fase de grupos, o adversário da seleção brasileira nas oitavas de final pode ser definido por sorteio.
Os critérios de desempate da Copa do Mundo, nesta ordem, são:
- Melhor saldo de gols;
- Mais gols pró;
- Confronto direto;
- Menos cartões vermelhos;
- Menos cartões amarelos;
- Sorteio.
O adversário do Brasil sairá do Grupo H. Se for líder, a seleção pega o 2º; se terminar em 2º, o líder da outra chave seria o primeiro rival no mata-mata. Existe um cenário em que Coreia do Sul e Uruguai ficam empatados em todos os critérios de desempate. Ele ocorre se, na última rodada, Uruguai ganhar de Gana por 3 a 1 e a Coreia do Sul bater Portugal por 1 a 0. O mesmo acontece se a diferença gols for mantida, mas o número de gols ampliado. Exemplo: 4 a 2 para o Uruguai e 2 a 1 para a Coreia do Sul, ou 5 a 3 para o Uruguai e 3 a 2 para a Coreia do Sul.
Neste momento, até o fim da segunda rodada, as equipes estão empatadas em pontos, mas a Coreia fica à frente por ter mais gols marcados (dois contra zero). No confronto direto, vale lembrar, ninguém leva vantagem, já que Uruguai e Coreia do Sul empataram sem gols na primeira rodada. As equipes também estão igualadas em números de cartões levados — são três amarelos para cada e nenhum vermelho nos dois primeiros jogos.
O cenário citado acima seria o único que faria os times ficarem empatados em todos os critérios. Se o mata-mata da Copa fosse hoje, a Gana seria a adversária do Brasil nas oitavas de final.
Como está o Grupo H no momento
- Portugal -- 6 pontos (3 de saldo)
- Gana -- 3 pontos (0 de saldo)
- Coreia do Sul -- 1 ponto (-1 de saldo)
- Uruguai -- 1 ponto (-2 de saldo)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.