Gakpo iguala gols de Cruyff em Copas, Holanda bate Qatar e avança em 1º
Classificação e Jogos
Quando Cody Gakpo tabelou com Klaasen, entrou na zaga do Qatar e chutou no cantinho, marcando o primeiro gol da vitória por 2 a 0 (o outro foi de De Jong) sobre os donos da casa nesta tarde, ele colocou seu nome ao lado do de Johan Cruyff. Na Copa de 1974, quando a Holanda se tornou a Laranja Mecânica e foi vice-campeã, a lenda também marcou três vezes. Clique aqui e veja os gols do jogo.
O que pouca gente para para pensar é que foram os únicos três gols de Cruyff em Mundiais da Fifa. Em 1970, quando o craque tinha 23 anos, a Holanda não foi à Copa. Em 1978, aos 31 anos, ele recusou a convocação — até hoje os motivos dessa ausência causam controvérsia, se foi por uma briga com a confederação ou um protesto contra a ditadura que governava a Argentina, sede do torneio.
Gakpo, de 23 anos, tem tempo para fazer ainda mais. Ele marcou nos três primeiros jogos da Holanda no torneio e é o grande responsável pela classificação em primeiro lugar do Grupo A. O Senegal ficou com o segundo lugar, com seis pontos, contra quatro do Equador. O Qatar, por sua vez, se despediu da torcida com a terceira derrota em três jogos, algo inédito para um anfitrião — e mais uma vez sem balançar as redes, assim como foi na estreia.
O adversário da Holanda será conhecido ainda hoje (29), com os jogos das 16h (de Brasília) do Grupo B: País de Gales x Inglaterra e Irã x Estados Unidos. Quem ficar com o segundo lugar da chave, abrirá a fase de oitavas de final contra a Laranja Mecânica já neste sábado (3), às 12h (de Brasília), no estádio Khalifa International.
Com as classificações, Holanda e Senegal agora se juntam a Brasil, França e Portugal, seleções que garantiram vaga nas oitavas de final antes mesmo da terceira rodada.
Gakpo, sempre ele
Precisando de uma vitória ampla para não correr risco de perder o primeiro lugar do grupo, a Holanda queria abrir logo o placar para ficar mais tranquilo na partida. Mas não foi assim. Foram necessários 26 minutos —e alguns sustos do ataque qatari— para enfim largar na frente. E sabe com quem? Sempre com ele: o jovem Gakpo, de 23 anos. E com um golaço.
Em uma jogada muito bem trabalhada pela esquerda, setor mais explorado pela Holanda desde o início do jogo, Gakpo recebeu de Memphis na intermediária, tocou de letra para Klaassen, recebeu de volta e, com bastante espaço pela frente, finalizou de direita com categoria, no canto esquerda do goleiro. Quarto gol da Holanda no Qatar, terceiro de Gakpo.
E não foi só isso. Com o gol, o atacante se tornou o primeiro jogador da história da Holanda a marcar em todas as partidas de uma primeira fase de Copa do Mundo.
Atento, De Jong tranquiliza Holanda
Se na etapa inicial a Holanda precisou de mais de 25 minutos para ir às redes, no segundo tempo a história foi mais fácil, graças a uma desatenção da defesa qatari. Aos 5min, Klaassen cruzou da direita na segunda trave, Memphis dominou nas costas e chuta à queima roupa. Barsham defendeu no reflexo, mas, no rebote, De Jong chegou antes que os defensores do Qatar e mandou para as redes. 2 a 0 e tranquilidade para o time de Louis van Gaal.
VAR entra em ação
A torcida laranja voltou a fazer a festa aos 24min da etapa final, mas a alegria foi contida pelo VAR. Depois de Berghuis marcar, o árbitro Bakary Gassama foi acionado para rever o lance no monitor de vídeo e acabou anulando o gol por conta de um toque no braço de Gakpo na origem da jogada. Mais tarde, já nos acréscimos, Berghuis voltou a ficar perto, mas o chute colocado de canhota carimbou o travessão.
Qatar se despede com mais um recorde negativo
Depois de 'garantir' a pior campanha de um anfitrião na história das Copas com duas derrotas em dois jogos, o Qatar acumulou hoje mais um recorde negativo. Tornou-se o primeiro país-sede na história da competição a perder seus três compromissos na fase de grupos. Nos três jogos, levou sete gols e fez apenas um.
Ficha técnica
Holanda 2 x 0 Qatar
Competição: 3ª rodada do Grupo A da Copa do Mundo de 2022
Local: Estádio Al Bayt, em Al-Khor (QAT)
Data e hora: 29 de novembro de 2022, às 12h (de Brasília)
Árbitro: Bakary Gassama (Gâmbia)
Assistentes: Elvis Noupue (Camarões) e Mahmoud Ahmed Kamel Abo El Regal (Egito)
Cartões amarelos: Aké (HOL)
Gol: Gakpo (HOL), aos 26min do primeiro tempo; De Jong (HOL), aos 5min do segundo tempo
Holanda: Noppert; Timber, Van Dijk e Aké; Dumfries, De Roon (Koopmeiners), De Jong (Taylor) e Blind; Klaassen (Berghuis); Gakpo (Weghorst) e Memphis (Janssen). Técnico: Louis van Gaal
Qatar: Barsham; Mohamad (Khidir), Pedro Miguel, Khoukhi, Hassam e Ahmed; Madibo (Boudiaf), Al Haydos (Assadalla) e Hatem (Alaaeldin); Akram Afif e Almoez Ali (Muntari). Técnico: Felix Sanchez
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.