Topo
OPINIÃO

Casão: Sou contra a seleção brasileira não ter um psicólogo na Copa

Colaboração para o UOL

29/11/2022 19h41Atualizada em 29/11/2022 20h59

Classificação e Jogos

Formada por mais de dez pessoas, a comissão técnica da seleção brasileira no Mundial do Qatar não conta com nenhum profissional de saúde mental — tema cada dia mais recorrente entre os atletas de alto desempenho.

No Posse de Bola, transmitido pelo UOL Esporte diariamente às 18h durante a Copa do Mundo, o colunista Casagrande criticou o fato de a comissão de Tite não ter um psicólogo. Como ex-jogador, ele chamou a atenção para a importância do tema.

"Eu sempre defendo psicólogo. O lance de psicólogo numa comissão técnica é que atinge muitas coisas que as pessoas não sabem. Por exemplo, o jogador tem medo numa véspera de jogo, tem ansiedade, fica impulsivo, tem insônia nervosa, todas as sensações que o cidadão comum tem na véspera de algo importante, o jogador também sente. Sou contra o Brasil não ter um psicólogo, o futebol brasileiro é muito resistente a isso."

Casão destacou que o papel de um psicólogo vai além do tratamento de problemas emocionais, ajudando a tranquilizar os jogadores durante uma competição tão intensa e visada como a Copa do Mundo.

"O psicólogo não é só para tratar de problemas emocionais, é para dividir essas sensações que atrapalham o sono, então você vai conversar sobre qual o seu medo, sua ansiedade, o psicólogo começa a te dar respostas que você vai ficando aliviado, porque você tentando resolver essas sensações sozinho, você fica preso dentro delas e não consegue, e um profissional de saúde mental mostra outros caminhos. Então um psicólogo é muito importante numa Copa do Mundo."

'Sempre o melhor'. Seleção brasileira tem soberba?

Casagrande criticou a maneira com que os jogadores brasileiros se relacionam entre si. Para o comentarista, há um exagero na forma que os atletas são vistos sempre como os melhores do mundo em suas posições.

"A seleção brasileira já vem com uma certa soberba. Casemiro fez um golaço, mas para o Neymar já é 'o melhor' volante do mundo, mas agora, depois do gol, porque antes do gol nunca falou. A gente justifica sempre alguma coisa de bom que os jogadores fazem, exagerando na dose. Tudo aqui no Brasil é "O (melhor)". O Neymar é 'o', o Casemiro é 'o', o Richarlison é 'o'. Nunca no futebol brasileiro, entre eles, o companheiro é 'um dos', é sempre 'o'. Isso é soberba."

Casagrande: Kane é 'carta na manga' para Inglaterra crescer no mata-mata

Holanda e Inglaterra comprovaram o favoritismo e passaram em 1º lugar dos respectivos grupos na primeira fase da Copa do Mundo. O colunista Casagrande falou sobre as duas seleções europeias e colocou o time inglês com mais chances de conquistar o título mundial, especialmente pela presença de Harry Kane.

"A Inglaterra ainda tem uma expectativa que melhore porque o Kane não fez gols na primeira fase, e ele é um artilheiro, o principal jogador, gosto pela inteligência futebolística. Pensando que um cara como o Kane dificilmente fique sem fazer um gol em uma Copa do Mundo, então acho que a Inglaterra tem um pouco mais de esperança."

Trajano: Tiago Leifert narrar Irã e EUA foi uma 'ironia'

Em duelo cercado de expectativa devido à rivalidade política, os EUA venceram Irã por 1 a 0 e se classificaram às oitavas de final da Copa. José Trajano disse que o fato de Tiago Leifert, da "SporTV", ter sido escolhido para narrar o jogo foi uma "ironia". O narrador já disse publicamente que, em sua opinião, o futebol não deveria se misturar com política.

"Teve uma ironia hoje na transmissão desse jogo tão esperado entre Irã e EUA, porque futebol não se mistura com política como vocês sabem né. Sabe quem narrou o jogo aqui para o Brasil? Tiago Leifert, vejam vocês o que é a natureza, como diria Zé Trindade", ironizou Trajano.

Arnaldo: Luis Enrique é o personagem da Copa até agora

A Espanha despontou como uma das favoritas para conquistar a Copa do Mundo. Na opinião de Arnaldo Ribeiro, o técnico espanhol Luis Enrique é o principal personagem do Mundial do Qatar até agora, tanto pela forma que a sua seleção atua dentro de campo, como pelo seu jeito de se comunicar. O técnico virou "streamer" e tem feito transmissões ao vivo durante a competição.

Assista ao Posse de Bola na íntegra