Topo

Seleção trata como certeza volta de Neymar na Copa: 'É o protagonista'

Gabriel Carneiro, Igor Siqueira, Danilo Lavieri e Pedro Lopes

Do UOL, em Doha

29/11/2022 10h50

Classificação e Jogos

Quatro membros da comissão técnica da seleção brasileira conversaram com jornalistas na manhã desta terça-feira (29), no estádio Grand Hamad, centro de treinamento da equipe durante a Copa do Mundo do Qatar. Em várias respostas, os ex-jogadores César Sampaio [auxiliar técnico], Ricardo Gomes [observador técnico], Taffarel [preparador de goleiros] e Juninho Paulista [coordenador] trataram com otimismo a recuperação de Neymar.

O camisa 10 do Brasil foi substituído aos 34 minutos do segundo tempo da vitória por 2 a 0 sobre a Sérvia na primeira rodada do Mundial. Ele teve diagnosticada uma lesão de ligamentos no tornozelo direito, com edema ósseo, e foi desfalque contra a Suíça, quando a seleção venceu por 1 a 0 e se classificou para o mata-mata. Ainda não há prazo para o retorno, mas o clima interno é de confiança.

"Neymar é uma referência muito grande, que já contribuiu bastante com a seleção e vai ter o nome dele marcado nessa Copa com certeza, porque é o protagonista e o protagonista tem que estar dentro da história", disse o ex-goleiro Taffarel, campeão mundial em 1994.

O treinador de Alisson, Ederson e Weverton dentro da comissão técnica da seleção ainda afirmou que Neymar está dedicado no tratamento da lesão: "Estou torcendo muito pela recuperação dele, que até na madruga está botando gelo nos dedão dele."

Já Ricardo Gomes foi questionado sobre ter sido cortado da Copa do Mundo de 1994, quando era zagueiro titular da seleção brasileira, mas se lesionou no último amistoso de preparação. Será que Neymar e Danilo, que também está machucado, vivem esse risco?

"Eles voltam. Eles estão muito bem. A experiência de ter sido cortado não tem nada a ver com esses dois casos. Eles estão muito bem, vão nos ajudar com o melhor. Por isso não tive esse tipo de papo com eles, nem pensei nisso, são situações bem diferentes", afirmou Ricardo Gomes.

Neymar está em tratamento no hotel da seleção, assim como o lateral-direito Danilo, que sofreu uma lesão de ligamentos mais simples no jogo contra a Sérvia e também foi desfalque diante da Suíça. O plano é de ter os dois jogadores em boas condições físicas para as oitavas de final. Antes disso, a seleção cumpre tabela contra Camarões nesta sexta-feira (2).

  • Os colunistas do UOL comentam ao vivo os principais destaques do dia da Copa do Mundo do Qatar, Alex Sandro fora do próximo jogo do Brasil, expectativas para Gales x Inglaterra e mais. Assista: