Seleção brasileira vai rodar time contra Camarões e reservas terão chance
Classificação e Jogos
A classificação antecipada do Brasil para as oitavas de final tira um peso do terceiro jogo da seleção na Copa do Mundo, sexta-feira (2), contra Camarões. Com isso, o técnico Tite vai aproveitar para rodar o time e dar minutos em campo para jogadores que ainda não atuaram ou têm poucas chances de entrar com frequência nos jogos.
No treino de amanhã (30), antevéspera do jogo, o treinador vai começar a desenhar a equipe titular, trabalhando inicialmente os movimentos defensivos do Brasil. A tendência é optar pelo bloco de quem começou a Copa na reserva, como Militão e Bremer no miolo de zaga e Daniel Alves na lateral direita — Alex Telles obrigatoriamente entra na esquerda com a lesão de Alex Sandro.
Tite já usou 19 dos 26 convocados. Os que ainda não tiveram o gostinho de jogar neste Mundial são os goleiros Ederson e Weverton, o lateral-direito Daniel Alves, o zagueiro Bremer, os meio-campistas Fabinho e Everton Ribeiro, além do atacante Pedro.
Pensando no jogo contra Camarões, o ponto de partida para a análise por parte da comissão técnica é físico. O Brasil já fez dois jogos e o intervalo do terceiro para a partida das oitavas de final é menor. Normalmente, a seleção tem três dias de espaço para se preparar. Mas o fim da primeira fase para o Brasil e o início do mata-mata serão separados por apenas dois dias.
"A saúde do atleta a gente entende que é fundamental para ter um bom desempenho. Sempre temos essa avaliação fisiológica e gestão de minutos, ainda mais num país em que o clima influencia. Do meio para o final do segundo tempo, as equipes baixam o nível de intensidade, os jogos ficam mais monótonos. Conseguimos impor nosso ritmo e essa gestão de minutos influencia no rendimento direto do atleta", analisou César Sampaio, um dos auxiliares da seleção.
Quem entra? Quem sai?
Uma das alterações certas na comparação com o jogo diante da Suíça é a entrada de Alex Telles na lateral esquerda, já que o titular, Alex Sandro, está machucado.
Alisson passou os dois primeiros jogos sem fazer uma defesa sequer. E vai terminar a primeira fase desse jeito se Ederson for o titular.
Outro setor que pode ganhar um refresco contra Camarões é a zaga. Thiago Silva tem 38 anos, é o capitão do time, e, ao lado de Marquinhos, participou dos dois primeiros jogos completos. Bremer é um dos que aguardam uma chance de mostrar serviço no Mundial.
O outro zagueiro do elenco é Militão, mas o fato de ter se tornado o substituto imediato do lesionado Danilo pode fazer com que a comissão técnica, enfim, opte por usar Dani Alves no Qatar.
Nas duas primeiras partidas, apenas Fred levou cartão pelo Brasil. Mas, como Casemiro é um jogador combativo e foi desfalque por suspensão quatro anos atrás na Rússia 2018, pode entrar no rodízio, dando espaço para Fabinho — o volante do Liverpool ainda não atuou na Copa.
Já Bruno Guimarães entrou durante a vitória sobre a Suíça. A disputa por posição com Fred, diante da alternativa desenhada por Tite para a ausência de Neymar, ficou mais acirrada. Neste caso, precisaria haver uma decisão baseada mais em aspectos técnicos do que físicos, já que ambos não fizeram nem 90 minutos completos, somando as duas partidas.
Mais adiante, na posição originalmente de Neymar, Rodrygo deu mais certo do que Paquetá, que ainda por cima teve sintomas de gripe. Nesse contexto, Éverton Ribeiro é mais um elemento que pode ganhar espaço. Pelo que se desenha, dificilmente Tite o colocará em outro jogo que não o de Camarões logo de cara.
Por fim, no ataque, Tite tem usado bastante seus pontas. Todos os convocados já entraram em campo. O setor ofensivo ainda tem Pedro à espera de uma chance no Qatar. Em tese, ainda que decida poupar Richarlison, Gabriel Jesus é a escolha imediata de Tite e não o atacante do Flamengo.
Nas pontas, Raphinha e Vini Jr começaram ambos os jogos. Mas Martinelli e Antony foram acionados e podem ganhar minutos também na saideira da primeira fase.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.