Austrália surpreende, vence Dinamarca e avança às oitavas da Copa
Classificação e Jogos
A Austrália está nas oitavas de final da Copa do Mundo. Demonstrando muita organização defensiva, os australianos contaram com um contra-ataque mortal para surpreender a favorita Dinamarca, vencer por 1 a 0, e garantir o segundo lugar do Grupo D.
Após segurar a pressão inicial dos dinamarqueses, a Austrália equilibrou as ações ainda no primeiro tempo, que terminou zerado. Na segunda etapa, Leckie fez um golaço em um contra-ataque rápido, aos 15 minutos. Os australianos se defenderam bem e não sofreram para garantir a vitória.
Com o resultado, a Austrália foi a seis pontos e ficou na segunda colocação do Grupo D da Copa do Mundo - a França, com seis, ficou na liderança no saldo de gols -, garantindo vaga nas oitavas de final pela segunda vez na história do país.
A Austrália volta a campo no próximo sábado (3), às 12h (de Brasília). O adversário será o líder do Grupo C, que será conhecido hoje (29), às 16h (de Brasília), quando as seleções da chave - Polônia x Argentina, Arábia Saudita x México - entram em campo.
É a segunda vez que a Austrália chega às oitavas de final da Copa do Mundo em seis participações em mundiais - 1974, 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022. A primeira foi em 2006, quando os australianos caíram para a Itália no mata-mata.
Pressão da Dinamarca dura pouco
Precisando da vitória, a Dinamarca começou o jogo se lançando ao ataque. Não de forma desordenada. Nos primeiros trinta minutos, os dinamarqueses controlaram a posse de bola e conseguiram criar algumas chances perigosas a partir de lançamentos e jogadas pelas laterais.
Foi depois de um lançamento desviado por Braithwaite que Jensen finalizou com perigo pela primeira vez na partida, aos 12 minutos. Sem muito ângulo, o chute do meia parou em boa defesa de Matthew Ryan.
A Dinamarca chegou ainda duas vezes com Skov Olsen. O atacante finalizou por cima aos 14 minutos depois de uma boa jogada de Maehle. Aos 25, ele chutou fraco após cruzamento por baixo e facilitou para o goleiro.
A segunda chance de Skov Olsen foi uma espécie de marco no primeiro tempo. Depois dos 25 minutos, a seleção australiana equilibrou as ações, passando a tocar mais a bola, ditando o ritmo da partida - que passou a ficar mais lenta.
Xô, Zebra!
A pressa atrapalhou os dinamarqueses no início do segundo tempo. Mesmo propondo o jogo nos minutos iniciais, a seleção da Dinamarca não oferecia perigo ao gol de Matthew Ryan. A Austrália continuava com seu plano de jogo mais defensivo, evitando maiores problemas.
Aos 14 minutos, o cenário mais improvável do grupo se tornou realidade. O empate não era bom nem para a Austrália nem para a Dinamarca, já que a Tunísia abriu o placar contra a França. No entanto, a situação da chave ficou assim por pouco mais de um minuto.
Em um contra-ataque muito rápido puxado por McGree, Matthew Leckie recebeu com muita liberdade, de frente para o único homem dinamarquês na defesa. Sozinho, o meia australiano balançou para cima da marcação, levou a bola para a perna esquerda e bateu cruzado, rasteiro, na bochecha da rede, abrindo o placar e fazendo explodir a torcida australiana.
Se a Dinamarca já estava apressada antes de sofrer o gol, as coisas pioraram depois do tento anotado por Leckie. Em uma jornada ruim, os dinamarqueses não conseguiram superar o bom trabalho defensivo dos australianos. Nos minutos finais, até Schmeichel tentou ir para a área, mas o gol de Ryan não foi ameaçado.
O melhor: Leckie
Enquanto a Austrália jogava pelo empate, Leckie fez um bom papel na marcação, ajudando sua seleção a equilibrar a partida no primeiro tempo, após alguns minutos de pressão.
Na segunda etapa, quando a Austrália passou a precisar do gol, Leckie não sentiu a pressão e, na primeira chance que teve, foi muito tranquilo ao cortar o zagueiro e finalizar com precisão para vencer Schmeichel.
O pior: Braithwaite
Durante os minutos de pressão da Dinamarca, Braithwaite funcionou bem como pivô, sempre com um toque na bola. Por outro lado, ele não conseguiu finalizar com perigo, como é esperado de um centroavante.
No segundo tempo, o atacante foi mal, não participou bem das jogadas de ataque e acabou substituído logo após o gol da Austrália.
Ficha Técnica
Austrália 1 x 0 Dinamarca
Competição: 3ª rodada do Grupo D da Copa do Mundo de 2022
Local: Estádio Al Janoub, em Al Wakrah (Qatar)
Data e hora: 30 de novembro de 2022, às 12h (horário de Brasília)
Árbitro: Mustapha Ghorbal (Argélia)
Assistentes: Mokrane Gourari e Abdelhak Etchiali (Argélia)
Cartões amarelos: Behich e Degenek (AUS); Skov (DIN)
Gol: M. Leckie, aos 15 minutos do segundo tempo
Austrália: M. Ryan; Degenek, Souttar, Rowles e Behich; M. Leckie (Hrustic), Mooy, Irvine e Goodwin (Baccus); McGree (Wright) e Duke (MacLaren). Treinador: Graham Arnold.
Dinamarca: K. Schmeichel; R. Kristensen (Bah), J. Andersen, A. Christensen e Maehle (Cornelius); M. Jensen (Damsgaard), Hojbjerg e C. Eriksen; A. Olsen (Skov), Lindstrom e Braithwaite (Dolberg). Técnico: Kasper Hjulmand.
- Os colunistas do UOL comentam ao vivo os destaques da Copa do Mundo na live especial de UOL Esporte. Assista:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.