Topo

Sem Neymar, Vini vira alvo mas faltas se distribuem entre ataque da seleção

Vini Jr. lamenta chance perdida no jogo entre Brasil e Suíça - Marvin Ibo Guengoer - GES Sportfoto/Getty Images
Vini Jr. lamenta chance perdida no jogo entre Brasil e Suíça Imagem: Marvin Ibo Guengoer - GES Sportfoto/Getty Images
Gabriel Carneiro, Igor Siqueira, Danilo Lavieri e Pedro Lopes

Do UOL, em Doha (Qatar)

30/11/2022 04h00

Classificação e Jogos

Sem contar com o lesionado Neymar, a seleção brasileira viu seus atletas serem vítimas de faltas de forma mais distribuída. Diferentemente do que aconteceu na estreia, quando o camisa 10 foi alvo de quase todas as infrações, no segundo jogo praticamente todo o ataque apanhou, com destaque para Vini Jr.

Todos os jogadores de frente sofreram faltas na vitória por 1 a 0 contra a Suíça, mas o jogador do Real Madrid foi o que mais vezes foi ao chão: cinco das 17. Além dele, Richarlison sofreu três faltas, Gabriel Jesus sofreu duas, com Antony, Raphinha e Rodrygo sofrendo uma cada um. Tirando eles, o único que sofreu mais de uma falta foi Alex Sandro.

A diferença quando Neymar joga é considerável. Contra a Sérvia, o Brasil sofreu 12 faltas, sendo que nove delas foram nele. Por conta do estilo de jogo de carregar mais a bola, o camisa 10 já estreou na Copa sendo o atleta mais caçado. Nessa vitória por 2 a 0, além dele, apenas Vini Jr, Alisson e Thiago Silva sofreram uma falta cada.

O excesso de faltas em cima de Neymar, além de tirá-lo da Copa por tempo indeterminado, fez a seleção pedir para que os árbitros protejam mais os jogadores talentosos. Quase todos os jogadores de ataque deixaram o estádio do primeiro jogo reclamando da arbitragem.

A expectativa da comissão técnica é que Neymar continue sendo o mais procurado caso consiga voltar a competição. Por conta disso, o plano é dar a ele o máximo de tempo para recuperar o melhor possível para não sofrer uma nova lesão no mesmo local. Nesta fase de grupos, ele já não joga mais e, mesmo no mata-mata, entrará em campo no sacrifício.

Neymar está em tratamento por 24 horas para tentar se recuperar da lesão no tornozelo direito e tem evoluído de maneira positiva de acordo com avaliação do departamento médico. Ele teve uma febre na segunda-feira (28), mas a seleção diz que isso não atrapalha na recuperação.

O UOL News Copa fala sobre a definição do mata-mata no Mundial, a aposta de Tite nos reservas, o tratamento dos brasileiros lesionados e mais notícias da Copa do Mundo. Confira: