Marrocos vence Canadá, fica em 1º no Grupo F e vai às oitavas após 36 anos
Classificação e Jogos
Marrocos venceu o Canadá por 2 a 1 na tarde de hoje (01), no estádio Al Thumama, em jogo válido pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo do Qatar.
O placar do confronto foi construído com gols de Ziyech e En-Nesyri, para os marroquinos, e Aguerd (contra), para os canadenses. Dessa forma, os africanos conseguiram se classificar para a próxima fase do Mundial depois de 36 anos.
Com o resultado, os comandados de Walid Regragui garantiram a primeira colocação do Grupo F, com sete pontos somados. Agora, aguardam as partidas do Grupo E —que acontecem hoje, às 16h (de Brasília)— para conhecer seu adversário no mata-mata.
Do outro lado, os canadenses, que já estavam eliminados antes mesmo do confronto, encerram sua participação neste Mundial sem somar pontos.
Nas oitavas de final, Marrocos vai jogar contra a seleção que ficar na segunda colocação da chave E. O jogo será realizado na terça-feira (6), às 12h (de Brasília).
Que lambança, goleirão!
Logo nos primeiros minutos da partida, Marrocos aproveitou uma trapalhada do goleiro canadense para abrir o placar. Aos quatro, Borjan saiu da área com a bola após um recuo na fogueira e entregou um presente nos pés de Ziyech. Mesmo de longe, o camisa 7 teve frieza para encobrir o goleiro e balançar as redes.
Esse foi o primeiro gol do atacante em Copas do Mundo.
Marrocos amplia
A seleção africana se impôs na partida desde os primeiros minutos. Além de manter a posse de bola, também mostrou mais efetividade nas construções de suas jogadas.
Aos 23 minutos, Hakimi enfiou uma boa bola para En-Nesyiri nas costas da defesa canadense. O atacante dominou, já na área, e deu um chute forte e rasteiro para vencer o goleiro Borjan.
O empate já classificava o Marrocos, mas os africanos não quiseram se acomodar e entraram em campo buscando a vitória.
Final de 1º tempo emocionante
No final da primeira etapa, o Canadá mostrou que, mesmo eliminado, não foi para o jogo para perder. Aos 40, Adekugbe fez boa jogada pelo lado esquerdo, cruzou rasteiro para a área e, no meio do caminho, Aguerd desviou contra a própria baliza. Bono chegou até a tocar na bola para tentar salvar o Marrocos, mas ela entrou mesmo assim.
Esse foi o primeiro gol contra e o 100º desta edição da Copa do Mundo.
Pouco depois, já nos acréscimos, o Marrocos conseguiu ampliar sua vantagem no marcador. Após a cobrança de uma falta, a defesa canadense afastou mal e a bola sobrou nos pés de En-Nesyri, que deu belo voleio no canto esquerdo de Borjan para estufar as redes. No entanto, o bandeirinha marcou posição irregular de Aguerd, que atrapalha o goleiro no lance, e o gol foi invalidado.
Canadá em busca do empate
O segundo tempo começou com os canadenses se impondo mais no jogo e ficando com a posse no seu setor ofensivo, tentando de todas as formas deixar tudo igual no placar. O Marrocos passou a deixar a bola com o Canadá, apostando em explorar os contra-ataques.
Aos 27, em um lance inacreditável, o empate da seleção canadense não entrou por questão de poucos centímetros. Após escanteio cobrado na entrada da pequena área, Hutchinson testou, acertou o travessão e a bola acabou pingando em cima da linha do gol de Bono. No rebote, Johnston cabeceou desequilibrado sobre a baliza, que estava aberto.
Classificação histórica!
Em suas cinco participações anteriores em Copas do Mundo, o Marrocos só avançou para o mata-mata na Copa de 86. No entanto, caiu para a Alemanha nas oitavas de final.
Com isso, a seleção marroquina conseguiu se classificar pela segunda vez na história depois de 36 anos.
FICHA TÉCNICA:
CANADÁ 1x2 MARROCOS
Competição: Copa do Mundo, 3ª rodada do Grupo F
Data e horário: 1º de dezembro de 2022, às 12h (de Brasília)
Local: Estádio Al Thumama, em Doha (Qatar)
Árbitro: Raphael Claus (Brasil)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo (Brasil) e Danilo Simon (Brasil)
VAR: Julio Bascuñán (Chile)
Público: 43.102
Cartões amarelos: Hoilett (CAN), Osorio (CAN), Adekugbe (CAN), Steven Vitória (CAN)
Gols: Ziyech (4' 1º T - MAR), En-Nesyri (23' 1ºT - MAR), Aguerd (40' 1º T - CAN (contra))
CANADÁ: Borjan; Johnston, Steven Vitória e Miller; Adekugbe (Koné), Osorio (Laryea), Kaye (Hutchinson) e Davies; Buchanan, Hoilett (Wotherspoon) e Larin (Jonathan David). Técnico: John Herdman
MARROCOS: Bono; Hakimi (Jabrane), Aguerd, Saïss e Mazraoui; Amrabat, Ounahi (El Yamiq) e Sabiri (Amallah); Ziyech (Hamdallah), Boufal (Aboukhlal) e En-Nesyri. Técnico: Walid Regragui
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.