Alemanha vence a Costa Rica em jogo de 6 gols, mas é eliminada da Copa
Classificação e Jogos
A tetracampeã mundial Alemanha está fora da Copa do Qatar. Nesta tarde (1), a Alemanha até fez o dever de casa e venceu a Costa Rica por 4 a 2, no Estádio Al Bayt, pela terceira e última rodada do Grupo E, mas não conseguiu se classificar para o mata-mata do torneio. Gnabry abriu o placar logo no início, os costarriquenhos viraram com Tejeda e Vargas, mas Havertz marcou duas vezes e Fullkrug ampliou para decretarem a vitória.
A seleção alemã terminou a fase de grupos os mesmos quatro pontos da Espanha, que foi derrotada pelo Japão por 2 a 1 no outro duelo da chave, mas levou a pior no saldo de gols — primeiro critério de desempate. Os alemães ficaram com um de saldo, enquanto os espanhóis, que golearam a Costa Rica por 7 a 0 na estreia, acabaram com seis positivos. Já a seleção da América Central terminou na lanterna, com três pontos.
Com isso, o Japão ficou na liderança, com seis, e enfrentará a Croácia nas oitavas de final. A partida será disputada na próxima segunda-feira (5), às 12h (de Brasília). A Espanha, por sua vez, encara a seleção de Marrocos na terça (6), no mesmo horário.
Ambas as seleções entraram em campo com chances de classificação. A Alemanha precisava vencer e dependia do resultado da outra partida, mas um triunfo simples bastava para a Costa Rica. Os alemães marcaram um gol logo no início, foram amplamente superiores no primeiro tempo e tiveram oportunidades para aumentar a vantagem. Após o intervalo, a Costa Rica reagiu e virou o placar, resultado que garantia a sua classificação.
Entretanto, os costarriquenhos não conseguiram segurar a Alemanha até o final e levaram três gols. A vitória não bastou para a Alemanha, que falhou em chegar às oitavas de final da Copa pela segunda vez consecutiva. Após surpreender e chegar nas quartas de final da edição de 2014, a Costa Rica repetiu a campanha da última edição e também não passou da fase de grupos em sua sexta participação no Mundial.
Árbitras fazem história
Além do aspecto decisivo, o duelo ganhou uma importância especial antes mesmo de a bola rolar. Isso porque a Fifa escalou três mulheres para apitar a partida, sendo a primeira vez que um jogo de Copa do Mundo foi comandado por um trio de arbitragem feminino. A francesa Stéphanie Frappart foi a árbitra principal, com a brasileira Neuza Inês Back e a mexicana Karen Diaz como assistentes.
Gol tranquilizador no início
A Alemanha fez valer seu favoritismo em campo logo no começo. A primeira chance de perigo aconteceu aos 2 minutos e foi protagonizada por Musiala. A jovem promessa alemã encontrou espaço e chutou firme de fora da área, obrigando Keylor Navas a pular para espalmar a bola para a linha de fundo. Logo depois, Kimmich mandou um cruzamento na medida e encontrou Muller sozinho na área. O atacante não estava impedido e subiu livre para cabecear livre, mas mandou para fora.
Os alemães nem precisaram insistir tanto para inaugurar o placar. Aos 9', Raum chegou até a linha de fundo pelo lado esquerdo e cruzou para a área. Gnabry apareceu entre os zagueiros para cabecear cruzado, superando Keylor Navas e colocando a Alemanha na frente.
A seleção alemã não ficou satisfeita com o 1 a 0 e quis ampliar a vantagem. Goretzka, de cabeça, quase marcou o segundo, aos 13', mas não acertou a meta adversária. Após cerca de 20 minutos de jogo morno, Kimmich arriscou de longe aos 34', mandando uma bomba. Navas quase se complicou, mas defendeu em dois tempos e evitou dar um rebote. Musiala e Gnabry ainda tiveram chances em jogadas individuais, mas também finalizaram para fora.
Falha quase custa a vantagem
Totalmente recuada e dominada pela Alemanha, restava à seleção costarriquenha tentar surpreender em uma bola longa. E foi assim que eles quase empataram a partida antes do intervalo, aos 42'. Oviedo fez um lançamento do campo defensivo e tanto Raum quanto Rudiger falharam ao tentar cortar a bola. Fuller acabou saindo na cara do gol e finalizou sozinho, mas viu Neuer fazer uma grande defesa no reflexo e mandar para escanteio. A Costa Rica desperdiçou a sua única finalização na primeira etapa.
Empate no contra-ataque
A dinâmica da partida se alterou na segunda etapa e a Alemanha viu sua situação ruir. Apesar de ainda controlar as ações do jogo, a equipe foi penalizada em um contra-ataque mortal. Aos 13', a Costa Rica roubou a bola no meio de campo e partiu em velocidade. Fuller recebeu na direita e cruzou para a área. Waston se infiltrou entre os zagueiros, cabeceou à queima-roupa e Neuer conseguiu defender, mas acabou cedendo o rebote e Tejeda mandou para o fundo da rede.
Mas não era somente o empate que complicava a seleção alemã. No outro duelo do grupo, o Japão arrancou uma virada sobre a Espanha e frustrou os alemães, que precisariam superar o elevado saldo de gols dos espanhóis para seguir vivos no Mundial.
Alemanha vai para o tudo ou nada
Mas antes de se preocupar com o outro resultado, a Alemanha precisava vencer a sua partida. Como o empate não servia de maneira alguma, a seleção alemã foi intensificou os esforços para conseguir recuperar a vantagem no marcador. Logo após o tento sofrido, Musiala fez boa jogada individual e carimbou uma bola na trave. Poucos minutos depois, Muller recebeu na área e finalizou no alto, mas acabou mandando para fora. Aos 22', Musiala mandou outro chutaço de fora da área, mas acertou a trave de novo.
Virada na raça
Atropelando mais uma vez as expectativas, foi a Costa Rica quem marcar o terceiro tento da partida. Aos 24' da etapa final, a seleção costarriquenha mandou a bola para a área em uma cobrança de falta. Waston ajeitou de cabeça e Vargas aproveitou uma confusão na saída de Neuer para empurrar a bola com a ponta da chuteira. 2 a 1 parcial que ia dando a classificação ao mata-mata para o país da América Central.
Balde de águe fria
Entretanto, três minutos após sofrer a virada, a Alemanha igualou novamente o placar em um bate-rebate na área da Costa Rica. Kimmich ajeitou, Fullkrug ainda tocou na bola e Havertz recebeu sozinho para tocar na saída de Navas. 2 a 2 que não adiantava para nenhuma das duas seleções.
Navas salva
A Alemanha teve uma grande chance de ficar novamente em vantagem, mas teve um paredão pela frente. Aos 30', Sané foi acionado na velocidade pela esquerda e cruzou para Fullkrug, que vinha sozinho do outro lado. O atacante bateu de primeira na cara do gol, mas Keylor Navas se agigantou e defendeu a finalização à queima-roupa para impedir a virada alemã.
Havertz de novo
Em mais uma reviravolta na partida, a Alemanha chegou ao terceiro gol em uma jogada dos dois autores dos tentos anteriores. Gnabry tirou um cruzamento da cartola e lançou Havertz atrás da marcação pelo lado esquerdo. O atacante do Chelsea apenas ajeitou o pé para escorar a bola para dentro das redes.
Fullkrug amplia, mas não adianta
Apesar de depender do resultado do outro jogo para passar de fase, a Alemanha ainda ampliou. Aos 45', Gnabry foi lançado novamente e cruzou para o meio da área. Fullkrug apareceu para desviar e marcar o quarto gol da Alemanha. O lance chegou a ser anulado por impedimento, mas o VAR revisou a jogada e o tento foi validado minutos depois. Como o Japão surpreendeu e vencer a Espanha, o 4 a 2 no placar eliminou Alemanha e Costa Rica do torneio.
Ficha técnica
Costa Rica 2 x 4 Alemanha
Torneio: 3ª rodada do Grupo E da Copa do Mundo
Local: Al Bayt, em Al Khor, no Qatar
Data e hora: 1º de dezembro de 2022, às 16h (de Brasília)
Árbitra: Stéphanie Frappart (FRA)
Assistentes: Neuza Inês Back (BRA) e Karen Diaz (MEX)
VAR: Drew Fischer (CAN)
Público: 67.054 torcedores
Gols: Gnabry (ALE), aos 9' do 1º tempo, Tejeda (CRC), aos 12' do 2º tempo, Vargas (CRC), aos 24' do 2º tempo, Havertz (ALE), aos 27' e aos 38' do 2º tempo, e Fullkrug (ALE), aos 45' do 2º tempo
Costa Rica: Keylor Navas; Fuller (Bennette), Waston, Vargas, Duarte e Oviedo (Contreras); Aguilera (Salas), Borges, Tejeda (Wilson) e Campbell; Venegas (Matarrita). Técnico: Luis Fernando Suárez.
Alemanha: Neuer; Raum (Gotze), Rudiger, Sule e Kimmich; Gnabry, Goretzka (Klostermann), Gundogan (Fullkrug), Musiala e Sané; Muller (Havertz). Técnico: Hansi Flick.
- O Posse de Bola comenta ao vivo os principais destaques da Copa do Mundo do Qatar com Mauro Cezar, Juca Kfouri, José Trajano e mais colunistas do UOL. Assista:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.