Topo

Lukaku decepciona, Croácia elimina Bélgica com empate e avança em 2º

Lukaku lamenta chance perdida em Bélgica x Croácia na Copa - Francois Nel/Getty Images
Lukaku lamenta chance perdida em Bélgica x Croácia na Copa Imagem: Francois Nel/Getty Images

Rodrigo Mattos, Diego Garcia e Marcello De Vico

Do UOL, em Al Rayyan (QAT) e Santos (SP)

01/12/2022 13h54Atualizada em 02/12/2022 08h12

Classificação e Jogos

Atual vice-campeã do mundo, a Croácia continua na briga pelo título na Copa do Qatar. A geração de ouro da Bélgica, não. Em um dos jogos mais nervosos do Mundial até aqui, especialmente na segunda etapa, o time liderado por Modric viu Lukaku perder grandes chances de gol e segurou o empate de 0 a 0 para avançar para as oitavas de final com a segunda colocação do Grupo F. O Marrocos venceu o Canadá no outro jogo e ficou com a liderança. Clique aqui e veja os melhores momentos da partida.

Os belgas chegaram para a partida em meio a rumores de clima ruim no vestiário, incluindo uma briga entre os jogadores De Bruyne, Hazard e Vertonghen —história essa negada pelo técnico Roberto Martínez. Em campo, não faltou vontade e até grandes chances de gol, especialmente com Lukaku, que entrou no intervalo, mas a derrota inesperada para Marrocos acabou sendo decisiva para a eliminação precoce.

A seleção belga não era eliminada na fase de grupos de uma Copa do Mundo desde 1998, quando ficou atrás de Holanda e México em sua chave. Ausente das Copas de 2006 e 2010, a Bélgica viu sua geração de ouro alcançar as quartas em 2014 e as semis em 2018, sendo, inclusive, carrasco da seleção de Tite nas quartas de final nesta última. A expectativa era de mais uma boa campanha no Qatar, mas a promissora geração liderada por De Bruyne, Hazard e Lukaku decepcionou.

Luka Modric, da Croácia, em ação contra a Bélgica na fase de grupos da Copa do Qatar - Pablo Morano/BSR Agency/Getty Images - Pablo Morano/BSR Agency/Getty Images
Imagem: Pablo Morano/BSR Agency/Getty Images

Já a Croácia, mesmo não apresentando o nível de futebol da Copa de 2018, em que foi vice-campeã, segue na briga para tentar, de novo, chegar longe. O time se classificou com a segunda posição da chave, com cinco pontos, ficando atrás da seleção de Marrocos, que surpreendeu no grupo ao somar sete pontos em três jogos. Já a Bélgica terminou em terceiro, com quatro, enquanto o Canadá deixa o Qatar sem pontuar.

Com o segundo lugar do grupo, a Croácia enfrentará o primeiro colocado do Grupo E, que será conhecido ainda hoje (1) com os jogos das 16h entre Japão x Espanha e Costa Rica x Alemanha. O duelo de oitavas de final está marcado para segunda-feira (5), às 12h, no estádio Al Janoub.

Surpresa na escalação

Eden Hazard (ao fundo) divide banco de reservas com Romelu Lukaku na partida entre Bélgica e Croácia na Copa - Michael Steele/Getty Images - Michael Steele/Getty Images
Imagem: Michael Steele/Getty Images

A derrota para Marrocos com uma atuação bem aquém do esperado fez o técnico Roberto Martínez promover seis mudanças no time titular. A principal delas foi a saída de Eden Hazard, que não ficava no banco de reservas de uma Copa desde 2014, quando o time atuou com os reservas na última rodada da fase de grupos, contra a Coreia do Sul. Hazard foi a campo só aos 42min do segundo tempo, já no finalzinho do jogo.

VAR salva Carrasco

Árbitro Anthony Taylor invalida pênalti a favor da Croácia após checar o VAR - Sebastian Frej/MB Media/Getty Images - Sebastian Frej/MB Media/Getty Images
Árbitro Anthony Taylor invalida pênalti a favor da Croácia após checar o VAR
Imagem: Sebastian Frej/MB Media/Getty Images

Uma das novidades da Bélgica para a partida, Carrasco ficou bem perto de se tornar vilão logo aos 14 minutos de jogo. Após bola de Modric alçada para dentro da área, o belga errou o domínio, deixou a bola escapar e acabou dando o bote em Kramaric; para o árbitro Anthony Taylor, pisão no pé digno de pênalti.

A sorte de Carrasco e da Bélgica é que o VAR entrou em ação e flagrou impedimento de Lovren na jogada, fazendo com o que o juiz inglês, que revisou o lance no monitor, anulasse o pênalti. Sem ter muita convicção do impedimento na imagem mostrada no telão, o público presente no estádio vaiou a decisão da arbitragem.

1ºT sem chutes a gol, mas...

Carrasco disputa a bola com Modric em Bélgica x Croácia na Copa - Igor Kralj/Pixsell/MB Media/Getty Images - Igor Kralj/Pixsell/MB Media/Getty Images
Imagem: Igor Kralj/Pixsell/MB Media/Getty Images

Bélgica e Croácia encerram a etapa inicial com nenhuma conclusão em direção ao gol. Isso, porém, não quer dizer que não houve emoção antes do intervalo. Além do quase pênalti, o time de Modric começou o jogo a milhão com duas chegadas perigosas em menos de dois minutos. Depois de enfim acordar, a seleção belga também teve seus momentos de perigo.

Lukaku entra, Courtois aparece

Lukaku, da Bélgica, disputa com Josko Gvardiol, da Croácia, em jogo da fase de grupos da Copa do Qatar - Francois Nel/Getty Images - Francois Nel/Getty Images
Imagem: Francois Nel/Getty Images

Recuperado de uma lesão na coxa, Lukaku —que já havia entrado na derrota para o Marrocos— foi a campo no intervalo, e foi dele a primeira finalização certa no jogo, de cabeça, logo aos 3min, defendida pelo goleiro Livakovic. A Croácia respondeu no lance seguinte com Kovacic, que chutou colocado da entrada da área e fez Courtois trabalhar pela primeira vez no jogo. Minutos depois, ele voltaria a trabalhar outras duas vezes, com defesas até mais difíceis, em chutes de Brozovic e Modric.

Lukaku é bastante acionado, mas decepciona

Lukaku lamenta chance perdida em Bélgica x Croácia na Copa - Francois Nel/Getty Images - Francois Nel/Getty Images
Imagem: Francois Nel/Getty Images

O segundo tempo passou a ganhar ares de drama a cada minuto, afinal, um gol poderia mudar tudo. Sem ter mais o que perder, a Bélgica se arriscou no ataque e criou muitas oportunidades de fazer o gol que precisava para seguir vivo no Mundial, mas Lukaku decepcionou. Perdendo grandes chances.

Na primeira, o centroavante aproveitou um rebote e, com o goleiro vencido, chutou na trave. Depois, cabeceou sozinho por cima do gol, em lance que viria a ser anulado, já que a bola de De Bruyne havia saído pela linha de fundo antes do cruzamento. Aos 40, perdeu uma última chance em bola cruzada que finalizou sem reação, com a barriga.

Lukaku foi às lágrimas após o apito final. Nervoso, ainda deu um soco em um plástico do banco de reservas, que se quebrou.

Na saída de campo, o deixou o campo visivelmente abatido, com a camisa na cabeça, e foi consolado pela comissão técnica e por alguns companheiros.

O termômetro das arquibancadas no Al Rayyal

Torcedor da Bélgica, antes de jogo contra a Croácia - Chandan Khanna / AFP - Chandan Khanna / AFP
Imagem: Chandan Khanna / AFP

O estádio Ahmad Al Bin recebeu bom público, formado principalmente por torcedores estrangeiros, especialmente dos países próximos ao Qatar. Uma base de croatas e belgas se instalou atrás de cada gol, mas sem muita empolgação. Principalmente pela baixa qualidade técnica do primeiro tempo, que com poucas oportunidades de ambos os lados não animou os 43.984 torcedores presentes.

Na etapa final, a entrada de Lukaku deu injeção de ânimo na Bélgica, que precisava de um gol para avançar, no que seria o primeiro tempo completo do atacante na partida, já que vem se recuperando de lesão. Porém, Lukaku acabou desperdiçando as 3 melhores chances no que seriam os últimos 45 minutos da Bélgica na Copa do Mundo do Qatar.

Desanimados, os belgas nas arquibancadas sentiram o golpe e se calaram até os minutos finais. Os croatas, por sua vez, festejaram o tempo todo um empate que levava a equipe às oitavas de final do torneio.

Ficha técnica

Croácia 0 x 0 Bélgica

Competição: 3ª rodada do Grupo F da Copa do Mundo de 2022
Local: Estádio Al Rayyan, em Al Rayyan (QAT)
Data e hora: 1 de dezembro de 2022, às 12h (de Brasília)
Árbitro: Anthony Taylor (Inglaterra)
Assistentes: Gary Beswick (Inglaterra) e Adam Nunn (Inglaterra)
Público: 43.984
Cartões amarelos: Dendoncker (Bélgica)
Croácia: Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa; Brozovic, Kovacic (Majer) e Modric; Kramaric (Pasalic), Perisic e Livaja (Petkovic). Técnico: Zlatko Dalic
Bélgica: Courtois; Alderweireld, Dendoncker (Tielemans) e Vertonghen; Meunier (Eden Hazard), Witsel, De Bruyne e Castagne; Trossard (Thorgan Hazard), Carrasco (Doku) e Mertens (Lukaku). Técnico: Roberto Martínez

Quem vai ser o artilheiro da Copa do Mundo? Vote!

Enquete encerrada

Total de 1905 votos
46,82%
Adam Pretty - FIFA/FIFA via Getty Images
36,01%
NELSON ALMEIDA / AFP
8,82%
Dan Mullan/Getty Images
2,41%
David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images
1,84%
Aurelien Meunier/Getty Images
1,31%
Catherine Ivill/Getty Images
1,10%
Evrim Aydin/Anadolu Agency via Getty Images
1,10%
JAVIER SORIANO / AFP
0,58%
Buda Mendes/Getty Images