Topo

'Obrigado, Alemanha' e 'noite de agonia': jornais espanhóis detonam seleção

Dani Olmo se lamenta durante Japão x Espanha; europeus quase foram eliminados - Susana Vera/Reuters
Dani Olmo se lamenta durante Japão x Espanha; europeus quase foram eliminados Imagem: Susana Vera/Reuters

Do UOL, em São Paulo

01/12/2022 19h06

Classificação e Jogos

A derrota da Espanha de 2 a 1 para o Japão, em jogo que quase deixou os europeus fora da próxima fase da Copa do Mundo, foi vista pela imprensa local como "agonizante".

Logo depois da partida, que fez a equipe de Luis Enrique avançar às oitavas de final pelo saldo de gols, o sentimento dos jornais era de alívio — e de agradecimento à Alemanha, que acabou vencendo a Costa Rica e evitando uma dupla eliminação de campeões mundiais.

"Obrigado, Alemanha, obrigado, Havertz", estampou o Marca no destaque de seu site. O jornal também destacou o fato de o país, agora, estar em um lado da chave que não tem Brasil e Argentina — duelos contra os sul-americanos só acontecem, agora, em uma possível final.

"O naufrágio foi premiado e significou entrar nas oitavas de final pela parte menos acidentada, sem Argentina e Brasil", prosseguiu.

O Mundo Deportivo, por outro lado, destacou a falta de coragem por parte da equipe. "A seleção espanhola ainda está viva, embora seja difícil para os jogadores tirar o medo de seus corpos."

"A Espanha brincou com fogo em Doha e sucumbiu ao 'sudoku' proposto pela surpreendente equipa japonesa, que fechou o grupo como líder", iniciou o Sport, outro jornal tradicional do país europeu.

"Poucos esperavam uma noite tão agonizante no Khalifa. A Espanha sofreu duas vezes: primeiro porque o Japão venceu o jogo em duas jogadas rápidas e 'anulou' o gol inicial de Morata. Depois, porque a Costa Rica chegou a abrir o placar contra a Alemanha. A história teve um final feliz, mas não precisava de tanto suspense", prosseguiu o veículo da Catalunha.

Por fim, o As fez um agradecimento especial a Havertz, alemão que marcou os gols da virada dos tetracampeões sobre a Costa Rica.

"Doan e Tanaka [do Japão] estavam prestes a nos mandar para casa, mas os gols de Havertz, que deram a vitória da Alemanha sobre a Costa Rica, nos proporcionaram uma chance a mais no campeonato. 'Danke', Kai", publicou o jornal — o termo "'danke", em alemão, significa "obrigado".

Qual a grande decepção da Copa do Mundo na 1ª fase?

Resultado parcial

Total de 2759 votos
58,72%
Thaier Al-Sudani/Reuters
16,71%
BSR Agency/Getty Images
5,33%
Hector Vivas - FIFA/FIFA via Getty Images
1,85%
Khalil Bashar/Jam Media/Getty Images
0,62%
Matteo Ciambelli/DeFodi Images via Getty Images
5,33%
Jam Media/Getty Images
11,45%
Susana Vera/Reuters