Topo

Antony ganha chance na Copa para fazer o que Raphinha ainda não fez

Antony durante Brasil x Suíça: 23 minutos para mostrar serviço ao técnico Tite - Alex Livesey/Danehouse/Getty Images
Antony durante Brasil x Suíça: 23 minutos para mostrar serviço ao técnico Tite Imagem: Alex Livesey/Danehouse/Getty Images
Gabriel Carneiro, Igor Siqueira, Danilo Lavieri e Pedro Lopes

Do UOL, em Doha

02/12/2022 04h00

Classificação e Jogos

A seleção brasileira vai ser escalada só com reservas no jogo de hoje, às 16h (de Brasília), pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. Contra Camarões, o atacante Antony vai ter a oportunidade de entrar de vez na disputa por posição com Raphinha já pensando no mata-mata.

Raphinha é o único do trio de atacantes titular que ainda não participou de gols no Mundial. Para além disso, ele joga na ponta direita de uma equipe que concentra seus ataques pela esquerda, com Vini Jr. Um número simples resume a seleção "torta" no Qatar: o time cria o dobro de chances de gol do lado de Vini em relação ao lado de Raphinha.

Raphinha chegou à Copa do Mundo como titular por causa do bom desempenho desde que começou a ser convocado há pouco mais de um ano. Foram cinco gols e deu quatro passes para gol em só 11 jogos. À frente até de Vini Jr numa possível concorrência, ele secou a fonte no Mundial. Foram três chutes a gol contra Sérvia e Suíça, todos defendidos.

Os dois contra a Sérvia contam como chances perdidas. No primeiro, ele recebeu passe de Paquetá livre na área e chutou fraco. No outro, roubou uma bola na entrada da área, também com marcação distante, e finalizou em cima do goleiro. Os lances foram antes de o Brasil marcar os dois gols de Richarlison com participação de Vini Jr.

Raphinha foi substituído contra a Sérvia já no fim, aos 42 minutos do segundo tempo. Já diante da Suíça saiu mais cedo, aos 28 da etapa final. Neste segundo jogo existe uma estatística que chama muito a atenção: o camisa 11 foi opção de passe para os companheiros somente 28 vezes. Na comparação com Vini Jr existe um abismo, pois o atacante do Real Madrid se ofereceu 72 vezes. Ou seja, o jogo ofensivo do Brasil se concentrou pela esquerda.

Nesta sexta-feira, Raphinha sai do time. A princípio, só para ser poupado. Mas essa decisão abre chance para Antony mostrar serviço. Ele já está totalmente recuperado dos sintomas gripais que teve antes do jogo contra a Suíça.

Aos 22 anos, Antony tem 13 partidas disputadas pela seleção, sendo duas como titular. Nestas duas, deu dois passes para gol. Também marcou dois gols em outras oportunidades em que saiu do banco de reservas. Ele entrou nos dois jogos da Copa do Mundo, com 17 minutos em campo contra a Sérvia e mais 23 diante da Suíça. Ou seja, enquanto Raphinha perde minutos em campo, Antony ganha ao longo da Copa do Mundo.

Tite escancarou na preparação para a Copa do Mundo as disputas por posição no time e Raphinha x Antony é uma delas. Publicamente, o treinador admite que o time titular para o mata-mata pode mudar: "A referência do jogo é importante e não posso precipitar [mudanças no time] porque o campo fala, a bola fala. Tenho que preparar e oportunizar os atletas, mas não sei o quanto de desempenho eles vão dar."

Depois de enfrentar Camarões na sexta-feira, a seleção já volta a campo na segunda, pelas oitavas de final. O adversário é indefinido, assim como a formação do ataque.