Topo

Argentinos se surpreendem com derrota do Brasil para Camarões: 'Histórico'

Dani Alves, do Brasil, disputa a bola com Choupo-Moting, de Camarões, durante partida da Copa - Markus Gilliar - GES Sportfoto/Getty Images
Dani Alves, do Brasil, disputa a bola com Choupo-Moting, de Camarões, durante partida da Copa Imagem: Markus Gilliar - GES Sportfoto/Getty Images

Colunista do UOL, em São Paulo

02/12/2022 18h00

Classificação e Jogos

O duelo Brasil x Camarões de hoje (2) não causou comoção nas TVs e rádios argentinas. Com Tite levando os reservas a campo, as emissoras também promoveram um "rodízio" em seus profissionais e abriram espaço a narradores e comentaristas que até aqui não vinham trabalhando nos jogos da seleção brasileira.

Na Argentina, até aqui, os jogos do Brasil eram transmitidos pelos mesmos profissionais da seleção azul e branca, que joga amanhã, às 16h (de Brasília), contra a Austrália. Houve o consenso de que faria mais sentido descansar as equipes para um jogo decisivo de oitavas de final do que para cumprir tabela na primeira fase.

Na Rádio La Red, a mais ouvida do esporte em Buenos Aires, o narrador Gustavo Cimas destacou a primeira defesa de um goleiro brasileiro na Copa.

"Enfim chegaram ao gol do Brasil e colocaram fim nesta estatística aterradora". O comentarista "El Coco" Ramón apontava que Camarões poderia até mesmo vencer: "Este Brasil reserva desceu do pedestal. É um time bem 'humano'. Se os africanos querem ganhar, não vão encontrar outra oportunidade na história das Copas".

O segundo tempo manteve a sobriedade até o final, quando veio o surpreendente gol de Camarões: "Histórico. Não é todo dia que vemos o Brasil perder em uma primeira fase de Copas. A esta altura, não importa que são os reservas. Marquinhos foi mal na marcação. Era mesmo questão de atacar seu lado, que estava vulnerável", concluiu Gustavo, o locutor.

Ninguém na rádio, porém, imagina o Brasil passando sustos com a Coreia do Sul pelas oitavas de final. "É um jogo para reacomodar os jogadores e ganhar ritmo para o que vem pela frente. O Brasil está pronto para jogar as sete partidas", resumiu o comentarista Gustavo Cimas, prevendo a seleção segura para caminhar até as semifinais. "Mas é histórico sim, desde 1998 não vínhamos o Brasil perder na primeira fase."

TV elogia Antony e Martinelli

Na TV, a única emissora que levou a partida do Brasil ao público nesta sexta foi a TyC Sports, tradicional canal fechado argentino.
A narração foi sóbria (para não dizer morna), sem piadas ou deboche, mesmo com o gol de Camarões.

E quem acabou chamando mais atenção foi o ex-goleiro Sergio Goycochea, comentarista na TV Pública, que fazia suas participações na programação normal da emissora e elogiou muito Antony e Gabriel Martinelli.

"É mesmo impressionante a quantidade de bons jogadores que este país apresenta nas Copas", resumiu, para fazer uma previsão ousada: "Este time reserva do Brasil conseguiria ganhar da Coreia nas oitavas, não acham?"

O gol de Camarões saiu logo na sequência, mas ninguém voltou a questionar Goycochea sobre sua ousada previsão. "Perder, todos perdem. A questão é saber quem não vai perder a última", filosofou.