Topo

Seleção com reservas pode abrir disputa por vagas em time titular na Copa

Tite durante treino da seleção brasileira nesta quinta-feira (1) - Lucas Figueiredo/CBF
Tite durante treino da seleção brasileira nesta quinta-feira (1) Imagem: Lucas Figueiredo/CBF
Gabriel Carneiro, Igor Siqueira, Danilo Lavieri e Pedro Lopes

Do UOL, em Doha

02/12/2022 04h00

Classificação e Jogos

Embora a decisão de Tite de rodar a escalação da seleção brasileira seja, primariamente, por motivos físicos, o jogo contra Camarões, hoje (2), é uma oportunidade de apimentar disputas por espaço no time do Brasil durante esta Copa do Mundo de 2022.

O técnico chegou ao Qatar já tendo duas formações básicas, o que embaralhava a previsão sobre qual delas seria a titular. Para completar, lesões de Danilo e Neymar ainda forçaram Tite a alterar os planos originais pensando no Brasil. Contra Camarões, do goleiro ao ponta-esquerda, nada de titulares. Isso permite observações e um aumento na motivação de quem vai estrear.

"Temos 26 atletas de altíssimo nível. Quem vai jogar? Aí, você pega o Fabinho titular no Liverpool, Ederson no City, Martinelli e Jesus no Arsenal... É muita competição. E dou as melhores condições para que eles compitam no mais alto nível", disse Tite.

Mas, considerando que já aconteceu nesta Copa, há pelo menos quatro situações que podem ser afetadas, dependendo do desempenho que quem começar jogando hoje.

Quem é o reserva da lateral direita?

Com Danilo lesionado durante a estreia frente à Sérvia, Tite optou por usar Eder Militão, zagueiro de origem, na lateral direita no jogo contra a Suíça. Só que diante de Camarões, Dani Alves finalmente vai entrar. Contestado por conta dos mais de dois meses sem participar de uma partida oficial e só treinando no Barcelona B, Dani pode mostrar que está em forma e apimentar a concorrência.

A disputa no meio-campo

Paquetá foi titular na estreia, sendo o segundo volante, jogando mais centralizado. Sem Neymar no segundo jogo, Paquetá foi adiantado, migrando pelo lado esquerdo. Quem entrou como volante/articulador pelo lado direito, posicionando-se defensivamente mais ao lado de Casemiro, foi Fred. Ele novamente será titular contra Camarões, deixando Bruno Guimarães no banco.

Quem é o substituto de Neymar?

A discussão sobre Fred traz como consequência o cenário pensando nas oitavas de final, quando Tite usará a equipe titular. Neymar tem retorno muito improvável na segunda-feira. Assim, como o técnico montará o Brasil?

Contra a Suíça, Tite iniciou com Casemiro, Fred e Paquetá no meio. Só que a mudança de desempenho, positivamente, foi causada pela entrada de Rodrygo na função de Neymar. O Rayo terá a oportunidade de ser titular contra Camarões.

"Não posso precipitar porque o campo fala, a bola fala. Algum de vocês entendia que o Rodrygo pudesse ser tão utilizado quanto foi? A bola fala, o campo fala. Tenho que preparar e oportunizar os atletas e não sei o quanto desempenho eles vão dar", disse Tite.

Ponta direita?

Antony será titular diante de Camarões na ponta direita. Esse pode ser um tempero pensando na disputa com Raphinha. Tite vê no camisa 11 razões para, inicialmente, não cogitar substituição. Uma delas é a batida na bola parada, sobretudo no cenário sem Neymar. Mas ofensivamente Raphinha deixou a desejar nos dois primeiros jogos. Dependendo do que Antony fizer, pode embolar a hierarquia.

Fator histórico

"Já estamos mostrando desde antes e estamos prontos para mostrar novamente que o grupo é forte, bem, treinado e está pronto para qualquer adversidade que tiver na Copa do Mundo. Isso foi falado, a gente sabe, que em Copa nem sempre o time que começa e o time que vai terminar, às vezes por lesão, por um estar melhor que o outro, temos que ter consciência e sabedoria de que todos tem seu papel importante", disse o zagueiro Marquinhos, antes do jogo contra os sérvios.

Ele tem razão ao lembrar que modificações durante as Copas fazem parte do roteiro de campanhas do Brasil. Sejam elas vencedoras ou não.

1994 - Raí era capitão e titular da seleção brasileira, mas Mazinho virou titular a partir das oitavas de final. Além disso, com a expulsão de Leonardo no mesmo jogo contra os Estados Unidos, Branco virou titular até a final. Na zaga, Ricardo Rocha foi titular na estreia, mas se machucou e deu lugar a Aldair.

1998 - Giovanni estreou como titular contra a Escócia, mas Leonardo ganhou o espaço a partir da segunda partida.

2002 - Juninho Paulista foi titular até as oitavas. Mas Kleberson fez um jogaço contra a Bélgica. A partir das quartas, ganhou o espaço.

2006 - Depois de ir bem no terceiro jogo e entrar de forma satisfatória nas oitavas, Juninho Pernambucano foi titular no lugar de Adriano nas quartas de final, jogo que marcou a eliminação do Brasil, diante da França.

2010 - Mesmo sendo lateral, Dani Alves entrou no lugar de Elano no meio-campo a partir do terceiro jogo.

2014 - Dani Alves perdeu o lugar para Maicon a partir das quartas de final. Além disso, o volante Paulinho começou a Copa como titular, só que Fernandinho ganhou espaço

2018 - Na comparação do primeiro com o último jogo, a mudança em relação ao time titular foi causada pela lesão do lateral-direito Danilo. Fagner terminou a competição na equipe principal.