Topo

Flamenguistas e palmeirense estão no fim da fila de Tite em luta por vaga

Weverton, Everton Ribeiro e Pedro, representantes do futebol brasileiro na seleção - Lucas Figueiredo/CBF
Weverton, Everton Ribeiro e Pedro, representantes do futebol brasileiro na seleção Imagem: Lucas Figueiredo/CBF
Gabriel Carneiro, Igor Siqueira, Danilo Lavieri e Pedro Lopes

Do UOL, em Doha (Qatar)

02/12/2022 04h00

Classificação e Jogos

Únicos representantes do futebol brasileiro na seleção, Weverton, Pedro e Éverton Ribeiro estão no fim da fila da seleção brasileira nesta Copa do Mundo. Diante de Camarões, hoje (2), a partir das 16h (de Brasília), pela 3ª rodada da fase de grupos, Tite vai escalar os reservas e, ainda assim, eles começarão no banco.

A provável escalação tem 10 atletas atuando na Europa, com apenas o capitão atuando no México: Ederson; Daniel Alves, Militão, Bremer e Alex Telles; Fabinho, Bruno Guimarães e Rodrygo; Antony, Martinelli e Gabriel Jesus.

A comissão técnica entende que o nível do futebol praticado na Europa está muito acima do que é praticado no Brasil, mesmo quando a comparação é feita entre os times pequenos do Velho Continente e entre os que mais ganham na América do Sul, como Palmeiras e Flamengo.

Os dois flamenguistas têm mais chance de entrar em relação ao palmeirense. O atacante cumpre um papel único na visão da comissão técnica, de fazer um pivô e ser referência como nenhum outro jogador desse elenco. Ao mesmo tempo em que isso o diferencia dos demais, também o coloca como opção para uma situação bem específica de jogo.

Everton Ribeiro, por sua vez, é uma opção intermediária para a ausência de Neymar. Ele não é nem tão ofensivo quanto Rodrygo e nem tão defensivo quanto Fred. Diante da Suíça, na ausência do camisa 10, ele preferiu pelo jogador que mais marcava e, no segundo tempo, fez a troca colocando o atleta do Real Madrid.

O flamenguista ainda pode compor um meio-campo com quatro atletas caso Tite opte por montar um ataque com apenas dois jogadores, o que é bem improvável diante dos últimos testes dessa comissão técnica.

Já Weverton só disputará uma partida de Copa do Mundo em caso de extrema necessidade. Tite se arrependeu de ter usado todas as suas alterações na estreia, contra a Sérvia, o que fez Danilo jogar até o apito final sem suas melhores condições físicas. O lateral já perdeu dois jogos e é dúvida para as oitavas de final. É improvável que ele faça uma troca para dar chance ao palmeirense, a não ser que seja nos minutos finais e com a partida já resolvida.

O UOL News Copa traz análises sobre o confronto Brasil x Camarões, a escalação reserva de Tite, a estreia de Dani Alves, os países classificados, VAR polêmico e mais! Confira: