Lesões podem desfigurar seleção e viram maior ameaça na Copa do Mundo
Classificação e Jogos
A seleção brasileira tem só dois dias de preparação até as oitavas de final da Copa do Mundo e cinco jogadores são dúvidas por causa de problemas físicos: os laterais Danilo, Alex Sandro e Alex Telles e os atacantes Neymar e Gabriel Jesus.
São três titulares da estreia no Mundial (Danilo, Alex Sandro e Neymar) e dois reservas imediatos (Alex Telles e Gabriel Jesus), o que ameaça desfigurar o time no jogo da próxima segunda-feira (5), às 16h (de Brasília), contra a Coreia do Sul. Classificado como líder do Grupo G mesmo com a derrota desta sexta e considerado favorito no primeiro confronto eliminatório, o Brasil tem as lesões como maior ameaça à sua sobrevivência na Copa.
Neymar é a maior preocupação pelo peso que tem na seleção. Ele será reavaliado diariamente para saber se tem condições de jogar na segunda-feira. O camisa 10 está em tratamento de uma lesão de ligamentos no tornozelo direito e vai fazer amanhã (3) o primeiro trabalho com bola no gramado. Segundo o médico da seleção Rodrigo Lasmar, é a percepção de dor de Neymar nesta atividade que vai direcionar os próximos passos.
O zagueiro Thiago Silva, que já teve uma lesão parecida, tem expectativa positiva sobre o retorno do craque do time: "Acho que dor ele vai ter, faz parte. Mas se tudo ocorrer bem, como o planejado, a esperança é que ele fique à disposição."
Caso Neymar não tenha condições de enfrentar a Coreia do Sul, sua vaga fica em disputa: Rodrygo foi o titular da vez, mas Lucas Paquetá fez a função no jogo anterior.
O caso de Alex Sandro, que se recupera de uma lesão muscular no quadril, é bem parecido com o de Neymar: vai treinar com bola amanhã e se der tudo certo avança na transição para as atividades normais. Se as dores prosseguirem, ele segue fora do time.
O substituto de Alex Sandro na lateral esquerda da seleção foi Alex Telles, que atuou alguns minutos contra a Suíça e foi titular diante de Camarões. O problema é que o reserva saiu machucado desta rodada.
"Alex Telles deixou o jogo se queixando de dores no joelho direito após um trauma. Ele foi avaliado e será realizada uma ressonância", disse Lasmar, sobre o suplente da lateral esquerda da seleção.
Caso as notícias sobre os dois jogadores sejam negativas nos próximos dias, a seleção será obrigada a improvisar contra a Coreia do Sul. Nesta rodada quem atuou na lateral por 45 minutos foi o zagueiro Marquinhos, mas utilizá-lo na posição desde o começo obrigaria Tite a desmanchar a dupla de zaga consolidada há quatro anos com Thiago Silva.
Outras alternativas partem do improviso de um lateral. Danilo atua na Juventus como zagueiro pela esquerda e chegou a jogar de lateral-esquerdo nessa temporada, mas sua utilização na posição depende de ele estar fisicamente apto, o que ainda é uma dúvida. Os improvisos de Éder Militão ou Daniel Alves também são possibilidades diante das lesões.
Militão, inclusive, pode jogar na direita caso a opção de Tite seja improvisar Danilo na esquerda.
"A exigência física é cada vez maior, com curto espaço de tempo, efeito cumulativo e pouco tempo de recuperação", resume Tite.
Já Gabriel Jesus foi substituído contra Camarões por causa de dores no joelho direito e também passará por exames. Ele é o reserva imediato de Richarlison na seleção e jogou as três partidas, o que mostra como é importante nos planos de Tite.
A seleção brasileira tem apenas dois treinamentos antes de enfrentar a Coreia do Sul na segunda-feira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.