Topo

Programa do Qatar ironiza eliminação da Alemanha e devolve protesto; veja

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

02/12/2022 08h26

Classificação e Jogos

Um programa de TV do Qatar aproveitou a eliminação da Alemanha na Copa do Mundo para ironizar os protestos feitos pela seleção europeia ao longo da competição. Antes da derrota para o Japão, na primeira rodada, os jogadores alemães colocaram suas mãos sobre a boca para simbolizarem que foram silenciados pela Fifa depois de a entidade proibir o uso da braçadeira de capitão 'One Love', que apoia a causa LGBTQIA+.

A resposta do programa qatari veio na mesma moeda, com todos os participantes colocando as mãos sobre a boca e alguns ainda fazendo o sinal de 'tchau' por conta da despedida precoce da Alemanha na Copa do Mundo (veja mais abaixo).

Derrotada na estreia pelo Japão, a Alemanha empatou com a Espanha na segunda rodada e até venceu a Costa Rica ontem (1), por 4 a 2. A pontuação, porém, não foi suficiente para avançar no Grupo E, que teve Japão e Espanha classificados.

Além do próprio time, membros do governo alemão também se posicionaram contra a proibição da Fifa à braçadeira 'One Love' no primeiro jogo. Nancy Faeser, ministra federal alemã do Interior e Comunidade, foi flagrada nas tribunas do Estádio Internacional Khalifa utilizando a faixa em seu braço esquerdo.

Steffen Hebestreit, porta-voz do Estado, também já havia declarado frustração com a medida adotada pela entidade esportiva. "Vemos que aparentemente não é possível, no âmbito desta Copa do Mundo, se posicionar ou exibir um símbolo de compromisso (com a causa LGBTQIA+)".

Qual a grande surpresa positiva da Copa do Mundo na 1ª fase?

Resultado parcial

Total de 1448 votos
6,98%
REUTERS/Marko Djurica
8,91%
Alberto PIZZOLI / AFP
1,31%
Francois Nel/Getty Images
1,86%
David S Bustamante/Soccrates/Getty Images
2,14%
Shaun Botterill - FIFA/FIFA via Getty Images
36,12%
Buda Mendes/Getty Images
6,22%
Ryan Pierse/Getty Images
4,70%
Rico Brouwer/Soccrates/Getty Images
31,77%
Dylan Martinez/Reuters