Topo

RMP critica escalação de Fred contra Camarões: 'Não faz o menor sentido'

02/12/2022 09h35

Classificação e Jogos

A seleção brasileira encerra hoje sua participação na fase de grupos da Copa do Mundo do Qatar, encarando Camarões, às 16 horas (de Brasília). Com a vaga já garantida, o técnico Tite vai mandar a campo uma formação apenas com reservas.

No UOL News Copa, transmitido diariamente a partir das 9 horas da manhã, o comentarista Renato Maurício Prado questionou a presença de Fred entre os titulares, pedindo uma chance para Bruno Guimarães

"O que eu realmente não me conformo é com essa escalação do Fred. Não faz o menor sentido. A não ser a 'velha panela' do professor Adenor. O Fred já começou um jogo como titular, o jogo passado, jogou os 45 minutos. Seria muito mais lógico, muito mais sensato você colocar o Bruno Guimarães. Inclusive porque o Fred tem um amarelo. O que o Tite está querendo fazer? Por acaso está querendo que o Fred tome o segundo, para não jogar nas oitavas de final?", disse.

"Eu não consigo entender. Para mim isso é um contrassenso total e completo. Assim como também acho que o Gabriel Jesus já entrou duas vezes, o mais correto seria começar com o Pedro", completou.

Alerta contra Camarões

Para o comentarista Walter Casagrande Jr., a seleção brasileira precisa ficar alerta no jogo de hoje para evitar uma surpresa que possa tumultuar o ambiente para as oitavas de final. Para ele, as derrotas de Espanha e França deixam claro o risco, e pontua a motivação dos africanos.

"Os caras vão jogar a final da Copa hoje. O Brasil é superior, o favoritismo é do Brasil, eu acho difícil perder, mas não acho impossível nem improvável", disse.

A opção por Fred

Acompanhando a seleção brasileira de perto, o repórter Igor Siqueira falou da partida de logo mais e a decisão de Tite em poupar os jogadores que vinham sendo titulares. A escalação de Fred, que já levou cartão amarelo, parece ser a grande questão da escalação.

"Olha essa é uma questão, realmente. O que a gente consegue ter é entendimento de umas questões aqui: a manutenção do Fred para manter a estrutura que o Brasil vinha trabalhando, já que ele não foi titular no time ideal do Brasil, na estreia, quando a comissão optou pelo Paquetá e o Neymar mais na frente. Então imaginando que no próximo jogo, volte todo mundo e aí o Paquetá ocupe aquela função, diferentemente do que aconteceu diante a Suíça, o Paquetá seria esse segundo volante e o Rodrygo ocuparia a função, seria o substituto direto do Neymar", disse.

Volta para as oitavas?

Se o jogo contra Camarões serve apenas para confirmar a liderança do grupo, a partida das oitavas é de vida ou morte. Por isso mesmo, o torcedor quer saber quais as chances de Danilo e, principalmente, Neymar voltarem a defender a seleção.

"O Danilo está nessa fase de transição, de ficar na maca com eletrodos no tornozelo, recebendo massagem, para esse processo de trabalho físico no campo. O Danilo a gente já vê numa fase mais adiantada, que é uma possibilidade de jogar nas oitavas de final. O Neymar ainda não", reportou Igor Siqueira.

A imagem é clara?

A polêmica do gol do Japão também foi assunto no programa. O ex-árbitro Fifa Alfredo Loebeling explicou sobre o protocolo que acabou validando o gol que resultou na eliminação da Alemanha e quase mandou os espanhóis mais cedo para casa.

"A Fifa em determinado momento fala assim: se o lance não for conclusivo, então você mantém a decisão de campo. Ok, mas a partir do momento em que você tem essa imagem, milímetros de parte da esfera sobre a linha, ela é conclusiva", explicou Loebeling.

Quem são os favoritos?

Como acontece tradicionalmente no programa, os comentaristas apresentaram seus rankings de favoritismo para ficar com a taça. Obviamente, as derrotas de França e Espanha provocaram alterações. Na hora de comentar os duelos das oitavas, os espanhóis receberam um alerta

"Olha, se a Espanha jogar como jogou ontem tem (risco). O time do Marrocos pode dar problema para a Espanha sim", disse RMP.

"Eu acho que Marrocos vai passar. Por que a Espanha não merece mais ir avante pelo descaso e a soberba do jogo contra o Japão", cravou Casão.

Confira o programa na íntegra