Técnico da Sérvia é acusado de racismo em Kosovo por gol contra Suíça
Classificação e Jogos
O técnico Dragan Stojkvoic, da Sérvia, foi acusado de racismo em Kosovo — antiga república iugoslava e país originário dos atletas suíços Shaqiri e Xhaka — pela comemoração do segundo gol sérvio na partida válida pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. A Suíça venceu o jogo por 3 a 2.
Após o jogo, os kosovares usaram as redes sociais para acusar o treinador de racismo no momento do gol de Vlahovic, atacante da Juventus (ITA), que no momento assegurava o triunfo sérvio por 2 a 1. A movimentação da internet foi tamanha que a ministra de relações exteriores de Kosovo, Meliza Haradinaj, cobrou um posicionamento da Fifa.
"O racismo de Stojkovic, da Sérvia, capturado ao vivo pela câmera xingando mães de Kosovo e da Albânia. Esperando que a Fifa aja de acordo contra este vergonhoso e covarde ato", escreveu a ministra em postagem no Twitter.
De acordo com Meliza, o comandante da Sérvia usou palavras ofensivas e sexistas contra albanesas e kosovares. Segundo ela, os sérvios "não sabem perder nem no futebol".
Vjosa Osmani, presidente do Kosovo, também se manifestou nas redes sociais e compartilhou uma foto de Shaqiri e Xhaka provocando os sérvios com gesto que que imita a águia, presente na bandeira da Albânia.
O jogo de hoje foi marcado por provocações. Granit Xhaka, da Suíça, iniciou uma confusão generalizada no segundo tempo, ao fazer um gesto obsceno no decorrer do segundo tempo.
Na primeira etapa, o suíço Shaqiri provocou os torcedores sérvios ao comemorar o gol levando um dos dedos à boca, pedindo silêncio. Vlahovic respondeu ao repetir o gesto ao fazer 2 a 1 para os sérvios
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.