Adversário na Copa, técnico da Coreia não durou 3 meses em clube brasileiro
Classificação e Jogos
O técnico da Coreia do Sul, adversária do Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar, é um "velho conhecido" do futebol brasileiro. O treinador português Paulo Bento, de 53 anos, trabalhou no Cruzeiro em 2016, mas ele não aguentou três meses no comando do clube e teve uma passagem que não deixou saudades no time mineiro.
Paulo Bento foi anunciado pelo Cruzeiro em 11 de maio daquele ano e esteve à frente da equipe por 75 dias, sendo demitido em 25 de julho. O técnico tinha trabalhado no Sporting e na seleção de Portugal e chegou badalado ao Brasil. Só que o relacionamento durou pouco.
Em 17 partidas com o treinador, o Cruzeiro somou seis vitórias, três empates e oito derrotas. A campanha rendeu um aproveitamento de 41,1% dos pontos disputados e o cruzeiro ocupava a vice-lanterna do Campeonato Brasileiro antes de ele ser mandado embora.
Além do problema da falta de resultados, principalmente no Mineirão, ele se complicou com o elenco ao manter jogadores mais experientes no banco de reservas mesmo com a situação delicada na tabela. A insatisfação também começou a ser manifestada nas arquibancadas, e ele não contava mais com o apoio da torcida em seus últimos jogos.
Essas foram algumas das razões que culminaram em sua saída do Cruzeiro. Um dia após a demissão, o clube mineiro anunciou a volta de Mano Menezes para o cargo. Em pouco tempo, o técnico brasileiro "descobriu" por que a equipe não rendeu com o profissional português. Segundo Mano, os trabalhos físicos adotados por Paulo Bento não favoreciam a forma de jogo do futebol brasileiro.
Após deixar o Cruzeiro, o treinador português foi contratado no mesmo ano pelo Olympiakos, da Grêcia, onde ficou até o início de 2017. Depois, ele assumiu o Chongqing Dangdai, da China, antes de ser contratado pela Coreia do Sul, onde está desde agosto de 2018. Seu contrato com a seleção sul-coreana tem validade até o final deste ano, de acordo com dados da plataforma especializada 'Transfermarkt'.
No comando da Coreia, Paulo Bento conquistou a classificação para a Copa do Mundo. A seleção asiática caiu no Grupo H do Mundial do Qatar, junto de Gana, Portugal e Uruguai. A equipe estreou com empate sem gols contra os sul-americanos e foi derrotada por 3 a 2 pelos africanos no segundo jogo — jogo em que o técnico foi expulso por reclamação.
Entretanto, a Coreia do Sul buscou a virada contra os portugueses no último jogo da fase de grupos e conseguiu se classificar em segundo nos critérios de desempate, entrando no caminho da seleção brasileira. A partida contra o Brasil será realizada na segunda-feira (5), às 16h (de Brasília), no Estádio 974.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.