Topo

Ainda falta o título, mas Holanda confirma ser 'seleção de chegada'

Jogadores da Holanda comemoram gol de Dumfries contra os Estados Unidos - Anne-Christine POUJOULAT / AFP
Jogadores da Holanda comemoram gol de Dumfries contra os Estados Unidos Imagem: Anne-Christine POUJOULAT / AFP
Julio Gomes, colunista do UOL e em Doha (Qatar)

03/12/2022 14h02

Classificação e Jogos

A Holanda era irrelevante, praticamente inexistente, até, para o futebol mundial até o surgimento de Rinus Michels, Johann Cruyff e companhia, nos anos 70. Apesar de não ter um título mundial, o país é considerado um "grande" pela influência que tem no futebol - seja prática, seja teórica, seja até mesmo emocional.

De 1974 para cá, foram disputadas 12 Copas do Mundo - esta é a 13a. A Holanda esteve em 9 delas, ou seja, fracassou quatro vezes na tentativa de disputar o Mundial, como quatro anos atrás. Se é verdade que, às vezes, a Laranja decepciona em eliminatórias, é verdade também que, quando disputa uma Copa, vai longe.

Das nove Copas que disputou desde Cruyff, a Holanda ficará pela sétima vez entre as oito melhores seleções da competição - ou seja, 78% das vezes. É uma seleção "de chegada", ainda que nunca tenha conseguido o objetivo final, que é ser campeã.

Quem chega mais que a Holanda?

Nos últimos 50 anos, o recorte que leva em conta a entrada dos holandeses no cenário, só o Brasil conseguiu chegar mais nas Copas que disputou - são 10 vezes entre os oito melhores nas últimas 12 Copas. Se passar pela Coreia do Sul na segunda-feira, a seleção brasileira chegará pelo menos às quartas em 11 de 13 Mundiais (85%).

A Alemanha chegou 10 vezes entre os oito melhores nas 13 Copas de 1974 para cá (77%). Se passar pela Austrália ainda neste sábado, a Argentina ficará entre os oito melhores pela oitava vez em 13 Copas (62%, bem abaixo do "índice de chegada" holandês). Se passar amanhã, a França também pode chegar, como a Holanda, pela sétima vez entre os oito neste período, mas disputou 10 Copas.

Se a Argentina passar pela Austrália, Holanda e Argentina irão se enfrentar pela sexta vez em Copas do Mundo. Só três duelos se repetiram mais vezes (7): Brasil x Suécia, Alemanha x Argentina e Alemanha x Iugoslávia/Sérvia.