Topo

Sevilla confirma lesão de ligamentos e pede retorno de Telles à Espanha

Alex Telles chora ao ser substituído por lesão no duelo entre Camarões e Brasil - Clive Brunskill/Getty Images
Alex Telles chora ao ser substituído por lesão no duelo entre Camarões e Brasil Imagem: Clive Brunskill/Getty Images

Thiago Arantes

Colaboração para o UOL, em Barcelona

03/12/2022 11h41Atualizada em 03/12/2022 13h20

Classificação e Jogos

A lesão no joelho direito, que tirou Alex Telles da Copa do Mundo, deve afastar o lateral-esquerdo dos gramados por um período de pelo menos 3 meses. Segundo apurou o UOL Esporte, a ideia do Sevilla é fazer um tratamento conservador, para evitar uma cirurgia.

Em nota oficial, o clube espanhol disse que o jogador teve uma ruptura parcial de grau 2-3 no ligamento lateral interno, e uma afetação parcial do ligamento cruzado posterior. Ele começará o tratamento conservador ainda no Qatar, com a seleção, mas irá para a Espanha realizar a segunda etapa do tratamento.

Segundo fontes do clube, a esperança é de que Telles possa voltar aos gramados para a reta final da temporada europeia. O clube andaluz ocupa atualmente a 18ª posição na Liga Espanhola, onde luta contra o rebaixamento. Na Europa League, o próximo desafio é em 16 de fevereiro, contra o PSV; o clube evita estipular um prazo definitivo para o retorno.

Titular diante de Camarões no lugar do lesionado Alex Sandro, Telles deixou o gramado chorando aos 9 minutos do segundo tempo. Ele tomou uma pancada em uma bola dividida pelo alto e, apesar de não ter o pé no chão, caiu na hora com dores. Ele ainda tentou voltar a jogar, mas não aguentou e foi substituído por Marquinhos.

Na manhã deste sábado, a CBF confirmou que a lesão afastaria Alex Telles da Copa do Mundo. A CBF oficializou às 9h40 (de Brasília) a "impossibilidade de recuperação a tempo de participar da Copa" tanto de Telles quanto do atacante Gabriel Jesus, também lesionado na partida contra os africanos. "Acompanhados pelo médico da seleção brasileira, Rodrigo Lasmar, eles realizaram uma ressonância magnética no joelho direito que confirmou as lesões", informou a entidade.

Também neste sábado, Gabriel Jesus disse que gostaria de continuar com o grupo no Qatar; ainda não há data para a volta de Alex Telles a Sevilha. Em nota, o clube cita que ele retornará quando "estabilizar a lesão".

Os dois são considerados reservas, mas a situação da lateral esquerda preocupa a comissão técnica. Alex Sandro, o titular da posição, está com lesão muscular no quadril e tem data de retorno ao gramado incerta, enquanto Danilo, lateral-direito, se recupera bem de uma lesão de ligamentos no tornozelo esquerdo; caso esteja recuperado, a tendência é que ele seja o titular pela esquerda contra a Coreia do Sul, às 16h de segunda-feira.

Lista fechada

Uma dúvida que aparece neste momento é a possibilidade de trocar os dois jogadores na lista de 26 inscritos da Copa, se dá para substituí-los por outros nomes. Segundo o regulamento da competição, isso é proibido.

As regras da Copa do Mundo até preveem trocas nas listas de convocados, mas somente até 24 horas antes da estreia e desde que seja comprovada por laudo a gravidade da lesão. Neste caso, qualquer jogador escolhido pela comissão técnica da seleção poderia ter sido convocado.