Topo

Seleção pode substituir Gabriel Jesus e Alex Telles na Copa? Entenda regra

Tite perde duas opções entre as 26 convocadas para a Copa do Mundo - Markus Gilliar/GES Sportfoto/Getty Images
Tite perde duas opções entre as 26 convocadas para a Copa do Mundo Imagem: Markus Gilliar/GES Sportfoto/Getty Images
Gabriel Carneiro, Danilo Lavieri e Pedro Lopes

Do UOL, em Doha

03/12/2022 09h29

Classificação e Jogos

Substituídos com dores na partida contra Camarões que fechou a fase de grupos da Copa do Mundo nesta sexta-feira, o atacante Gabriel Jesus e o lateral-esquerdo Alex Telles foram examinados, não têm condições de jogo para a sequência da competição e vão ser cortados da seleção brasileira.

Uma dúvida que aparece neste momento é a possibilidade de trocar os dois jogadores na lista de 26 inscritos da Copa, se dá para substituí-los por outros nomes. Segundo o regulamento da competição, isso é proibido.

As regras da Copa do Mundo até preveem trocas nas listas de convocados, mas somente até 24 horas antes da estreia e desde que seja comprovada por laudo a gravidade da lesão. Neste caso, qualquer jogador escolhido pela comissão técnica da seleção poderia ter sido convocado.

A seleção brasileira passou ilesa às lesões na semana de treinos em Turim e também nos dias antes da estreia já no Qatar e só começou a se preocupar com o assunto depois da estreia contra a Sérvia, quando Danilo e Neymar tiveram lesões de ligamentos no tornozelo. Contra a Suíça foi a vez de Alex Sandro sair com dores musculares no quadril. Já diante de Camarões, o quadro mais grave: com lesões nos joelhos direitos, Gabriel Jesus e Alex Telles foram substituídos e hoje foi definido o corte após exames.

Dos três primeiros, Danilo já é esperado para enfrentar a Coreia do Sul nas oitavas de final da Copa do Mundo, na segunda-feira (5). Já Alex Sandro e Neymar vão testar nestes dois dias se a volta é possível para o confronto eliminatório.

Vale lembrar que o número de 26 convocados só foi possível por causa de um pedido dos treinadores das seleções à Fifa. A possibilidade de contaminação de jogadores pela covid-19 durante o torneio fez, na visão das comissões técnicas, necessário ter mais opções para substitui-los, já que eles teriam que ser isolados do restante da delegação. Normalmente são 23 convocados.

Além disso, a realização da Copa entre novembro e dezembro [para minimizar o calor do Oriente Médio], e não nos tradicionais meses de junho e julho, também foi um argumento. Como a temporada de clubes estará em andamento na maioria dos países, incluindo a elite europeia que cede mais jogadores à Copa, o risco de lesões era visto como grande.

A Copa também vai durar menos dias, 29 em vez de 32, com menos tempo de descanso entre as partidas.

Com os cortes de Alex Telles e Gabriel Jesus, a seleção segue com 24 jogadores à disposição de Tite na sequência da Copa do Mundo.