Mbappé faz golaços, França vence a Polônia e vai às quartas da Copa
Classificação e Jogos
A França está mais uma vez entre os oito melhores da Copa do Mundo pela terceira edição consecutiva. Com um gol histórico de Giroud e dois golaços e uma assistência de Mbappé, os Bleus levaram a melhor sobre Lewandowski e Szczesny, venceram a Polônia por 3 a 1 no estádio Al Thumama, hoje (4), e avançaram para as quartas de final da Copa do Qatar, juntando-se a Holanda e Argentina. Clique aqui e veja os gols da partida.
Agora, a França espera pelo jogo de daqui a pouco entre Inglaterra e Senegal, às 16h (de Brasília), para conhecer o seu próximo adversário no Qatar. Quem levar a melhor, encara os franceses nas quartas de final no próximo sábado (10), também às 16h, no Al Bayt.
Melhor goleiro da fase de grupos da Copa, Szczesny entrou em campo com a missão mais complicada até então: parar Mbappé e o forte ataque francês, mas não conseguiu. Com dois golaços no segundo tempo, o atacante de apenas 23 anos chegou a nove gols em Copas do Mundo —superando Maradona e Cristiano Ronaldo, ambos com oito— e ainda se isolou na artilharia do torneio no Qatar, agora com cinco tentos.
Reserva de Benzema, Giroud também foi destaque. Ele ganhou a posição de titular após a lesão do atacante do Real Madrid antes mesmo do início da Copa e, até aqui, vem dando conta do recado. Com o gol, o primeiro da França na partida e o terceiro dele no torneio, ele chegou a 52 pela seleção francesa e se isolou como maior artilheiro da história dos Bleus, deixando para trás o astro Thierry Henry.
A Polônia, por sua vez, perdeu a chance de igualar suas melhores campanhas na história das Copas. Em 1974 e 1982, o país de Lewandowski fez grandes campanhas e ficou com a terceira colocação.
França começa em cima...
Os primeiros minutos de jogo no Al Thumama foram só da França. Enquanto a Polônia mal conseguia passar do meio-campo, os franceses usavam a paciência e a velocidade para dar trabalho a Szczesny. Em todas, porém, ele se mostrou bastante seguro, como em chute forte de Koundé da intermediária que defendeu no canto direito baixo.
Polônia ameaça reação
Foi somente aos 20 minutos que a Polônia, enfim, conseguiu sair do campo de defesa e assustar a França. E sabe com quem? Com Lewandowski, é claro, com uma bomba da entrada da área que passou perto. Foram duas boas chegadas até os franceses voltarem a levar perigo aproveitando, especialmente, falhas na saída de bola polonesa.
Aos 28, o placar só não foi aberto por um detalhe. Frankowski errou passe no campo de defesa, Dembélé recebeu de Griezmann pelo lado direito da área e cruzou rasteiro. Mas o passe saiu forte demais e Giroud, completamente sozinho e com o gol à frente, não conseguiu mandar a bola para as redes mesmo chegando de carrinho.
Lloris salva gol em jogo histórico
Se Dembelé e Giroud assustaram aos 28, aos 37 foi a vez de a Polônia chegar com ainda mais perigo, na grande chance do primeiro tempo (até o gol). E se os poloneses tinham Szczesny, a França tinha Lloris, que ao entrar em campo chegou ao 142º jogo com a camisa dos Bleus e se tornou o jogador com mais partidas na história da seleção, igualando-se a Lilian Thuram, campeão do mundo em 1998.
Aproveitando o exposto lado direito da defesa francesa, Bereszynski passou por Koundé na ponta esquerda e cruzou com desvio; Zielinski tentou dois chutes fortes, Lloris e Theo Hernández bloquearam, e, na sobra, Kaminski finalizou cruzado. A bola passou por Lloris, mas Varane tirou em cima da linha.
52 vezes Giroud!
Quando o jogo parecia caminhar em 0 a 0 para o intervalo, uma jogada muito bem trabalhada enfim fez a França superar a defesa polonesa e Szczesny. Consciente, a seleção francesa teve paciência até encontrar Mbappé, que levantou a cabeça e deu passe na medida para encontrar Giroud; livre na área, o atacante finalizou cruzado e balançou as redes, aos 44.
O gol de Giroud foi histórico. Substituto do lesionado Benzema, ele chegou a 52 e se tornou o maior artilheiro da história da França, ultrapassando o astro Thierry Henry. No segundo tempo, ele quase deixou mais um, que seria um golaço de bicicleta, após Szczesny sair de soco para afastar a bola. Porém, o árbitro já havia apontado falta no lance de Varane em Cash.
Mbappé brilha e se isola na artilharia no Qatar
Antes que a Polônia pudesse complicar o confronto, Mbappé mostrou mais uma vez porque é hoje um dos grandes atacantes da atualidade. Em contra-ataque, Dembélé recebeu de Giroud na direita, cortou para dentro e inverteu para Mbappé. Com muita frieza, o atacante chutou forte no alto para ampliar.
Já nos acréscimos, teve mais golaço dele. Thuram encarou a marcação de Cash na ponta esquerda e serviu Mbappé na grande área. O camisa 10 chutou colocado e Szczesny até tocou na bola, mas ela entrou no ângulo. Assim, Mbappé chegou a nove gols em Copas do Mundo e se isolou na artilharia da Copa do Qatar, agora com cinco.
Lewa desconta antes de se despedir do Qatar
Antes de se despedir da Copa do Qatar, Lewa pôde descontar para a Polônia, com um pênalti no último lance do jogo após bola na mão de Upamecano. Na primeira chance, com paradinha, ele parou nas mãos de Lloris, mas o árbitro mandou repetir a cobrança após o goleiro se adiantar. Na segunda, novamente com paradinha, ele foi às redes, mas já era tarde para a reação.
Não pode, Koundé!
Koundé entrou em campo contra a Polônia usando colares em seu pescoço, algo que é proibido pela Fifa. Ainda na primeira etapa, o assistente 1, Jorge Urrego Martínez, se deu conta dos acessórios e obrigou o jogador da seleção francesa a tirá-los. Um membro da comissão técnica francesa foi até o jogador para retirar as joias.
Ficha técnica
França 3 x 1 Polônia
Competição: Oitavas de final da Copa do Mundo de 2022
Local: Estádio Al Thumama, em Doha (QAT)
Data e hora: 4 de dezembro de 2022, às 12h (de Brasília)
Árbitro: Jesús Valenzuela Sáez (Venezuela)
Assistentes: Jorge Urrego Martínez e Tulio Moreno (ambos da Venezuela)
Cartões amarelos: Tchouaméni (França), Bereszynski (Polônia)
Gols: Giroud (França), aos 44min do primeiro tempo; Mbappé (França), aos 29min e 46min, e Lewandowski (Polônia), aos 54min do segundo tempo
Público: 40.989
França: Lloris; Koundé (Disasi), Varane, Upamecano e Theo Hernández; Tchouaméni (Fofana) e Rabiot; Dembélé (Coman), Griezmann e Mbappé; Giroud (Thuram). Técnico: Didier Deschamps
Polônia: Szczesny; Bereszynski, Glik e Kiwior (Bednarek); Cash, Krychowiak (Bielik), Szymanski (Milik) e Frankowski (Grosicki); Zielinski, Kaminski (Zalewski) e Lewandowski. Técnico: Czeslaw Michniewicz
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.