Topo

Casão: Mbappé em Copa já é maior que Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar

05/12/2022 10h24

Classificação e Jogos

A França contou com mais uma grande exibição de Mbappé e avançou para as quartas de final da Copa do Mundo do Qatar. Com dois gols marcados diante da Polônia, o jovem jogador já soma nove gols em Copas e desponta como favorito ao prêmio de melhor jogador do torneio.

No UOL News Copa, transmitido diariamente a partir das 9 horas (de Brasília), o comentarista Walter Casagrande Jr. não poupou elogios ao francês e colocou-o acima de outros nomes de destaque do futebol mundial.

"Já fez nove gols em Copa do Mundo, em 11 jogos. Duas Copas, 11 jogos e nove gols. Ele tem totais condições de bater o recorde do Klose, pois ó tem 23 anos. Ele tem totais condições de ganhar duas, três Copas do Mundo caso a França consiga ter uma geração poderosa. Então ele pode, realmente, bater vários recordes importantes de um jogador em Copa do Mundo", disse Casão.

"Se eu fosse fazer uma escala curta, atual, eu colocaria como jogador mais importante, mais decisivo, o melhor jogador do mundo, aquele que pode realmente definir uma partida em qualquer momento, Mbappém em primeiro, o Messi em segundo, Cristiano Ronaldo, Neymar e o Lewandowski, desses que estão aqui. Lewandowski em último lugar por que a seleção dele não ajuda", continuou.

"O Mbappé, pra mim, já é maior que todos os outros em Copa do Mundo. Eu não acho que o Neymar tem mais repertório que o Mbappé. Se você pegar o Mbappé com 23 anos e o Neymar com 23, tem uma diferença gigantesca. Eu acho que o Mbappé já é um jogador mais importante para a história do que o Neymar", completou.

Mbappé é o craque com folgas

Para Renato Maurício Prado, não existe discussão sobre quem é o craque da Copa. O comentarista afirmou que o camisa 10 é capaz de fazer os atuais campeões do mundo esquecerem os astros lesionados.

"Ele é o melhor jogador da Copa até agora. Com folga. Seguido pelo Messi, mas com certa folga. O Mbappé realmente está fazendo toda a diferença. Aquela França que vinha com sete ou oito desfalques, mas pelo menos três desfalques importantíssimos, essa França não está sentindo falta dos outros, pois o Mbappé está jogando por todos eles", disse.

Como Maradona em 86...

Casagrande apontou Mbappé como o grande diferencial para a seleção francesa na Copa, apontando a capacidade de decisão do camisa 10, que já tem o título de 2018 no currículo e foi comparado até a Maradona.

"É um jogador que pode ganhar uma partida sozinho. Tipo o Maradona em 86, o Mbappé pode fazer com a França. Apesar de que a França de hoje é melhor que a Argentina de 86. Mas ele é o jogador que está fazendo completamente a diferença", disse.

Precisa do Neymar contra a Coreia?

Enquanto a França já avançou, hoje (5) é dia da seleção brasileira ir a campo em busca de sua classificação. No time de Tite deve contar com o retorno de Neymar, mas a escalação do camisa 10 do Brasil foi criticada pelo comentarista Renato Maurício Prado.

"Agora, vamos falar com todas as letras: se perder Coreia é para cair do presidente da CBF até o cara que serve o cafezinho. É uma vergonha pior do que o 7 a 1. A Coreia é uma tremenda galinha morta. A Coreia só ganhou dos reservas de Portugal. A Coreia é a baba do boi cansado dessa Copa. O Brasil pegou o adversário mais fácil das oitavas de final", disse.

"E eu continuo a achar que é uma irresponsabilidade botar o Neymar com dor, pois ele está com dor. Precisa do Neymar para ganhar da Coreia do Sul? E se ele levar uma botinada e não puder jogar contra a Croácia, por exemplo? Eu acho uma maluquice", disse.

Força máxima nas oitavas

Apesar dos treinos de Tite serem fechado para a imprensa, as informações são de que o treinador vai poder contar com aquilo que tem de melhor, mesmo que nas laterais os titulares sejam improvisados: Militão na direita e Danilo do lado esquerdo.

"O pessoal da comissão técnica, o Tite, não vê como improviso. Vê como uma opção que a versatilidade desses jogadores dá. O Militão teve boa parte da formação dele no São Paulo, também as primeiras experiências dele no Porto, ali na lateral direita. Saiu do Porto jogando como lateral, e no Real Madrid se firmou como zagueiro. E na lateral esquerda vai jogar o Danilo, que é lateral direito de origem, jogou também de volante no começo da carreira, mas é um jogador que só nesta temporada, especificamente, está jogando do lado esquerdo", disse o repórter Gabriel Carneiro.

Vini Jr. briga com a Nike

Em meio à disputa da Copa do Mundo, o atacante Vinicius Jr. está em litígio com a Nike, sua patrocinadora desde os 13 anos. O atacante já acionou advogados para romper seu vínculo com a empresa, mas a disputa judicial neste momento criticada pelos comentaristas.

"É questão de foco, né? Você não pode dividir o foco numa Copa do Mundo. Não sei se é o Vinicius Junior diretamente ou se são as pessoas que cuidam das coisas dele. Mas não poderia colocar uma divisão de foco num momento desses", disse Casagrande.

A Coreia além de Son

Destaque do Tottenham, Son é apontado como o principal perigo da seleção brasileira no jogo de hoje. Para o comentarista Rafael Oliveira, contudo, ele não é a única ameaça que pode dar as caras na partida.

"A Coreia é um caso curioso, por que tem bons jogadores tecnicamente, tem um time ofensivo, mas tem um time que na maior parte do ciclo teve dificuldades para definir as jogadas que cria. Então esse é um dilema, de certa forma, pois vai passar a maior parte do tempo se defendendo e vai ter que ser mais efetiva no ataque. Um outro jogador que pode ganhar espaço ao longo do jogo, apesar de achar difícil que comece, é o Lee Kang-in, Além do Hwang Hee-Chan, que está voltando de lesão", disse.

Confira o programa na íntegra