Livakovic brilha nos pênaltis, Croácia vence o Japão e avança às quartas
Classificação e Jogos
A Croácia venceu o Japão nas penalidades por 3 a 1, após empate em 1 a 1 no tempo normal e prorrogação, graças ao goleiro Livakovic, que pegou três pênaltis, e é mais uma seleção garantida nas quartas de final da Copa do Mundo do Qatar. Perisic e Maeda marcaram os gols da partida disputada no estádio Al Janoub.
O Japão perdeu a chance de superar sua melhor participação em Copas, que foi justamente a fase de oitavas de final em 2002, 2010 e 2018. A Croácia segue sonhando em retornar à final do Mundial, como aconteceu na Copa da Rússia, em 2018.
Agora, os croatas esperam o vencedor de Brasil x Coreia do Sul, que jogam agora às 16h (de Brasília), no estádio 974. A partida de quartas de final acontece nesta sexta-feira (9), no estádio Cidade da Educação, às 12h (de Brasília).
Penalidades
Minamino, Mitoma e Yoshida desperdiçaram as cobranças pelo lado japonês. Em comum, chutes fracos e que não conseguiram deslocar o goleiro croata. Já Livaja foi o único a errar pelos croatas ao bater de forma displicente e acertar a trave.
Primeira etapa foi sonolenta e com poucas finalizações
A Croácia iniciou a partida com mais posse de bola, mas não dava passes objetivos em direção ao gol adversário. O Japão, por sua vez, alternou ligações diretas com posses mais longas, apostando na velocidade de Doan e Kamada. O time asiático sempre que conseguia escapar no contra-ataque, buscava cruzamentos para o atacante Maeda.
O primeiro tempo acabou com apenas uma finalização certa para cada lado, e a do Japão foi justamente o gol. Aos 43 minutos do primeiro tempo, após cobrança de escanteio curto, Doan conseguiu belo cruzamento na área, Yoshida esticou o pé e escorou para o meio. O atacante Maeda apareceu livre e completou para o fundo do gol.
Croácia sofre com ataque pesado
A equipe comandada por Zlatko Dalic começou a partida com uma mudança no ataque: Livaja deu lugar a Petkovic no time titular. No entanto, o camisa 16 errou muitos pivôs e perdeu uma chance clara no primeiro tempo após demorar para passar a bola.
Kramaric, o outro atacante em campo, não conseguiu fazer infiltrações na linha de cinco da defesa do Japão e foi pouco produtivo no primeiro tempo.
Croácia aproveita jogo aéreo e empata o jogo
O segundo tempo começou repetindo o roteiro da etapa inicial. Mas a Croácia conseguiu chegar ao empate após uma jogada despretensiosa.
Aos 10 minutos, a equipe europeia trocava passes próximo a área do Japão, o zagueiro Lovren se apresentou como um lateral e cruzou. A defesa ficou preocupada com Petkovic e deixou Perisic livre, que cabeceou para o chão e o goleiro Gonda não chegou nela.
Japão perde ímpeto no segundo tempo e assiste ao domínio croata
Após tomar o gol cedo, o Japão não conseguiu explorar a velocidade como fez no primeiro tempo e assistiu ao meio-campo da Croácia, muito qualificado, distribuir o jogo.
O time europeu, por sua vez, alçou muitas bolas na área para os seus atacantes, que levavam vantagem na altura contra os defensores japoneses.
Prorrogação: Croácia se arrisca pouco. Japão continua apostando no contra-ataque
O time croata sentiu demais o desgaste do tempo normal e precisou tirar Modric e Kovacic por cansaço. A qualidade técnica caiu e a equipe se limitou a cruzar bolas na área — como aconteceu em alguns momentos no tempo normal.
O Japão pareceu mais inteiro, e aproveitou o gás dos jogadores que entraram no segundo tempo. Mitoma foi um dos atletas que entraram no decorrer da partida e obrigou Livakovic a fazer boa defesa após chute forte da entra da área, na reta final do primeiro tempo extra.
Ficha técnica
Japão 1 (1) x (3) 1 Croácia
Competição: Copa do Mundo, oitavas de final
Local: Al Janoub, em Al-Wakrah (QAT)
Data e hora: 5 de dezembro de 2022, às 12h (de Brasília)
Árbitro: Ismail Elfath (EUA)
Assistentes: David Moran (EUA) e Zachari Zeegelaar (EUA)
Público: 42.523
Cartões amarelos: Mateo Kovacic (CRO) e Barisic (CRO)
Gols: Maeda (aos 43' do 1º tempo) e Perisic (aos 10' do 2º tempo)
Japão: Gonda; Taniguchi, Yoshida e Tomiyasu; Nagatomo (Mitoma), Morita (Tanaka), Endo e Ito; Kamada (Sakai), Doan (Minamino) e Maeda (Asano). Técnico: Hajime Moriyasu.
Croácia: Livakovic; Barisic, Gvardiol, Lovren e Juranovic; Brozovic, Kovacic (Vlasic) e Modric (Majer); Perisic (Orsic), Kramaric (Pasalic) e Petkovic (Budimir (Livaja)). Técnico: Zlatko Dalic.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.