Recém-casado e fã de Casillas: Quem é Livakovic, herói croata nos pênaltis
Classificação e Jogos
Se a Croácia está mais uma vez nas quartas de final da Copa do Mundo, deve muito ao goleiro Domink Livakovic, que defendeu três de quatro cobranças na disputa de pênaltis contra o Japão, nas oitavas de final, hoje (5), após empate em 1 a 1. O feito entrou para a história dos mundiais - o arqueiro croata igualou o recorde de penalidades defendidas em desempates do tipo.
- Clique aqui e veja os gols e a disputa de pênaltis de Croácia 1x1 Japão
- Enquete: Quem vai marcar mais gols na Copa do Mundo do Qatar?
Goleiro do Dínamo Zagreb, atual tetracampeão croata, Livakovic tem 27 anos e era praticamente um desconhecido dos brasileiros até o momento de glória. No entanto, o jogador é um veterano de Copas do Mundo e está na seleção croata desde a categoria sub-15, assumindo a titularidade da equipe durante as eliminatórias para a Eurocopa 2020.
Chance aproveitada
Livakovic foi um dos reservas da Croácia na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, quando não entrou em campo. Subasic era o titular na competição, que terminou com o vice-campeonato da seleção croata.
Após o fim do Mundial, Subasic anunciou a aposentadoria da seleção croata, abrindo o caminho para os reservas. Na linha de sucessão natural, Livakovic era o número 2, atrás de Kalinic.
No entanto, o goleiro do Dínamo Zagreb aproveitou melhor as chances e se tornou titular a partir do terceiro jogo das Eliminatórias para a Eurocopa 2020, contra o País de Gales, em 8 de junho de 2019.
Espanhóis como inspiração
Em entrevista ao jornal croata "Jutarnji", Livakovic contou que sua inspiração para escolher a posição de goleiro foi Iker Casillas, campeão do mundo com a Espanha em 2010. Além do ex-jogador do Real Madrid, outro espanhol serve de inspiração para o croata: David De Gea, arqueiro do MAnchester United.
"Além do Subasic, meus exemplos são os goleiros espanhóis: De Gea, e Casillas - que foi quem me fez escolher a posição de goleiro quando eu era menino", disse o jogador.
Tradição e casamento
O ano de 2022 já era muito especial para Dominik Livakovic, que se casou em junho com a designer industrial Helena Matic. O casamento, cheio de pompa, foi na Catedral de Santa Anastasia, em Zadar, na Croácia.
Ao defender três pênaltis contra o Japão, Livakovic igualou o recorde de Subasic, na Copa do Mundo de 2018, contra a Dinamarca. Na campanha croata no último Mundial, aliás, foram duas vitórias nas penalidades: além dos dinamarqueses, os croatas também venceram a Rússia dessa maneira. Antes dos croatas, o goleiro português Ricardo, em 2006, contra a Inglaterra, também defendeu três cobranças em uma disputa de pênaltis, sendo o primeiro a alcançar tal feito.
'Gigante' e 'absurdo'
Após a classificação da Croácia, Livakovic ganhou destaque nas redes sociais. Entre os torcedores brasileiros, o goleiro croata ganhou apelidos como 'Gigante', tendo a atuação classificada como 'absurda'.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.