Estádio 974 se despede da Copa e será desmontado; qual o futuro das peças?
Classificação e Jogos
Palco de sete dos 64 jogos da Copa do Mundo — incluindo dois da seleção brasileira —, o estádio 974 se despediu ontem do torneio, após a vitória do Brasil sobre a Coreia do Sul, e será completamente desmontado já nas próximas semanas.
Mas por que o 974 vai desaparecer? A resposta está na famosa palavra "legado": era uma preocupação do Qatar não deixar elefantes-brancos pós-Copa, já que o futebol local não é lá dos mais desenvolvidos e fortes mundialmente.
O futuro do estádio, aliás, já havia sido decretado desde sua construção: o local, que ainda tem capacidade para receber pouco mais de 40 mil pessoas, foi erguido na beira do Golfo Pérsico com o uso de módulos de aço e exatos 974 containers (caixa enorme de metal usada para transportar carga em navios).
O número destes equipamentos utilizados não é uma questão aleatória, já que 974 é o código internacional telefônico do país.
Na descrição da sede, a Fifa ressaltou o "design modular inteligente" do local, fato que resultou em "menos materiais de construção" em relação à criação de um estádio tradicional. "Isso ajudou a manter os custos de construção baixos", completou a entidade.
Entre as economias está, por exemplo, a ausência de ar-condicionado, item presente nos outros sete palcos de partidas desta Copa do Mundo. O vento originário do Golfo conseguiu ventilar e amenizar o calor aos jogadores e torcedores.
E o futuro das peças? A promessa é de que assentos, teto e outros componentes sejam reutilizados em parques populares e até cedidos a outros países. O Qatar acha que o 974 será referência em estádios sustentáveis no mundo inteiro.
De acordo com o jornal Financial Times, alguns destes acessórios podem parar tanto no continente africano quanto no Uruguai. No caso dos sul-americanos, os materiais poderiam ser usados em um novo estádio sustentável. É que o país é um dos interessados em sediar a Copa do Mundo de 2030 e vê com bons olhos a iniciativa.
Além do 974, a Copa do Mundo do Qatar conta com outros sete estádios. A final do dia 18 de dezembro acontecerá no Lusail Stadium, que tem capacidade para quase 89 mil pessoas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.