Topo

Eto'o se desculpa por agredir youtuber após jogo do Brasil na Copa

Samuel Eto"o, ex-atacante da seleção de Camarões, se envolveu em confusão na saída do estádio 974 - Reprodução
Samuel Eto'o, ex-atacante da seleção de Camarões, se envolveu em confusão na saída do estádio 974 Imagem: Reprodução

André Martins e Rodrigo Mattos

Colaboração para o UOL, em São Paulo e Doha (Qatar)

06/12/2022 13h33Atualizada em 06/12/2022 16h48

Classificação e Jogos

O ex-jogador de futebol Samuel Eto'o pediu desculpas após agredir um torcedor e youtuber, ontem (5), na saída da partida entre Brasil e Coreia do Sul, pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2022. Em vídeo publicado pelo jornal espanhol "La Opinión", o camaronês de 41 anos aparece dando um chute violento na cabeça de um argelino que o filmava nos arredores do estádio 974.

O ex-jogador, que também é presidente da Federação Camaronesa de Futebol e garoto-propaganda da Copa do Qatar, afirmou que tem sido alvo de provocações de argelinos desde a classificação de sua seleção para o Mundial.

"Minhas sinceras desculpas. No último dia 5 de dezembro, depois da partida entre Brasil e Coreia, eu tive uma briga com uma pessoa que era provavelmente um torcedor argelino. Eu gostaria de pedir desculpas por ter perdido o controle e reagido de uma forma que não condiz com a minha personalidade. Eu peço desculpas ao público por esse infeliz incidente", iniciou.

Contratado pelo Comitê Supremo do Qatar, Eto'o é garoto-propaganda da Copa desde 2019 e ajuda a promover o Mundial na imprensa. A reportagem procurou o Comitê Supremo para Organização e Legado, braço do governo que organiza a Copa e tem Eto'o sob contrato, mas o órgão preferiu não se manifestar. A Fifa também foi procurada, mas não respondeu o questionamento da reportagem.

O Código Penal do Qatar prevê pena de um ano de prisão, além de multa, pelo crime de agressão. O torcedor agredido por Eto'o, o youtuber Sadouni SM, afirmou nas redes sociais que prestou queixa contra o ex-jogador.

No texto em que pede desculpas pela agressão, Eto'o afirma que vem sendo assediado por argelinos desde que Camarões tirou a Argélia das Eliminatórias da Copa. "Eu prometo continuar resistindo à provocação implacável e assédio diário de alguns torcedores argelinos. Na verdade, desde a partida entre Camarões e Argélia [pelas Eliminatórias Africanas], em 29 de março, em Blida, eu tenho sido alvo de insultos e alegações de trapaça sem nenhuma evidência. Durante essa Copa, torcedores de Camarões têm sido assediados e importunados pelo mesmo motivo", acrescentou Eto'o.

A seleção de Camarões se classificou para a Copa do Qatar após vencer a Argélia nas Eliminatórias Africanas. O jogo da ida foi vencido pelos argelinos por 1 a 0, mas os camaroneses saíram vitoriosos por 2 a 1 no duelo da volta em uma partida marcada por controvérsias. A federação argelina entrou com recurso pedindo um novo jogo por ter se sentido prejudicada pela arbitragem, mas a Fifa negou.

"Quero destacar que o cenário da derrota de Argélia foi cruel, mas perfeitamente dentro das regras e éticas do nosso esporte. Todas as apelações feitas pela federação argelina às jurisdições competentes foram rejeitadas. Eu, portanto, convoco as autoridades e a federação da Argélia para tomar responsabilidade e colocar um fim nesse clima desagradável antes que alguma tragédia mais séria aconteça. Para os torcedores argelinos, eu desejo que encontrem paz e consigam lidar com a decepção de uma dolorosa derrota", concluiu o ex-jogador.

Veja o vídeo da agressão

Quem vai ser campeão da Copa do Mundo? Vote!

Enquete encerrada

Total de 7283 votos
20,07%
Stefan Matzke - sampics/Corbis via Getty Images
12,32%
Kirill KUDRYAVTSEV / AFP
5,84%
Matthias Hangst/Getty Images
1,25%
Alex Grimm/Getty Images