Topo

Contra os mesmos rivais, Brasil mostra força e Portugal se torna favorito

Vinicius Júnior celebra seu gol pela seleção brasileira contra a Coreia do Sul pela Copa do Mundo - Mike Egerton/PA Images via Getty Images
Vinicius Júnior celebra seu gol pela seleção brasileira contra a Coreia do Sul pela Copa do Mundo Imagem: Mike Egerton/PA Images via Getty Images
Gabriel Carneiro, Igor Siqueira, Danilo Lavieri e Pedro Lopes

Do UOL, em Doha (Qatar)

07/12/2022 18h47

Classificação e Jogos

A seleção brasileira terminou a segunda-feira (6) mostrando as suas credenciais às quartas de final na Copa do Mundo do Qatar após uma goleada praticamente sem sustos contra a Coreia do Sul. Apontada como favorita após a exibição, a equipe ganhou uma concorrente de peso para a próxima fase do Mundial: Portugal.

O time da Europa pegou a Suíça e fez 6 a 1 com uma facilidade que a equipe de Tite passou longe de ter. Claro que as circunstâncias são diferentes, com os suíços tendo que sair mais para o jogo em uma fase de mata-mata, mas as comparações foram inevitáveis.

Mesmo com Cristiano Ronaldo no banco de reservas, a seleção de Portugal foi implacável e teve uma eficiência para dar inveja aos brasileiros. Foram 14 finalizações, nove no alvo. Enquanto isso, os brasileiros chegaram ao gol de Sommer apenas nove vezes, sendo apenas cinco na direção das traves quando o jogo foi disputado na fase de grupos.

Com uma defesa que é famosa pelo mundo, a Suíça é a 16ª do ranking da Fifa, enquanto a Coreia do Sul está na 28ª colocação. Os suíços, aliás, só ficam atrás dos Estados Unidos, na 14ª colocação, entre os que desafiaram os favoritos nas oitavas de final.

Senegal, na 18ª colocação, Marrocos, na 22ª, Japão, na 24ª, Polônia, 26ª, e Austrália, 39ª completam a lista. Ainda assim, tirando a zebra dos marroquinos, todos os eliminados chegaram a dar susto antes de sofrerem gols e serem eliminados.

Agora, Portugal ainda vai pegar na próxima fase o adversário que tem a pior colocação nesta lista entre os quadrifinalistas, o Marrocos, e vira franco favorito para ser um das semifinalistas da Copa, com Gonçalo Ramos surgindo como a grande promessa do país.