Topo

Ídolo do United e ex-companheiro de CR7 critica 'petulância' do jogador

Cristiano Ronaldo olha para Fernando Santos antes de entrar na partida entre Portugal e Suíça - PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP
Cristiano Ronaldo olha para Fernando Santos antes de entrar na partida entre Portugal e Suíça Imagem: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/12/2022 09h58

Classificação e Jogos

Gary Neville, ex-jogador da seleção da Inglaterra e do Manchester United, hoje trabalha como comentarista na televisão. Ontem, em uma declaração, o ex-defensor afirmou que Cristiano Ronaldo precisa melhorar suas atitudes em relação ao grupo de Portugal.

"Eu não ficaria surpreso se ele entrasse esta noite e marcasse o gol da vitória, mas a petulância, as batidas de pé, a cara emburrada... Isso tem que parar porque não cai bem para ele. O legado dele está feito, está protegido como um dos melhores de todos os tempos. Mas a curto prazo, ele tem que melhorar", iniciou Neville em comentário na ITV.

"O treinador da Juventus estava errado? O do Manchester United? O de Portugal também está errado? São três deles agora que fizeram a mesma coisa com o Cristiano", acrescentou.

Na vitória por 6 a 1 contra a Suíça, Cristiano Ronaldo começou a partida no banco de reservas — a primeira vez em uma Copa do Mundo que isso aconteceu.

Além disso, ele viu seu substituto, Gonçalo Ramos, marcar três gols, e dar uma nova dinâmica à seleção portuguesa — que fez sua melhor exibição no Mundial.

Desentendimento com o técnico na fase de grupos

Na derrota para a Coreia do Sul na fase de grupos do Mundial, Cristiano foi substituído no segundo tempo e desabafou ao deixar o gramado. Fernando Santos, técnico da seleção de Portugal, disse que não gostou da atitude do astro.

"Se já vi as imagens? Já vi. Não gostei nada. Não gostei mesmo nada. Mas a partir daí, esses assuntos são resolvidos dentro de casa", disse o treinador.

Saída do Manchester United durante a Copa

Um atrito com o técnico Erik ten Hag fez com que Cristiano deixasse o clube de forma antecipada. A crise já dura meses. Ainda na pré-temporada, em junho, o jogador decidiu não viajar com o elenco em uma excursão à Ásia; depois foi substituído no intervalo em um amistoso contra o Rayo Vallecano e deixou o estádio antes de a partida acabar. Foi neste ponto que o treinador se manifestou publicamente pela primeira vez sobre os problemas de indisciplina, admitindo a insatisfação com o camisa 7.

De lá para cá, Cristiano Ronaldo acumulou atuações ruins e seguiu em rota de colisão com o treinador. Recentemente, recusou-se a entrar em campo em uma partida contra o Tottenham pelo Campeonato Inglês. Depois, em entrevista recente, disse não se arrepender da recusa, além de disparar contra Ten Hag afirmando "não ter respeito" pelo técnico.

Ídolo argentino criticou postura de CR7

O ex-zagueiro da Argentina, campeão do mundo em 1986, Óscar Ruggeri não gostou da atitude de Cristiano Ronaldo em não festejar com os companheiros a vitória — e classificação — de Portugal sobre a Suíça.

"Não faça isso. Seus companheiros estão ali comemorando, e você tem que estar junto. Fale com o técnico no vestiário em particular se for preciso, mas dentro de campo você tem que estar com a equipe. Eles não têm nada a ver com isso e estão todos ali pela mesma coisa", disse Ruggeri, ao ver as imagens.