'Perninhas rápidas' da seleção funcionam, mas perdem na corrida para Mbappé
Classificação e Jogos
A aposta na velocidade dos pontas faz parte do DNA da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2022. Os "perninhas rápidas", como apelidou Tite, foram os responsáveis por dar nova cara ao Brasil na reta final do ciclo que antecedeu a chegada ao Qatar. Só que tem gente ainda em disputa na competição que está ganhando dos brasileiros na corrida. Um dos jogadores que atingiram maior velocidade que todos os jogadores do Brasil neste Mundial é Kylian Mbappé.
Segundo números da Fifa, o atacante da França atingiu 35,3 km/h na partida contra a Polônia, pelas oitavas de final. Esse é o pico de velocidade, considerando os dados das oito seleções que ainda estão na Copa.
Curiosamente, Achraf Hakimi, do Marrocos e companheiro de Mbappé no Paris Saint-Germain, empatou com o craque francês nesta Copa. O lateral direito atingiu os mesmos 35,3 km/h no confronto com a Croácia, ainda na fase de grupos.
O jogador do Brasil que atingiu maior velocidade em quatro jogos da Copa foi Gabriel Martinelli. Na derrota para Camarões, o pico de velocidade dele foi de 34,9 km/h. O top 1 do Brasil está ligeiramente atrás de outro francês: Ousmane Dembélé, que bateu 35 km/h.
Admiravelmente, os mais velozes do Brasil nesta Copa não são apenas os pontas: o lateral Danilo chegou a 34,6 km/h na estreia contra a Sérvia. É a segunda melhor marca do Brasil.
O ranking de "perninhas rápidas" ainda tem Antony no terceiro lugar, com 34,3 km/h. Depois, Éder Militão e Vini Jr. aparecem empatados (34 km/h), segundo as informações disponibilizadas pela Fifa.
"Nunca apostamos corrida, mas tem os dados e sempre brincamos um com o outro quem foi o mais rápido", disse Vini Jr, ontem (7), em coletiva de imprensa.
Os 10 mais rápidos da seleção na Copa:
1 - Martinelli - 34,9 km/h
2 - Danilo - 34,6 km/h
3 - Antony - 34,3 km/h
4 - Eder Militão - 34,1 km/h
5 - Vini Jr - 34,1 km/h
6 - Richarlison - 33,1 km/h
7 - Marquinhos - 32,8 km/h
8 - Raphinha - 32,8 km/h
9 - Alex Sandro - 32,6 km/h
10 - Bremer - 32,3 km/h
Os sprints
A estratégia de atuar com velocidade é crucial para Tite porque isso pode cansar os adversários. A intensidade é vista como elemento crucial no futebol moderno. Até por esse motivo o treinador tem substituído os jogadores de lado de campo.
Para isso, não basta ser veloz. Mas a quantidade de vezes em que o time atua com o pé no acelerador. Considerando isso, Raphinha tem papel relevante, já que lidera com folga a estatística de sprints na seleção. Pelo critério da Fifa, um sprint é quando o jogador bate 25 km/h no deslocamento. O camisa 11 do Brasil registra 230 piques nessa faixa de velocidade. Richarlison é o segundo colocado, com 183 sprints.
A questão tática influencia nos registros de velocidade porque há seleções que dão pouco campo para que os jogadores velozes possam desenvolver os "tiros". O Brasil, por exemplo, encarou dois adversários que se fecharam bastante, Sérvia e Suíça. Contra Camarões, quando Martinelli atingiu sua melhor marca, a partida foi mais aberta e o ponta brasileiro foi o melhor em campo. Só que a atuação mais vistosa ofensivamente para a seleção brasileira se deu diante da Coreia do Sul.
Jogadores da seleção com mais sprints na Copa:
1 - Raphinha - 230
2 - Richarlison - 183
3 - Marquinhos - 165
4 - Vini Jr - 158
5 - Eder Militão - 125
6 - Antony - 123
7 - Paquetá - 108
8 - Danilo - 100
9 - Fred - 96
10 - Martinelli - 96
"Acredito que o jogo contra a Coreia teve a mesma intensidade dos outros jogos, mas os gols saíram mais rápido, então parece diferente. A gente sempre entra com a mesma intensidade. A Copa do Mundo são só sete jogos, temos que estar na nossa melhor versão para fazer o melhor pelo país", comentou Vini Jr.
Olhando para as quartas de final diante da Croácia, o Brasil pode levar a melhor se mantiver as jogadas de velocidade no repertório. Tanto Martinelli quanto Danilo são mais rápidos que o melhor croata nesse quesito durante a Copa, o lateral direito Josip Juranovic. Ele atingiu 34,5 km/h na partida com a Bélgica.
A velocidade em campo pode ser o jeito mais rápido de a seleção atingir as semifinais da Copa.
Os 'perninhas rápidas' das outras seleções ainda na Copa:
França: Kylian Mbappé - 35,3 km/h (França x Polônia) e Ousmane Dembélé - 35 km/h (França x Polônia)
Inglaterra: Kyle Walker - 34,4 (Inglaterra x Senegal)
Marrocos: Achraf Hakimi - 35,3 km/h (Marrocos x Croácia)
Portugal: Nuno Mendes - 34,9 km/h (Portugal x Uruguai)
Holanda: Steven Bergwijn - 34,6 km/h (Holanda x Senegal)
Argentina: Nahuel Molina - 34,2 km/h (Argentina x México)
Croácia: Josip Juranovic - 34,5 km/h (Croácia x Bélgica)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.