Topo

Substituto de Luis Enrique na Espanha perdeu ouro para o Brasil em Tóquio

Malcom fez o gol que deu ao Brasil a medalha de ouro em Tóquio, com vitória de 2 a 1 sobre a Espanha na decisão - Francois Nel/Getty Images
Malcom fez o gol que deu ao Brasil a medalha de ouro em Tóquio, com vitória de 2 a 1 sobre a Espanha na decisão Imagem: Francois Nel/Getty Images

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

08/12/2022 11h17

Classificação e Jogos

Além de anunciar a saída de Luis Enrique após a eliminação na Copa do Mundo do Qatar, a Federação Espanhola de Futebol também confirmou quem será o seu substituto no comando da Fúria daqui para frente. Trata-se de Luis de la Fuente, técnico de 61 anos que, até então, era o responsável por treinar o time sub-21 da Espanha.

Além de treinar as categorias de base da Espanha, Luis de la Fuente teve passagens por Athletic Bilbao (2006-2007 e 2009-2011) e Alavés (2011) na primeira divisão da Liga, isso antes de assumir a equipe sub-19 da Espanha, em 2019.

O novo técnico da Furia, assim como Luis Enrique, também foi jogador, atuando na lateral esquerda. Defendeu dois dos times que treinou (Bilbao e Alavés), além do Sevilla.

Porém, os torcedores brasileiros mais atentos e estudiosos talvez lembrem do nome de Luis de la Fuente por outro motivo: era ele quem estava no banco da seleção olímpica espanhola no dia em que o Brasil conquistou a segunda medalha de ouro de sua história no futebol masculino.

Luis de la Fuente assumiu o comando do time sub-21 da Espanha em 2018. Assim como o Brasil, a seleção espanhola também buscava a sua segunda medalha dourada em Tóquio, mas o time de André Jardine —que tinha Daniel Alves entre os convocados— levou a melhor.

Na grande decisão, o Brasil venceu a Espanha por 2 a 1, na prorrogação, em um jogo tenso. No tempo normal, Matheus Cunha abriu o placar no primeiro tempo e, no segundo, a seleção brasileira levou o empate, após gol de Mikel Oyarzabal.

O grande herói da conquista do ouro foi o ex-corintiano Malcom, que já no tempo complementar, aos 3min do segundo tempo da prorrogação, balançou as redes com um chute cruzado para vencer, curiosamente, Unai Simón, goleiro titular da Espanha no Qatar.

Além de Unai Simón, outros jogadores convocados por Luis Enrique para a Copa do Qatar também estiveram em campo na decisão de Tóquio, em 2021, como Pau Torres, Pedri, Asensio e Dani Olmo.

Quem vai ser campeão da Copa do Mundo? Vote!

Enquete encerrada

Total de 7283 votos
20,07%
Stefan Matzke - sampics/Corbis via Getty Images
12,32%
Kirill KUDRYAVTSEV / AFP
5,84%
Matthias Hangst/Getty Images
1,25%
Alex Grimm/Getty Images