Quais técnicos já perderam o emprego na Copa do Mundo de 2022?
Classificação e Jogos
As seleções que se despediram antes do previsto na Copa do Mundo 2022 já tomaram uma providência e realizaram alterações no comando técnico da equipe. Com isso, alguns treinadores voltaram do Qatar desempregados ou em situação indefinida.
Quem permaneceu no comando da equipe após balançar no cargo foi Hansi Flick, da Alemanha. Mesmo tido como carta fora do baralho depois de não conseguir avançar de fase, o técnico teve sua renovação de contrato até 2024 anunciada. A Federação Alemã informou que o treinador alinhou sua permanência em uma conversa "amigável" com o presidente e o vice da entidade.
Quem vive dias de incerteza são os técnicos John Herdman (Canadá), Czeslaw Michniewicz (Polônia) e Gregg Berhalter (EUA). Todos ainda negociam acordos de renovação para seguirem no cargo das respectivas seleções.
Quem está fora?
Carlos Queiroz - Irã
O técnico português que já havia comandado o Irã em 2018, na Rússia, voltou em 2022. Deixou a seleção por conta própria após a eliminação na fase de grupos do torneio, por somar apenas três pontos, enquanto EUA (5) e Inglaterra (7) avançaram ao mata-mata.
"Foi uma honra e um privilégio fazer parte desta família do futebol", escreveu Queiroz, em trecho do post de despedida.
- Rodada 1: Irã 2 x 6 Inglaterra
- Rodada 2: Irã 2 x 0 País de Gales
- Rodada 3: Irã 0 x 1 Estados Unidos
Gerardo 'Tata' Martino - México
Desde 2019 no México, Tata Martino assumiu a responsabilidade pela queda precoce no torneio e pediu demissão do cargo. A seleção mexicana ficou com quatro pontos, mesma quantidade da classificada Polônia, mas foi eliminada pelo saldo de gols.
"Não posso dizer absolutamente nada ao povo porque sou o principal responsável por esta terrível decepção e frustração que tivemos [..] Não há nenhum motivo agora que me faça pensar que o futuro deve ser de forma diferente. Meu contrato acabou no apito final do árbitro", sentenciou o técnico argentino em coletiva pós-jogo
- Rodada 1: México 0 x 0 Polônia
- Rodada 2: México 0 x 2 Argentina
- Rodada 3: México 2 x 1 Arábia Saudita
Luis Enrique - Espanha
O ex-Barcelona foi demitido da seleção espanhola, conforme anúncio oficial, após ser eliminado para o Marrocos nas oitavas de final do torneio. Luis de la Fuente sucederá Luis Enrique na sequência do ciclo.
Embora tenha aplicado a maior goleada do Mundial até agora, na estreia diante da Costa Rica, a Espanha perdeu o fôlego no decorrer da competição e acabou somando resultados ruins, perdendo até mesmo a liderança do Grupo E, e correndo risco de ser eliminada precocemente.
"A Federação Espanhola de Futebol agradece a Luis Enrique e toda sua comissão técnica pelo trabalho frente à seleção", consta no informe.
- Rodada 1: Espanha 7 x 0 Costa Rica
- Rodada 2: Espanha 1 x 1 Alemanha
- Rodada 3: Epanha 1 x 2 Japão
- Oitavas: Espanha 0 x 0 Marrocos (0-3 nos pênaltis)
Roberto Martínez - Bélgica
Sem conseguir levar a equipe de Hazard, De Bruyne e companhia à próxima fase, o espanhol Roberto Martínez deixou o comando da Bélgica. A equipe ficou na terceira colocação do Grupo F, atrás de Marrocos e Croácia.
A saída de Martínez era esperada, em decorrência da crise interna vivida intensamente pela seleção belga durante a preparação no Qatar.
- Rodada 1: Bélgica 1 x 0 Canadá
- Rodada 2: Bélgica 0 x 2 Marrocos
- Rodada 3: Bélgica 0 x 0 Croácia
Otto Addo - Gana
O próprio técnico pediu demissão e anunciou seu desligamento da seleção ganesa depois de ficar na fase de grupos. Ele seguirá desempenhando sua função no departamento de scout do Borussia Dortmund ao final do Mundial.
- Rodada 1: Gana 2 x 3 Portugal
- Rodada 2: Gana 3 x 2 Coreia do Sul
- Rodada 3: Gana 0 x 2 Uruguai
Diego Alonso - Uruguai
O sul-americano não conseguiu sustentar uma esperada classificação e a Associação de Futebol Uruguaia (AUF) rescindiu seu contrato.
Com uma vitória e um empate, o Uruguai foi eliminado com a mesma quantidade de pontos (quatro) da Coreia do Sul, que avançou por ter marcado mais gols.
- Rodada 1: Uruguai 0 x 0 Coreia do Sul
- Rodada 2: Uruguai 0 x 2 Portugal
- Rodada 3: Uruguai 2 x 0 Gana
Paulo Bento - Coreia do Sul
Surpreendentemente, a Coreia de Sul de Paulo Bento conseguiu avançar de fase através de uma vitória heroica sobre Portugal. No entanto, o balde de água fria veio nas oitavas, ao sofrer uma derrota por 4 a 1 ao Brasil. A goleada fez com que o técnico português pedisse demissão.
"Agora é pensar no futuro que não passará pela seleção da Coreia, vou descansar e depois logo verei o que fazer. Acabei de comunicar aos jogadores, ao presidente também. É uma decisão que tinha tomado desde setembro, que já tinha tomado, hoje acabei apenas por confirmar e agradecer tudo o que fizeram e deram. Não posso estar mais satisfeito e orgulhoso de tê-los treinado", disse Bento.
- Rodada 1: Coreia do Sul 0 x 0 Uruguai
- Rodada 2: Coreia do Sul 2 x 3 Gana
- Rodada 3: Coreia do Sul 2 x 1 Portugal
- Oitavas: Coreia do Sul 1 x 4 Brasil
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.